Home Periféricos Review Asus Echelon Mouse e Mousepad

Introdução

Estes são o rato e o tapete da “nova” linha de periféricos para gaming da Asus e como tal decidimos dar uma olhadela. Todos os periféricos da gama Echelon partilham esse nome pelo que pode ser confuso para alguns, uma vez que esta série de periféricos tem um rato, um tapete, um headset, um teclado e uma placa de som portátil.

Especificações

Rato

  • Sensor Laser até 5600dpi
  • DPI programáveis e instantâneos
  • Cobertura em borracha suave e pintura com aspeto camuflado
  • Funções do botão DPI personalizáveis
  • Sistema de peso ajustável
  • 8 Botões macro
  • Memória on board
  • Compatível com: Windows® 7, 8, XP
  • Dimensões:124 x 75 x 42 mm
  • sistema de pesos: 3 pesos de 10g + 1 peso de 5g
  • Cor: pintura com aspeto camuflado
  • Conexão: USB

Tapete

  • Dimensões: 355mm x 254mm
  • Extremidades resistentes
  • Base em borracha antiderrapante
  • Flexibilidade e portabilidade com design camuflado

Embalagem e Conteúdo

A embalagem assume o mesmo esquema estético de todos os outros periféricos da gama Echelon. A caixa está revestida na sua totalidade pelo camuflado digital azul-acinzentado e apresenta em várias superfícies a palavra “Echelon” mais ou menos saliente e com propriedades refletoras.

mouse_embalagem À frente encontramos o logo, algumas features e a janela em plástico transparente que permite ver o rato à partida ainda dentro da caixa. De um dos lados temos o reforço da marca com logos, slogans e afins e no outro encontramos a imagem e nome dos restantes periféricos desta linha.

mouse_embalagem_2

Atrás, a estrutura já é um pouco diferente, com a legendagem de alguns pontos-chave do rato e com a lista total de especificações do mesmo. O material no interior vem acondicionado como a grande maioria destes periféricos, nem bem nem mal. Os objetos no interior não se movimentam, ou seja, hà pouca ou quase nenhuma folga o que leva a que as coisas permaneçam no seu lugar aquando o transporte. O rato, como está numa espécie de showcase dentro da caixa não teve embalamento adicional, apenas vinha com o cabo enrolado atado e preso ao plástico com os tradicionais arames maleáveis.

mouse_accessorios

No que toca ao conteúdo, quando abrimos a embalagem encontramos 4 itens e são eles o rato propriamente dito, o manual, o CD com as drivers e a caixa com os pesos.

mousepad_embalagem

A embalagem é simples como a imagem faz transparecer, com a repetição de propriedades presentes na caixa do rato. No seu interior vem somente o tapete enrolado sem qualquer cuidado necessário adicional.

Rato

Para quem tem um olhar mais atento, certamente já se terá apercebido  de que este mouse faz parte da linha de periféricos de muitas outras marcas, mas com um visual diferente, ou seja, todas elas partilham a mesma OEM. MSI W8, Tesoro Shrike H2L, entre outros, são ratos com as mesmas especificações e shell, mas com um “paint job” diferente.

mouse_5

Relativamente à qualidade de construção, o rato tem tantos aspetos positivos como negativos. Começando pelos negativos, encontramos a iluminação de várias cores consoante o nível de DPIs. Esta foi bastante mal trabalhada e só se vê por nesgas da parte central superior do rato, dando mesmo a impressão que se trata de um erro de fabrico e não algo propositado e desenhado pelos criadores. O camuflado que cobre grande parte da superfície do rato está mal ligado às superfícies adjacentes, nomeadamente nos lados exteriores em que o espaçamento entre os materiais varia de ponto para ponto.

mouse

Para além disso, atrás do rato, a zona em que o cammo digital liga com a parte plástica que constitui a base do mouse, os materiais encontram-se praticamente colados, enquando que mesmo ao lado, o coating de borracha preto tem um espaçamento de cerca de meio milímetro. Em papel pode parecer pouco, mas quando olhamos para ele, confere ao equipamento um aspeto de fabrico oriental. Não ficam só por aqui as críticas negativas, uma vez que também o scroll parece pertencer a um rato de 5€, muitíssimo leve e que com o movimento larga barulhos que facilmente identificamos como folgas.

mouse_3

Um dos aspetos agradáveis deste Echelon foi sem dúvida alguma as diferentes texturas das superfícies do rato.

mouse_4

O camuflado tem uma textura de borracha, mas ainda com componente bastante plástica, enquanto que o coating preto lateral já era bastante mais suave e já não tinha  a parte menos boa do anterior. Por fim encontramos as partes laterais que vemos nas imagens a ponteado, onde assenta o polegar, anelar e mindinho,  e que são de borracha e parecem estar muitíssimo bem integrados no coating falado anteriormente. Só os botões adicionais que estão na superfície de cima do rato é que tinham bastante folga, todos os outros eram bastante agradáveis. O M1 e M2 têm um clique semelhante aos de um Razer Deathadder e os laterais são incrivelmente sólidos e com um clique também ele muitíssimo agradável. Uma característica deste Echelon que está na “grey area” é a shape. O rato tem dimensões para um grip apontado ao fingertip/claw, porém encaixa demasiado bem na mão, como veríamos com uma shell mais apontado para o palm. Isto nem é bom nem é mau, porque dá a ideia de que esta carcaça tem problemas de identidade. É na mesma possível utilizá-lo como claw ou fingertip e até bastante bem, mas ele chama-nos para o palm, uma vez que o centro da palma da mão encaixa tão bem nele, contudo isso não é o mais adequado, tendo em conta as suas reduzidas medidas, ou seja, se segurássemos neles com full palm o pulso estaria a roçar na mesa/mousepad permanentemente.

mouse_6

Os skates nem são bons nem são maus, são apenas semelhantes aos das outras marcas. Contudo com uma inspeção mais minucionsa dos mesmos, vemos que algumas pontas dos mesmos já estão a querer descolar, o que não é nada bom dado o reduzido uso do rato.

mouse_pesos

O sistema de pesos é algo completamente irrelevante. Anteriormente, era muito utilizado, uma vez que se pensava ter utilidade efetiva, mas as marcas têm vindo a abandonar este sistema por terem indicações contrárias. Não obstante, o sistema está bem implementado, o encaixe não tem qualquer tipo de folgas e desliza muito bem, logo para quem não quer utilizar esta “gimmick” não terá qualquer tipo de problemas por causa dela. O rato por si só, sem suplementos adicionais já tem um peso bastante equilibrado dado o seu tamanho. Não é pesado, não é leve, encontra-se por volta do peso ideal para indivíduos de mãos normais.

O tracking do rato é assim-assim. Enquanto que o Enotus indica que o max speed deste rato situa-se nas zonas altas, por volta dos 3,5 m/s (muito mais do que o necessário), a prática empírica dá a sensação de que outra realidade se impõe. Nota-se algum smoothing e uma ligeira aceleração positiva. É portanto bom para quem não quer fazer uma utilização intensiva, mas para o resto, há sem dúvida melhores opções dentro do mesmo orçamento.

Tapete

Sobre este item não há muito a elaborar. O mesmo é pertence à categoria de mousepads de cloth e como tal apresentará sempre mais resistência ao movimento comparativamente a um tapete rígido/semi-rígido. O atrito da superfície é quase igual ao de um Steelseries QcK, talvez um pouco mais suave, mas nada de significativo.

O visual do tapete diga-se de passagem encontra-se na zona média entre a sobriedade e  a excentricidade. Não é liso e de uma só cor como alguns, nem tem logos estampados de cima a baixo como outro. Apresenta novamente o visual de camuflado digital com azul-acinzentado e outros tons de cores mais escuras, bem como o logo da marca e do modelo a cinzento.

mousepad

O bordado lateral é um bom pormenor, entende-se o caráter útil do mesmo, apesar da experiência afirmar que é desnecessário. A sua função é a de evitar o desgaste nas zonas mais exteriores do tapete de modo a que o tecido não se comece a separar da borracha, contudo, com o uso de tapetes ao longo dos anos da maioria das marcas, concluimos  facilmente que se esta separação se começa a acentuar, a superfície estará ainda mais gasta e o melhor será sempre comprar um novo mousepad e evitar floreados adicionais.

As dimensões permitem ao utilizador usar a quase totalidade de ranges de sensibilidades sem ficar sem espaço. Isto alberga as  médias e altas sensibilidades. Contudo, a título de exemplo quem joga CS:GO e usa 400 DPI, 6/11 no windows e 2 in-game claramente precisaria de uma superfície significativamente maior. Ainda são muitas as pessoas que jogam com esses settings, portanto, atenção.

Resta afirmar que não tive mais problemas ou precalços com o equipamento, tratou-se apenas de uma utilização perfeitamente normal de um tapete que tem propriedade indiviuias que o tornam idêntico a uns e diferente de outros.

Conclusão

Este é um rato sólido com design um tanto ou quanto sóbrio e com uma shell peculiar que de certeza agradará muitos, mas não servirá para outros, dado que o seu perfil pede palm grip, mas as suas dimensões apenas permitem claw. O tracking do sensor encontra-se acima da média de equipamentos do setor, mas não se pode equiparar a bons equipamentos de outros grandes marcas que se especializam no setor e que andam por volta destes preços. A qualidade de construção é um grande se, especialmente no que toca à iluminação, scroll e alguns pormenores da cobertura, apesar de conter alguns detalhes interessantes como a textura da cobertura, a borracha das laterais, os botões laterais e os principais.

No que toca ao tapete conclui-se que este é mais um no mercado, adicionaram o bordado em toda a volta com bom intento, mas desnecessariamente. É suave, é sobrio, é adequando para médias e altas sensibilidades, porém é capaz de estar deslocado no que toca a preços, uma vez que mousepads que concorrem diretamente com este chegam a ser 5€ mais  baratos.

Resta-me deixar um agradecimento à ASUS, por ter facultado esta unidade para análise.

selo-7_0O Bom

  • Coating
  • Braided Cable
  • Botões laterais e os principais com um bom clique

O Menos Bom

  • Iluminação
  • Alguns detalhes da cobertura
  • Scroll Wheel
  • Botões adicionais na face superior do rato (folga)
  • Sem step de 400 DPI fazendo apenas Plug&Play

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos