Home Móvel Review 1Life Smart Air

A 1Life é uma empresa dedicada ao fabrico de acessórios, hardware, smartphones e equipamento de gaming para computadores, players multimédia e consolas.

Hoje a Lilireviews apresenta um novo smartphone deste fabricante, o Smart Air que surpreendeu muito positivamente e que proporciona bastante conforto e agrado na sua utilização diária não deixando a desejar para um equipamento desta gama de preços.
A review do Smart Air vem-se juntar a outras já elaboradas como do Samsung Galaxy S4 e S5, BQ Aquaris 5 HD e 1Life Smart Wave. Este último e o BQ que referi são os únicos equipamentos equiparáveis ao Smart Air no que ao desempenho, características e preço se fala.

Especificações

Sistema Operativo
• Android 4.2.2
• Suporte multilingue (EN, PT, outras)
• Processador: MTK Quad-Core Cortex A7 1.3 GHz
• Gráficos: Mali 400
• Memória RAM: 1 GB

Ecrã
• Dimensões: 4,5″
• Tecnologia: IPS multi-toque capacitivo G+G
• Resolução: 540×960 px qHD
• Densidade: 240 DPI

Armazenamento
• Interno: 8 GB
• Externo: Suporta cartões Micro SD (32 GB máx.)

Câmara
• Frontal: 5.3 MP
• Traseira: 8 MP AF com flash LED
• Gravação de vídeo: FULL HD

Bandas
• WCDMA: 900 / 2100 mHz
• GSM: 850 / 900 / 1800 / 1900 mHz

Conexões
• 3G: HSDPA 21.0Mbps / HSUPA 5.76Mbps
• Suporta EDGE / GPRS
• Cartão SIM: Dual SIM / Dual stand-by
• Wi-Fi 802.11 b / g /n
• Bluetooth 3.0
• Micro USB
• Jack 3.5mm TRRS

Outras características
• Rádio FM
• Sensor de movimentos
• Sensor de proximidade
• Sensor de luminosidade
• Som: Tecnologia Dolby Audio
• Actualizações de Software (OTA)
• Bússola eletrónica
• Acelerómetro
• Som 3D

Bateria: Li-ion 2000 mAh
Dimensões: 131.8 x 66.45 x 9.4 mm
Peso: 143 g

Embalagem e conteúdo

1life smart air

Já vi variados tipos de embalagens de imensos equipamentos e é por vezes difícil perceber quais os motivos por detrás de uma organização estética e de informação. Neste caso, o Air é distribuído numa embalagem muito rica em informação onde na frente da mesma é disposta uma imagem de dois planos do aspecto físico do mesmo assim como a ilustração das principais características como o processador e a versão de Android que corre. Também está presente a marca do fabricante e a famosa frase descritiva que todos os equipamentos têm para venderem o modelo e a marca presentes na embalagem.

Nas laterais da embalagem estão detalhadamente, todas as características do equipamento no idioma Português e Inglês o que considero ter sido uma excelente opção por razões de qual é o país onde se encontra à venda e a língua mãe estrangeira. Não concordo muito com a presença de outras línguas porque não é isso que reflecte vendas e interesse no equipamento.

A parte traseira é como se fosse um walk-through das funcionalidades e da acessibilidade às mesma através da disponibilidade de interface física em 10 localizações diferentes. Além disto ainda se encontram as normais e vulgares informações legais, certificação entre outros.

1life smart air

Abrindo a embalagem a primeira impressão não é muito positiva pelo facto de os manuais e livro de garantia estarem acomodados por cima do Air e com a abertura da embalagem eles facilmente saltam fora. Não sei se isto é suposto mas esta embalagem por si apresentou-se desta forma. Arrumando para o lado os documentos, o smartphone vem acomodado numa esponja justa que permite absorver correctamente todas as vibrações e impactos e garante que não sejam feitos danos colaterais durante o transporte. Por debaixo desta esponja estão localizados os cabos necessários para operar no dia-a-dia como ocaso convencional micro-USB, o carregador USB-AC/DC e os auriculares de penetração. Fiquei surpreendido por estes auriculares serem facultados junto com o equipamento quando muitos outros fabricantes, em soluções de preço intermédio, não os fornecem, como é o caso da BQ com o Aquaris 5HD, equipamento testado por nós recentemente.

1life smart air

Não sendo a lista de acessórios e documentação fora do normal, a embalagem por si apresenta-se com um padrão de comercialização comum em muitos equipamentos, imensa informação, com muitos contrastes e alusão ao fabricante. Não digo que é uma má política mas é uma opção de venda de produto como outras e uma vez incidente numa embalagem é importante que todos as funcionalidades sejam bem descritivas e claras para cativar clientes habituais e aqueles que ainda pertencem a uma grande percentagem da população que ainda não conhece a 1Life quer como marca, quer como fabricante te smartphones.

Utilização

1life smart air

Não sendo conhecedor da tecnologia deste fabricante e detentor de equipamentos do mesmo, estava muito curioso para poder avaliar com cuidado este equipamento sendo que entra numa gama de preços equiparável ao BQ 5 HD que a Lilireviews já teve oportunidade de testar. Desde o unboxing que senti que ia ser um smartphone muito agradável de usar e possuir dado ao seu conforto, dimensões adequadas e ecrã de boa qualidade, melhor do que estava à espera claramente.
A experiência global foi positiva mas com alguns aspectos menos bons que prejudicaram a utilização e uma nota melhor, como irei explicar no decorrer da análise.

1life smart air

Relativamente ao aspecto do Smart Air fiquei muito agradado com as dimensões adequadas, o toque agradável e confortável da capa traseira e o seu peso leve, que permite um manuseamento seguro e um transporte no bolso nada incomodativo face a outros equipamentos que já possuímos. Um ponto negativo na minha análise foi a necessidade de remoção da capa traseira para inserção do SIM e de um micro-SD o que, nos dias de hoje, começa a ser pouco praticável e nada justificável mas mesmo assim a organização interna dos componentes pareceu aceitável, eficaz e segura. A bateria embora seja das mais fracas que testámos, é uma bateria slim que justifica o peso do smartphone. A qualidade dos materiais é boa para um equipamento deste preço e robusto o suficiente para os pequenos choques do dia-a-dia.

1life smart air

Os três botões principais localizados no topo são touch, com as funcionalidades já conhecidas num Android, e os únicos botões mecânicos que existem, estão localizados do lado direito e permitem a regulação do volume por um lado e no lado esquerdo o botão de bloqueio/desbloqueio do ecrã. Esta é uma característica curiosa porque não é uma vantagem ter o botão de controlo do ecrã deslocalizado no lado esquerdo o que impossibilita o controlo total do equipamento só com uma mão, ainda por cima quando não é dos smartphones com as maiores dimensões.
É na parte frontal que se localiza também um sinalizador de notificações através de um LED disponível no topo superior, junto ao receptor de audio.

1life smart air

O ligar do 1Life Smart Air faz-se acompanhar de um ecrã de boas vindas com a referência da marca e do modelo do smartphone num fundo perto e que rapidamente comutam entre si até ao ecrã principal. Rapidamente estamos no ecrã de inserção do PIN o que é extraordinário face à lentidão que verificamos noutros equipamentos rivais e de preço muito mais elevado. A primeira vez exige uma pequena personalização que não poupa o utilizador de a fazer e que causa alguma lentidão no processo de configuração. Lembro da ausência de personalização do Android no BQ Aquaris 5 HD o que contribuía para um arranque super rápido. Isto é apenas um pormenor que eu gosto de realçar e que me atesta de uma certa distância se tiver que passar por um processo de configuração, mas outros utilizadores poderão achar que é importante e mais eficaz na configuração do equipamento.

1life smart air

De origem, o Android vem muito básico, sem aplicações desnecessárias ou complicações de configuração, o que permite um rápido inicio de uso pela primeira vez. Gostei muito disto e claramente é o que procuramos num equipamento, a sua máxima disponibilidade para a primeira vez. Vêm configuradas as aplicações mínimas necessárias como o cliente de email, o browser, o mapa GPS, cliente de mensagens, entre outros.
A transição entre menus, abertura de nova aplicações, fecho, retoma e outros testes que efectuámos, mostrou que este MTK Quad-Core que equipa o Smart Air, assim como a memória volátil, permite lidar muito bem com situações destas, estando sempre disponível.

1life smart air

A nível de interfaces o Smart Air apresenta no seu exterior uma conexão de Jack 3.5mm e a entrada micro-USB para carregamento. Na parte traseira estão localizadas as únicas colunas de som que o equipam. Numa primeira observação e face ao Som 3D que vem nas suas características, estas colunas cumprem com o esperado, proporcionando um som amplo, algo intenso e nítido para uma diversidade de finalidades. Por outro lado a sua unicidade e localização prejudicam imenso o uso desmedido por parte de um utilizador final pois tem de ter cuidado ao segurar para não tapar as colunas, especialmente se o tiver a usar com rotação do ecrã activa e uma das mãos, para segurar o telemóvel, abafa o som. De resto a qualidade de som a ver um vídeo no youtube, um filme e a ouvir música no alojamento interno, é satisfatória, sendo da minha opinião que por este aspecto, é um brinquedo de entretenimento porreiro.

1life smart air

A capa traseira do 1Life é muito agradável ao toque e possui uma pequena gravação da marca, do modelo w claro, a óptica da câmara e o LED do flash.

1life smart air

A textura desta capa permite um conforto e segurança no manuseamento do equipamento, não sendo comparável com os plásticos que encontramos noutros equipamentos. A bateria de 2000 mAh não é das mais económicas nem das mais seguras para um dia de uso mais intensivo pelo o que recomendo andarem com uma solução de carregamento considerada para que não tenham supressas desagradáveis. Um dos testes que efectuei foi a utilização do equipamento numa condição de comunicações reduzidas (muito poucas sms e 5 min de chamadas) mas com o wireless constantemente ligado para leitura de email e atualizações da Play Store e notei claramente a debilidade da bateria, que se esgota com alguma facilidade e que, ao final do dia já tinha descarregado mais de metade da capacidade. Não é um problema grave pois aprendemos a viver com esta limitação.

Com o crescimento da tela dos smartphones a nossa ansiedade por performance aumenta e esperamos poder usufruir de mais conteúdo e mais funcionalidades nos pixeis que temos à nossa frente. Igualmente importante como a questão estética é o desempenho do equipamento e como ele se desenrasca na execução de rotinas gráficas e algoritmos. Antes de qualquer resultado de ferramentas de avaliação de desempenho, a primeira impressão é que é valiosa e nesse sentido gostei muito da qualidade com que o Air se apresentou. O desempenho gráfico nos jogos, em navegação web, reprodução de vídeos e na fluidez entre várias tarefas e transição entre elas, foi muito bom e não esperava obter resultados tão positivos.
Os testes realizados, cingiram-se aos grandes pilares dos benchmarks móveis, ou seja, 3DMark e Antutu.

1life smart air1life smart air

Os resultados acima avaliaram o Air num patamar médio de desempenho face ao ranking de equipamentos da atualidade e os seus resultados sendo que são resultados difíceis de compreender se não o utilizarmos. Uma avaliação de um resultado médio não traduz o agradável que é usar 4.5 polegadas de tela para as nossas satisfações do dia-a-dia sem sentirmos uma redução de produtividade. Consulta de emails, browsing, jogos, filmes, entre outras actividades foram agradáveis e a partir das quais recomendo o Air.
A reprodução de multimédia recebe também uma menção muito positiva. Foram corridos vídeos a 720p reais e não materais ultra-comprimidos como encontramos em qualquer vídeo do youtube. O telemóvel desenvencilhou-se muitíssimo bem, fluído do início ao fim, a rondar os 20 fps. A Mali 400 parece ainda reinar neste setor do mercado, bem melhor do que a alternativa da BQ, o GPU PowerVR.

O MT6582 Cortex A7 Quad Core 1.3 GHz cumpre o que o sistema pede, está a par com a tecnologia da “gráfica” (mais por mérito desta segunda, já que o CPU saiu para o mercado 1 ou 2 gerações à frente) e é um melhor componente do que o homólogo do equipamento com que temos vindo a tecer comparações.

Um dos maiores problemas dos ecrãs da atualidade é o seu uso em situações de sobre-exposição de luz, condição de teste que apliquei para ver como o ecrã IPS permitia ao utilizador usar-lo num dia de muito sol.

Lilireviews_reflexion1

Lilireviews_reflexion2

Os resultados não foram bons mas por outro lado não ficaram aquém da expectativa porque não esperava um comportamento ideal nas circunstâncias testadas. Como já referi noutras análises esta é uma condição de teste agreste para todos os fabricantes porque só recentemente, é que tem havido um foco de atenção para este problema e nos equipamento topo de gama.

Lilireviews_reflexion3

Felizmente não é um problema deste equipamento por si só, mas sim um problema global a todos os fabricantes. Não esperava uma atuação ou algum tipo de solução por parte da 1Life mas quem sabe num próximo lançamento.

Os momentos são para recordar e para registar se possível. O 1Life Air não vacila neste aspecto graças à câmara fotográfica traseira de 8 MP AF com flash LED e a dianteira com 5.3 MP, que proporcionam uma qualidade boa e resultados muito agradáveis. Nas fotos seguintes podem ver várias situações de teste à capacidade da câmara:

Lilireviews_det1

Lilireviews_det3

Lilireviews_det4

Só tive pena que o AF não seja dos melhores que já tive oportunidade de testar pois deteriora os resultados por ser pouco preciso e aliado ao obturador lento estragam-se algumas fotos.

Lilireviews_det7

Lilireviews_det2

A qualidade da câmara sem zoom é muito boa mas quando aplicado alguns níveis de zoom os resultados são claramente maus prejudicando muito a análise neste aspecto. Era preferível ter sido reduzido o grau de zoom permitido e garantir uma qualidade melhor do que esta que observei. Noutras situações como das imagens acima, os resultados são bons sendo possível captar bons detalhes, tonalidades, profundidade e saturação da imagem. Muito agradado com esta câmara, nestas situações, o que permite ter confiança que, quando for preciso tirar um foto de um momento inédito, estamos equipados para isso. As imagens a baixo acentuam esta qualidade dos detalhes e cores que conseguimos com este obturador, que não sendo dos melhores na focagem em condições de luz comutáveis ou instáveis, consegue ter resultados bons para o preço do equipamento no geral.

Lilireviews_dark

Lilireviews_photoCloser2

Avaliando o outro lado da moeda, os resultados de vídeo são bons, sendo excelente poder gravar a 1080p quando mais precisamos mas notei algumas limitações no obturador como lentidão na retenção de luz para a focagem rápida o que se comprova pelo vídeo em algumas situações que durante o tempo de focagem, a imagem apresenta malhas pixelizadas escurecidas. Mas à semelhança da câmara de fotografar, fiquei contente com o comportamento sendo bom para um equipamento tão bem construído e equipado.

O Smart Air quando comparado com um outro membro da família Smart que já testámos, o Wave, é muito idêntico apresentando um ecrã mais pequeno de pior qualidade com uma redução do número de pixeis disponíveis (designação de qHD), menor tamanho de tela, e uma bateria menos potente em 600 MHz. Por outro lado apresenta uma câmara frontal melhor com um melhoramento de 2 para 5.3 MP e é ligeiramente mais leve. Nos acessórios fornecidos a balança acaba por ser equilibrada com uns melhores ear-buds para o Air e um cabo adaptador USB extra no Wave.
Em termos de desempenho ambos equipamentos obtiveram resultados semelhantes e cuja ligeira diferenças não passam disso, i.e., são apenas picos de desempenho. Por 30 euros de diferença põe-se em causa pouca coisa, mais importante e notório o tamanho do ecrã e resolução do mesmo. Por esta razão vale a pena investir pelo Wave caso contrário, o utilizador já vai bem servido.

Conclusões

1life smart air

O Air reúne efectivamente boas qualidades que pretendemos ver numa gama média mas por um preço acessível, desde o seu design até á performance e neste sentido balançeado é sem dúvida, uma boa escolha entre as disponíveis no mercado.
Este equipamento é disponibilizado pela 1Life que já nos tinha habituado a produtos de boa qualidade como os periféricos de gaming para PC.
Aproveitei as imensas funcionalidades que o equipam assim como levei o Air a limites de usabilidade e desempenho que asseguram uma posição confortável na categoria de “um bom smartphone” mas também sofri vezes de mais com problemas repetitivos como problemas de rede inexplicáveis que embora, com o SIM detectado e com sinal de rede, apenas tinha comunicações após reiniciar o Air. Foi um problema constante e no conjunto de situações que verifiquei pareceu-me ser um problema de uso do SIM em conflito com a tecnologia Dual-SIM. Tolerava outros tipos de problemas como alguma falha de performance ou pouca qualidade de materiais mas nos dias de hoje, este tipo de problemas era suficiente para eu devolver o equipamento. Espero ter tido azar e ser o único ou dos poucos utilizadores com este problema.

1life smart air

Existem limitações e questões que podem ser melhoradas assim como acontece em todos os equipamentos dos fabricantes mundiais e espero que num próximo modelo veja algumas melhorias destas. É um smartphone muito bem equipado e que luta quase de igual para os da gama superior e devido a este “quase” e a características que não são comparáveis, que a 1Life teve certamente de cortar para poder ter um preço competitivo, que a pontuação não é mais amiga do equipamento que testei. Posso ter tido azar com os “males” com que me deparei quer pelo o telemóvel ter algum defeito quer por circunstâncias adversas mas a experiência de utilização e a primeira impressão podia ter sido melhor se não me tivesse com os problemas relatados anteriormente. É uma situação em que o mais paga-se e esse mais contribui com uma experiência de utilização melhor mas, na gama de 4.5 polegadas e pelo preço em questão, este equipamento irá conquistar imensos adeptos com as características que vos apresentei.
É um smartphone que comprava e recomendo se o meu orçamento andasse por estes valores. Esperamos vos poder dar a conhecer futuros smartphones para fazermos uma análise mais próxima das diferenças e comparativo custo/funcionalidade para avaliar onde se posiciona cada vez mais cada equipamento da 1Life e quais as pretensões deste fabricante.

Podem adquiri-lo num dos revendedores em território nacional pelo preço de 120€.

selo-7_8Pontos +
– Materiais
– Ecrã IPS
– Dual-Sim
Pontos –
– Coluna de som única
– Obturador lento
– Cartões SIM e micro-SD acessíveis apenas com a remoção da bateria
– Botão de desbloquear ecrã mal posicionado

Agradeço à 1Life pelo modelo partilhado.

Artigos relacionados
3 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos