Home Periféricos Headphones Razer Orca

Introdução

A Razer é uma marca que nos tem habituado a produtos muito interessantes, mesmo que nem sempre a qualidade seja a melhor. Estão no mercado de periféricos à já alguns anos e são uma referência no ramo. Distingui-se das outras marcas principalmente pelos seus produtos inovadores e ousados mas nem sempre a qualidade apresentada é a melhor.

Hoje temos para testes uns headphones que a marca situa no nível Expert (acima do Essential e abaixo do Elite), os headphones Orca. A Razer decidiu criar estes três níveis de qualificação para melhor ajudar a catalogar os seus produtos. No entanto, será que poderão haver produtos a surpreender nos diferentes níveis? Será que estes Orca estão no nível correcto ou será que estão demasiado acima ou abaixo? É o que iremos ver!

Embalagem, Conteúdo e Especificações

O primeiro contacto com os headphones Orca é através da embalagem. Muitas pessoas podem não ligar muito a este ponto mas a verdade é que a qualidade dos produtos não se fica só pelo objecto em si mas estende-se também à globalidade do produto, que inclui embalagem e conteúdo. A embalagem dos Orca é feita em cartão, mas é um cartão bastante resistente, tem um design simples e uma linguagem coerente entre o exterior e o interior. Na parte de trás existe bastante informação em diversas línguas sobre as características dos headphones, entre as quais a portuguesa. Os pontos fortes anunciados são o conforto, o “enhanced bass and positional audio” e o cabo com extensão.

Numa das laterais encontramos mais algumas características e uma mensagem do “RazerGuy”, enquanto a outra é feita totalmente em acrílico para que possamos ter um contacto directo com os headphones. Se nesta altura ainda não nos tínhamos apercebido que eram de cor verde, cor bastante apreciada pelo Lilireviews, ficamos a perceber bem que são MESMO verdes.

Os headphones estão muito bem acondicionados, assim como todo o restante conteúdo. Nota-se que houve uma preocupação com as linhas simples e a funcionalidade da embalagem, sem grandes invenções. Para além dos headphones, a embalagem também inclui o cabo de extensão, um autocolante com o logo da Razer, o manual de instruções e o certificado de autenticidade.

Estas são as características técnicas dos auscultadores:

  • Frequency Response: 15 – 21,000 Hz
  • Impedance: 32 O at 1kHz
  • Input Power: 200 mW
  • Drivers: 40 mm, with neodymium magnets
  • Cable: 1.2m braided fiber + 2 meter braided extension cable
  • Connector: 3.5 mm headphone jack

Os headphones

Os Razer Orca são uns headphones peculiares. Ou se gosta ou não se gosta. E isto porquê? Digamos que a escolha de cor não é para todos… A primeira impressão conta muito e aqui mais do que nunca. Os headphones são verdes! Não é verde suave, não é verde tropa, não é verde água, é verde, um verde que chama a atenção, um verde que se vê a 500 metros de distância. E também são pretos.

O design é bastante simples e têm uma estrutura bastante sólida e robusta. Tem alguns pormenores estéticos interessantes, como o símbolo da Razer e a malha de metal preta no exterior dos auscultadores. A ligação é feita através do auscultador esquerdo que depois se liga através da estrutura ao direito.

A estrutura é de metal com um revestimento plástico rígido com uma textura muito suave. Mais uma vez, o pormenor estético do nome da marca a preto no meio do verde resulta muito bem. Por dentro, a estrutura metálica está revestida por uma almofada para acomodar facilmente a cada utilizador sem incomodar e proporcionar o maior conforto possível.

Os auscultadores são de 40mm e o orifício para as orelhas parece um pouco pequeno mas acomoda perfeitamente a grande maioria de orelhas dos utilizadores. As almofadas são muito confortáveis e, mesmo depois de largas horas de utilização, não se sente qualquer tipo de desconforto. De realçar que, aliado às almofadas de veludo, o peso dos headphones é muito baixo, o que contribui muito para o excelente conforto para longas horas de utilização.

Os plásticos usados são muito bons e os pormenores são discretos e bem enquadrados. Definitivamente o preto e o verde resultam muito bem. A ligação da estrutura aos auscultadores é feita através de duas hastes metálicas suficientemente flexíveis para os manter no sítio. Porém, esta estrutura simples não permite qualquer tipo de torção sobre qualquer eixo.

As hastes metálicas que ligam os auscultadores à estrutura metálica permitem ajuste de posição tendo uma extensão máxima de 5cm.

O cabo de extensão é um acrescento muito útil. Para quem utiliza portáteis e leitores de mp3 ou telemóveis para ouvir música, o facto do cabo principal ter apenas 1.2m é ideal, pois o utilizador não tem de andar a enrolar o resto do cabo. Por outro lado, com o cabo de extensão, é possível ligar à torre do pc, por muito longe que ela esteja. Para além disso, o utilizador não precisa de desligar o cabo de extensão do pc.

Utilização

Os Razer Orca são uns headphones esteticamente apelativos e muito práticos mas serão estes apenas os pontos fortes? Após longas horas de utilização vamos ver como se portam nos habituais testes de filmes, música e jogos.

Existem muitos filmes diferentes e após alguns filmes com muitas explosões e perseguições, filmes com acções mais paradas, filmes com grandes discursos, filmes com grandes bandas sonoras, a única coisa que se pode dizer acerca dos Razer Orca é que têm um desempenho fantástico. Não há distorções no som, nem com o som muito elevado, nem com as variações abruptas. É um som limpo e bastante claro.

Uma das experiências mais agradáveis destes headphones foi a utilização para música. Após muitas horas de utilização, tanto no computador como no leitor de mp3 (telemóvel), o som era muito bom, muito limpo e claro, com um efeito envolvente bastante bom.

Apesar de não ter funções mais complexas do que o som stereo, os jogos tornam-se bastante envolventes ao utilizar estes headphones. É natural que as coisas soem melhores quando os produtos são bons e este caso não é excepção.

Conclusão

Ultimamente o Lilireviews tem vindo a testar muitos headphones, de diferentes marcas e com diferentes características, uns melhores e outros piores mas todos deram muito gozo testar. Os Razer Orca deram também um gozo tremendo de testar. A Razer coloca os Orca no nível Expert, bem patente na frente da embalagem, o que significa que estes headphones não são uns headphones quaisquer. Fazem parte de um de três segmentos que a Razer estabeleceu para os seus produtos. Assim, este produto, ao situar-se no nível Expert, indica que está num segmento acima da média mas não está ainda no topo. Mas estará longe?

A verdade é que estes headphones são muito bons, têm um som fabuloso e não são demasiado ostensivos… Quer dizer, para quem gosta de verde. Mas nem o verde incomoda pois é bastante interessante e joga muito bem com o preto das esponjas e logos. E por falar em esponjas, o conjunto de esponjas aliado ao peso baixo tornam estes headphones um dos mais confortáveis que já tive o prazer de experimentar, mesmo depois de muitas horas de utilização. Claro que, durante os períodos de maior calor, é natural que se sinta um pouco mais de calor nas orelhas.

Outro aspecto muito interessante do conjunto é o cabo de extensão, que permite uma maior liberdade de utilização em aparelhos móveis sem ter de usar um cabo com 3 metros de comprimento. E não é só o tamanho do cabo que o tornam muito bom, é também o material de revestimento que, para além de o proteger bastante bem, não é um revestimento de nylon tão rígido como o que a Logitech apresenta no G35.

No geral, os Razer Orca são uns headphones muito bons que farão as delícias de qualquer utilizador e valem cada cêntimo do preço. Agora, o verde pode não ser para todos, porém dá-lhe uma identidade única. Por fim, devo dizer que se estes headphones estivessem catalogados no nível Elite, não estariam mal.

Resta-nos agradecer à Razer por nos ter enviado este exemplar.

15 Comentários a este artigo
  1. Boa Review! Apesar de não ser do Sporting, são realmente uns phones muito interessantes para gaming, ou mesmo para quem quer desfrutar de uns bons filmes em HD sem que os vizinhos chamem a G N R!!

  2. Obrigado pelo feedback. A qualidade de construção é bastante boa. Já me passou pelas mãos outros produtos da mesma marca em que a qualidade era muito má mesmo (num teclado as teclas estavam todas desalinhadas). Este aqui está bastante bom.

  3. já tive uns Sennheiser e acabei por os vender e comprar uns AKG K 242 HD. Tão depressa não vou voltar a trocar de headphones até porque o preço deles foi algo que me pesou bastante. 😉

  4. Sim AKG tbm e muito bom, embora haja algumas pessoas que se queixem que passado alguma tempo deixam de dar de um lado, nao sei se era algum problema passageiro ou nao!

    • Engraçado, os 7H da SteelSeries também sofrem desse problema. Muitos deixam de dar de um lado. Por incrível que pareça, depois de testado vim a constatar que o problema está no cabo e não no headset :mrgreen:

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos