Home Hardware Review ASRock Fatal1ty X99M Killer

Em Detalhe

asrock-x99m-killer-05

A ASRock Fatal1ty é uma motherboard em formato Micro-ATX e como tal, de dimensões mais reduzidas. Mede 24.4cm x 24.4cm e traz o layout tradicional, num esquema de cores já muito usual, vermelho e preto do PCB.

Contudo, apesar de pequena, a qualidade é grande, onde os componentes não foram descurados. Vem equipada com condensadores de alta qualidade japoneses (Nichicon) testados a 105º, VRMs e MOSFETs com tecnologia Super Alloy, para garantir um estável fornecimento de energia aos componentes e motherboard.

asrock-x99m-killer-09

A Killer está servida com dissipadores de boas dimensões, que se encarregam de dissipar o calor das 12 fases de alimentação, assim como o chipset X99. De salientar novamente a excelente qualidade dos condensadores Platinum, que oferecem uma vida útil de pelo menos 12.000 horas e suprema fiabilidade.

asrock-x99m-killer-07

A ASRock equipou esta Fatal1ty X99M Killer com três entradas PCI-Express, duas 3.0 x16 e uma PCIe 2.0 x16, permitindo Crossfire ou Sli em todo o seu esplendor.

De notar que, devido a limitações de espaço, não vem com nenhuma slot PCI-Express x1, muito usual para placas de som. Contudo, a nova interface M.2 não foi esquecida, indo a ASRock mais longe, ao implementar o Ultra M.2 em PCIe Gen3 x4, que garante uma largura de banda até 32Gb/s.

Para quem não anda por dentro deste tema, é a interface que os SSDs de topo têm vindo a usar, colmatando num desempenho mais elevado em relação aos tradicionais SSDs SATA 3.

asrock-x99m-killer-12

No painel traseiro não falta nada, com uma vasto leque de conexões. Temos então uma porta USB Fatal1ty (para uso do rato em exclusivo com o software da motherboard), três USB 2.0, uma entrada PS2, uma eSATA, botão de reset à BIOS, quatro portas USB 3.0 e duas entradas ethernet RJ-45 (Intel I218V e Atheros Killer E2200).

Ao nível do audio, temos o normal, com as saídas jack 3.5″ para colunas de som ou auscultadores e ligação para cabo óptico SPDIF.

asrock-x99m-killer-08

Por questões óbvias de poupança de espaço, a marca decidiu equipar esta motherboard com apenas 4 slots de memória DDR4, no entanto, suporta até 64GB de Ram a 3000Mhz ou mais em OC.

asrock-x99m-killer-13

Ao nível das conexões internas, não vai faltar espaço para ligar HDDs e SSDs, totalizando 10 portas SATA 3 (6.0Gbps). Mais do que suficiente para boa parte das pessoas.

asrock-x99m-killer-10

Como para os jogadores o som também é muito importante, nesse quesito não houve desleixo. A Killer vem equipada com Purity Sound 2, que é composto pelo codec Realtek ALC1150 e possibilita um SNR de 115dB e suporte até 7.1 canais.

Os componentes mais uma vez são de alta qualidade, com condensadores japoneses e o PCB onde assentam são isolados do restante, para evitar perdas e interferências no som.

asrock-x99m-killer-06

Outra boa adição são os botões de Power e Reset, que são sempre úteis em algum momento. Igualmente para o LED de avisos no canto superior direito, que nos pode ajudar a diagnosticar e resolver algum erro.

NAVEGAÇÃO:
Introdução
Sistema / Software de Testes
Especificações
Embalagem e Conteúdo
Em Detalhe
UEFI BIOS / Software
Desempenho Memória DDR4
Cinebench 15 / FryRender / Hyper PI
Desempenho PCIe M.2 / SATA 3
Hitman Absolution / Tomb Raider / Batman Arkham Origins
Overclock
Considerações Finais

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

2 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos