Home Móvel Review BQ Aquaris E5 HD

A BQ é uma companhia espanhola dedicada à venda de dispositivos multimédia e impressoras 3D que se faz valer por vender equipamentos com características extraordinárias por um preço muito acessível.
1

Hoje a Lilireviews apresenta um dos melhores smartphones deste fabricante, o Aquaris E5 HD que surpreendeu muito positivamente e que cumpre sem dúvida com a opinião pública relativamente à qualidade destes equipamentos da BQ.

bq-aquaris-5-05

A review do E5 HD vem-se juntar a outras já elaboradas como do Samsung Galaxy S4 e S5, equipamentos equiparáveis e rivais no que ao desempenho, características e preço se fala.

Especificações

Sistema Operativo

• Android 4.2.2
• Suporte multilingue (EN, PT, outras)
• Processador: Quad Core Cortex A7 up to 1.2 GHz
• Gráficos: PowerVR™ SGX544 up to 286 MHz
• Memória RAM: 1 GB

Ecrã

• Dimensões: 5″
• Tecnologia: IPS multi-toque capacitivo de 5 pontos
• Resolução: HD 720×1280 px
• Densidade: 294 DPI
• Ratio: 16:9
• Ângulo de visualização: 178º

Armazenamento

• Interno: 16 GB
• Externo: Suporta cartões Micro SD (48 GB máx.)

Câmara

• Frontal: 1.2 MP
• Traseira: 8 MP AF com flash LED
• Gravação de vídeo: FULL HD
Cartão SIM: Dual SIM / Dual stand-by

Bandas

• WCDMA: 850 / 1900 / 2100 mHz
• GSM: 850 / 900 / 1800 / 1900 mHz

Conexões

• 3G: HSDPA+ 42.2Mbps / HSUPA+ 7.2Mbps – Suporta Ponto de Acesso Wi-Fi
• Suporta EDGE / GPRS / WAP
• Wi-Fi 802.11 b / g /n
• Bluetooth 4.0 (A2DP+EDR)
• Chip GPS embutido / suporte A-GPS / EPO (Extended Prediction Orbit)
• Micro USB
• Jack 3.5mm TRRS

Outras características

• Rádio FM
• Sensor de movimentos
• Sensor de proximidade
• Sensor de luz
• Som: Tecnologia Dolby Audio

Bateria: Li-ion 2100 mAh
Dimensões: 142 x 71 x 9.1 mm
Peso: 170 g

Embalagem e conteúdo

LILIREVIEWS_BQE5HD_box2

Costuma-se dizer que as coisas boas vêm em caixas pequenas e neste caso, é verdade. Sendo um dos melhores smartphones da BQ e uma grande ameaça no mercado móvel aos outros fabricantes, poderia ser de esperar que a sua embalagem fosse mais marcante, mais distintiva e alusiva às características do equipamento, mas muito pelo contrário.

LILIREVIEWS_BQE5HD_boxFront

A embalagem do E5 HD é muito simples e ajustada ao tamanho do equipamento sendo que não existe espaço exagerado de sobra como se costuma verificar na maior partes das embalagens de equipamentos. A gravação do modelo na parte superior da caixa e da marca no topo conferem um aspecto minimalista e muito apelativo em conjunto com o branco e cor de cartão da restante embalagem. Não existe referências a características técnicas do equipamento como estratégia de marketing, o que achei excelente, por dar mais importância ao que verdadeiramente vem no interior e não na tentativa de agradar pelo aspecto exterior.

LILIREVIEWS_BQE5HD_boxSide

Na lateral da embalagem repete-se o padrão de decoração que no topo, com a referência ao modelo no mesmo estilo. Mostra sobriedade no design o que também é imensamente apelativo.

LILIREVIEWS_BQE5HD_boxBack

Ao contrário da restante embalagem, na parte inferior da mesma é que se fornecidas algumas informações técnicas sobre as características do equipamento e também, normas europeias. Nesta parte da caixa são apresentadas em olhar de destaque o Dolby, o ecrã HD, o processador Quad-Core e a memória interna inacabável, de 16 GB.
Houve um cuidado com a organização dos elementos informativos, o que mostra que a BQ é uma marca que dá muito valor a estes aspectos, onde podemos verificar que todos os elementos, estão dispostos em duas colunas sendo muito fácil orientarmos-nos na leitura. Muito bem jogado BQ!

LILIREVIEWS_BQE5HD_box1

Abrindo a caixa temos acesso ao telemóvel em primeira mão, que vem pousado sobre a caixa em miniatura com a gravação “Aquaris” que contém alguma documentação e a chave especial para as portas do smartphone. Por debaixo desta caixa, estão, em compartimentos devidamente identificados e bem organizados, o adaptador USB e o cabo para a transmissão de dados ou simplesmente o carregamento da bateria. Muito boa organização interna dos equipamentos, coisa que só tinha visto de forma semelhante nos Galaxy da Samsung. Toda a arrumação e organização da embalagem do E5 HD permitem apreciar com agrado o aspecto compacto da mesma e em seguimento, o aspecto “slim & neat” do equipamento. Existe uma sensação de prazer na desembalagem deste BQ por este motivo, pela consistência e preservação da simplicidade, facilidade, e ser intuito, tudo em dimensões compactas – caixa e o próprio telemóvel.

LILIREVIEWS_BQE5HD_accessories

Como referi anteriormente o aspecto compacto da caixa não engana na quantidade e qualidade de oferta disponível no seu interior. A BQ disponibiliza além do próprio smartphone, a documentação já conhecida de todos, o cabo USB e adaptador de corrente e a chave especial para as portas do cartão SIM e micro-SD como iremos ver mais à frente também. Só aponto negativamente a ausência de uns auriculares, porque tratando-se de um equipamento com umas características fabulosas, especialmente pelo ecrã HD, os 16 GB disponíveis internos e expansíveis e a tecnologia Dolby, era imperativo fornecer uns auriculares de boa qualidade para poder rapidamente usufruir deste poder de fogo a que nós também tivemos acesso. Provavelmente esta decisão de não fornecer os auriculares, justifica o preço muito bom que a BQ conseguiu.

Utilização

LILIREVIEWS_BQE5HD_FrontScreenOFF

O BQ Aquaris E5 HD sempre se demonstrou desde o primeiro toque, um smartphone muito compacto, fiável, e com um comportamento agradável nas diversas utilizações. Foi muito boa a experiência global e não tendo sido detectadas grandes problemas ou lacunas por ser um equipamento de uma marca recente, que se afronta aos grandes do mercado. Apresenta um aspecto simples, liso, fino e compacto com um toque muito agradável ao manuseamento. Todo o plástico frontal do mesmo é preto sendo a capa traseira branca não removível, o que significa que à semelhança do iPhone, a bateria não é removível.

LILIREVIEWS_BQE5HD_side2
Os três botões principais localizados no topo são touch, com as funcionalidades já conhecidas num Android, e os únicos botões mecânicos que existem, estão localizados do lado direito e permitem a regulação do volume e o bloqueio/desbloqueio do ecrã. Dadas às dimensões do equipamento, o botão de controlo do ecrã podia ser o que se localizaria mais acessível, o que ajudaria imenso no manuseamento do equipamento e na operação do botão – torna-se um problema para quem tem mãos mais pequenas e eu, que não tenho mãos propriamente pequenas, tive algumas dificuldades em controlar este botão.
É na parte frontal que se localiza também um sinalizador de notificações através de um LED disponível no topo superior, junto ao receptor de audio.

LILIREVIEWS_BQE5HD_FrontScreenBQ

O ligar do E5 HD faz-se acompanhar de um ecrã de boas vindas com a referência da marca e do modelo do smartphone num fundo branco e que rapidamente comutam entre si até ao ecrã principal. Rapidamente estamos no ecrã de inserção do PIN o que é estraórdinário face à lentidão que verificamos noutros equipamentos rivais e de preço muito mais elevado. A ausência de personalização do Android por parte da BQ pode ter contribuído para este arranque super rápido.

LILIREVIEWS_BQE5HD_frontUnloacked

LILIREVIEWS_BQE5HD_frontMenu

De origem, o Android vem muito básico, sem aplicações desnecessárias ou complicações de configuração, o que permite um rápido inicio de uso do E5 HD pela primeira vez. Gostei muito disto e claramente é o que procuramos num equipamento, a sua máxima disponibilidade para a primeira vez. Vêm configuradas as aplicações mínimas necessárias como o cliente de email, o browser, o mapa GPS, cliente de mensagens, entre outros.
A transição entre menus, abertura de nova aplicações, fecho, retoma e outros testes que efectuámos, mostrou que o Quad-Core que equipa este BQ assim como a memória volátil permite lidar muito bem com situações destas, estando sempre disponível.

LILIREVIEWS_BQE5HD_ports

Como referi anteriormente, este BQ tem características muito minimalistas e detalhes muito bons que conferem confiança e qualidade no olhar e posteriormente, na usabilidade fantástica que tem. É um smartphone dual-sim com suporte micro-SD e todos os 3 portos estão disponíveis no exterior, na carcaça do equipamento sendo necessário usar a chave especial que veio nos acessórios para podermos ter acesso às ranhuras. É semelhante ao iPhone e outros equipamentos de outros fabricantes mas é um pormenor de classe com muito luxo e que gostei também muito, porque além de não ter que retirar a bateria para substituir um cartão, este permanece solidamente na ranhura sem que ligeiros movimentos ou abanos, o soltem dando erro de acesso e problemas no Android.

LILIREVIEWS_BQE5HD_speakers

Na parte inferior do BQ estão localizadas as únicas colunas de som que o equipam. Numa primeira observação e face ao Dolby que vem nas suas características, estas colunas são bastante boas proporcionando um som amplo, nítido para uma diversidade de finalidades. Por outro lado a sua unicidade e localização prejudicam imenso o uso desmedido por parte de um utilizador final pois tem de ter cuidado ao segurar para não tapar as colunas, especialmente se o tiver a usar com rotação do ecrã activa e uma das mãos, para segurar o telemóvel, abafa o som. De resto a qualidade de som a ver um vídeo no youtube, um filme e a ouvir música no alojamento interno, é esplêndida, sendo da minha opinião que por este aspecto, é um brinquedo de entretenimento recomendado.

LILIREVIEWS_BQE5HD_back

A capa traseira do BQ é muito agradável ao toque e possui uma pequena gravação da marca, do modelo, certificação CE e claro, a óptica da câmara e o LED do flash.

LILIREVIEWS_BQE5HD_backCamera

A textura desta capa permite um conforto e segurança no manuseamento do equipamento, não sendo comparável com os plásticos que encontramos noutros equipamentos. A bateria de 2100 mAh assegura que não temos supressas desagradáveis, suportando até oito horas de navegação e seis de reprodução em streaming.

LILIREVIEWS_BQE5HD_screen

Como referi, a qualidade do som é espectacular e não podia deixar de referir a qualidade do ecrã e como ambas as coisas são esplêndidas, como tornam o BQ um smarpthone aparentemente vulgar numa máquina de processamento e divertimento muito muito bom. O ecrã IPS HD possui uma resolução óptima com uma densidade (ppi) superior à de outros smartphones que já analisámos.

LILIREVIEWS_BQE5HD_tests2

Isto traduz-se num contentamento plausível e notório quando a ver vídeos HD+ e que de forma simples, se ajustam muito bem às 5 polegadas disponíveis sendo confortável ver um vídeo longo. O ângulo de visualização e o ecrã ser IPS aumentam este prazer.

LILIREVIEWS_BQE5HD_test1

Com as características que temos vindo a salientar, não seria de esperar que os resultados in game fossem outra coisa do que óptimos, o incrível ecrã de 5″ IPS, som Dolby, o potente CPU e a fantástica GPU, asseguram uma experiência de jogo tremenda.
Realizámos alguns testes com o exigente Asphalt 8, e a experiência é hipnotizaste. No geral a performance do Aquaris 5HD é tremenda, conseguimos realizar várias tarefas em simultâneo com uma fluidez e facilidade impressionantes. Os testes de benchmark que realizámos comprovam tudo o que dissemos anteriormente, o que posiciona este equipamento sem sombra de dúvida entre as melhores escolhas disponíveis no mercado. De notar que os resultados apresentados são variáveis, e devem ser tidos em atenção como meros indicadores das possibilidades do equipamento.

Um dos maiores problemas dos ecrãs da atualidade é o seu uso em situações de sobre-exposição de luz, condição de teste que apliquei para ver como o ecrã IPS do BQ permitia ao utilizador usar-lo num dia de muito sol.
IMG_20140813_172251

Os resultados foram piores do que os obtidos com o Galaxy S5, não sendo possível visualizar com exatidão todos os elementos no ecrã. Felizmente não é um problema deste equipamento por si só, mas sim um problema global a todos os fabricantes. Esperava uma atuação ou algum tipo de solução por parte da BQ.
Referi que a qualidade da câmara de vídeo é óptima mas a da de fotografar não é assim tão boa em algumas situações, mesmo com os 8MPx traseiros. Tirei fotos em várias situações como podem ver em baixo.

IMG_20140813_190938

IMG_20140813_191654

IMG_20140813_191821

IMG_20140813_191851 copy

A qualidade da câmara sem zoom é muito boa mas quando aplicado alguns níveis de zoom os resultados são claramente maus prejudicando muito a análise neste aspecto. Era preferível ter sido reduzido o grau de zoom permitido e garantir uma qualidade melhor do que esta que observei. Noutras situações como das imagens acima, os resultados são bons sendo possível captar bons detalhes, tonalidades, profundidade e saturação da imagem. Muito agradado com esta câmara, nestas situações, o que permite ter confiança que, quando for preciso tirar um foto de um momento inédito, estamos equipados para isso. As imagens a baixo acentuam esta qualidade dos detalhes e cores que conseguimos com este obturador, que não sendo dos melhores, sendo lento a focar com condições de luz comutáveis ou instáveis, consegue ter resultados bons para o preço do equipamento no geral.

IMG_20140813_191911

IMG_20140813_191958

Avaliando o outro lado da moeda, os resultados de vídeo são bons, sendo excelente poder gravar a 720p quando mais precisamos mas notei algumas limitações no obturador como lentidão na retenção de luz para a focagem rápida o que se comprova pelo vídeo em algumas situações que durante o tempo de focagem, a imagem apresenta malhas pixelizadas escurecidas. Mas à semelhança da câmara de fotografar, fiquei contente com o comportamento sendo bom para um equipamento tão bem construído e equipado.

Conclusões

LILIREVIEWS_BQE5HD_front3

O AQUARIS 5HD reúne efectivamente todas as qualidades que pretendemos ver num topo de gama, desde o seu design até á performance e é sem dúvida, uma das melhores escolhas disponíveis no mercado.
Este equipamento é disponibilizado pela bq que já nos tinha habituado a produtos de grande qualidade, mas com o Aquaris 5HD subiram a fasquia.

LILIREVIEWS_BQE5HD_frontLocked

Existem limitações e questões que podem ser melhoradas assim como acontece em todos os equipamentos dos fabricantes mundiais e espero que num próximo modelo E5 veja algumas melhorias destas. É um smartphone muito bem equipado e que luta quase de igual para com os grandes do mercado e devido a este “quase” e a características que não são comparáveis, que a BQ teve certamente de cortar para poder ter um preço competitivo, que a pontuação não é mais amiga do equipamento que testei. É uma situação em que o mais paga-se e esse mais contribui com uma experiência de utilização melhor mas, na gama de 5 polegadas, num mercado dominado essencialmente por dois ou três fabricantes, a BQ está muito bem posicionada e está a conquistar imensos adeptos com as características que vos apresentei.
É um smartphone que comprava se o meu orçamento andasse por estes valores e que recomendo vivamente. Esperamos vos poder dar a conhecer o E6 para fazermos uma análise mais próxima das diferenças e comparativo custo/funcionalidade para avaliar onde se posiciona cada vez mais cada equipamento da BQ e quais as pretensões deste fabricante espanhol.

Podem adquiro-lo na loja online da BQ, ou num dos revendedores em território nacional pelo preço de 199€.

selo-8_3
– Materiais
– Som Dolby
– Ecrã IPS
– Portas exteriores e bateria não removível
– Dual-Sim
Pontos –
– Coluna de som única e mal posicionada
– Obturador lento
– Ausência de auriculares
– Ecrã retém gordura dos dedos
– Botão de desbloquear ecrã mal posicionado

Agradeço à BQ pelo modelo partilhado.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos