Home Hardware Dissipadores Prolimatech Panther

Introdução
Apesar de ser uma marca recente, a Prolimatech sempre foi sinónimo de muita qualidade. Já tivemos o prazer de analisar um dos melhores produtos da marca, o Genesis, e ficámos bastante contentes com o que a marca conseguiu juntamente com o Megahalems. Dois dissipadores de uma qualidade de construção invejável e performances realmente muito boas para o segmento a ar. Durante todos os testes, o único senão de tais dissipadores terá sido o seu tamanho algo exagerado que poderia dificultar muito na decisão de maior parte dos consumidores, visto que nem todos possuem uma caixa grande o suficiente ou, no caso do Genesis, memórias que se adaptassem ao dissipador. A Prolimatech apresenta o Panther, um cooler bastante sóbrio e acima de tudo mais pequeno do que os anteriores!

Vamos prosseguir com a análise e saber se a performance deste consegue igualar as dos seus grandes irmãos, na possibilidade de eliminar um dos maiores defeitos dos demais produtos e tendo a oportunidade de colocar a Prolimatech bem junto dos seus maiores concorrentes no mercado!

Embalagem e Conteúdo
O Prolimatech Panther é distribuído numa embalagem pouco maior que o seu tamanho pintada em tons de preto brilhante. No frontal da caixa podemos discernir o focinho de uma pantera desenhado de uma forma futurista que não só identifica o produto como consegue ser chamativo e original. Além disso, o logótipo da marca está presente no canto superior esquerdo assim como toda a compatibilidade do dissipador descrita debaixo do modelo do mesmo.

Na lateral da embalagem, a Prolimatech informa as dimensões do dissipador para que o consumidor final as tenha em conta de forma a que nada falhe no momento da instalação. Além disso, o tipo de material que constitui o Panther, o peso e as dimensões da fan que acompanha o produto também têm lugar de destaque para que não haja qualquer fuga de informação.

Depois de aberta a embalagem e de termos retirado todo o conteúdo do interior desta, podemos contemplar toda a qualidade que a Prolimatech impõe no fabrico dos seus dissipadores ao vermos de perto mais um exemplar da marca. O Panther vem acompanhado da já habitual bisnaga de pasta térmica, o manual de instruções básicas e ajuda à montagem, uma fan de 120mm com pás vermelhas e LED da mesma cor e todos os acessórios necessários à montagem do mesmo em motherboards intel e AMD.

Em Detalhe
A Prolimatech tem vindo a destacar-se tanto no design como na qualidade de construção e é nessas mesmas características que nos recai o olhar de primeira vista mal o retiramos da embalagem. Um dissipador elegante e de dimensões muito compactas em relação ao que estamos habituados, demonstra algumas parecenças com o tão conhecido Thermalright 120 mas foi apenas necessário tomar-lhe o peso para reverter essa ideia sendo que o peso do Panther é muito inferior!

Dimensões:
130 mm x 50 mm x 161 mm
Peso:
570 g
Included Fan:
120 mm x 120 mm x 25 mm Red LED
Plataformas suportadas:
Intel Socket LGA 1156/1555, AMD Socket AM2/2+/3/3+

O Panther, derivado ao seu tamanho, torna-se compatível com qualquer caixa ou kit de memórias, tornando-se assim um dissipador polivalente que facilmente encaixará em todo o tipo de sistema. Desta vez, contrariamente ao que aconteceu no Genesis, a Prolimatech envia juntamente com o Panther uma fan de 120mm preta com pás em vermelho iluminadas por 4 LEDs da mesma cor.

Além de ter melhorado um aspecto negativo que apontámos na análise do Genesis, a marca completa da melhor forma os produtos que tem no mercado conseguindo assim que o utilizador final não tenha que se preocupar com a compra de uma fan, reduzindo assim perdas de tempo e dinheiro. Quanto à fan, a Prolimatech decidiu impor alguma agressividade tendo em conta as cores escolhidas e os LEDs, quando acesos, funcionam na perfeição e adicionam algo mais à nossa configuração quando o sistema estiver visível.

Montagem
Ao contrário do que se lê por aí, achámos que a montagem deste dissipador é feita sem grande esforço e de uma maneira muito intuitiva tanto em plataformas Intel como AMD. O Panther vem acompanhado de todos os acessórios necessários à sua instalação, incluindo pasta térmica e molas para um total de duas fans, apesar de só trazer uma. Para todos os efeitos, o manual de instruções é bastante explícito e com uma breve leitura e visionamento das imagens podemos rapidamente entender o sistema de montagem.

Intel
Para instalar o Panther em motherboards Intel devemos primeiro procurar apenas o material necessário à plataforma em questão, neste caso, a backplate Intel (forma quadrada) e as duas peças com 1156 como inscrição, deixando assim as AM2/AM3 de lado.

Depois de aplicar-mos a backplate devidamente alinhada por baixo da nossa motherboard e aparafusarmos as duas peças à base do nosso dissipador com os 4 pequenos parafusos, devemos aplicar pasta térmica no processador e efectuar o contacto entre o Panther e o mesmo para que logo de seguida possamos apertar os quatro parafusos que vão fixar o nosso dissipador, tendo sempre em consideração o aperto em X para que nada possa correr mal. Depois de tudo bem fixo, é só instalar a fan e ligá-la à nossa motherboard.

AMD
Para plataformas AMD, o processo é idêntico apenas mudando as peças em questão. Teremos de utilizar a backplate AMD (rectangular) e as peças com a inscrição associada.

O método de instalação é exactamente o mesmo. A Prolimatech tornou a instalação deste dissipador um processo simples e eficaz.

Testes e Resultados

Sistema utilizado:
Motherboard: MSI P67A-GD55
Processador: i5 2500K @ 4.2
Memórias: Kingston HyperX Genesis 2133MHz 4GB
Placa gráfica: 2x Radeon HD4870
Disco: Kingston SSD Now V+100 96Gb
Fonte de alimentação: Antec HCG 900W

Apesar de se introduzir numa gama média e ninguém esperar que este dissipador consiga competir com os “grandes”, a Prolimatech garante que os resultados podem ser espantosos tendo em conta o seu tamanho. É isso que vamos tentar descobrir efectuando o que já é habitual, ou seja, à temperatura ambiente (23º controlado por ar condicionado), utilizando o programa OCCT 3.1.0 no teste CPU Linpack para maior dissipação de calor correndo durante 20 minutos, onde os últimos 5 minutos com o sistema em IDLE de onde se retirarão os valores de IDLE para os gráficos.

Conclusão
Tal como anunciado, a performance deste dissipador revelou-se uma enorme surpresa pois alia a performance do enorme Genesis à leveza e subtileza de um Thermalright 120. É certo que uma das vantagens do Genesis é conseguir aliar a dissipação do CPU à capacidade de arrefecer tanto a zona das memórias como a zona do chipset e, como é óbvio, o Panther não é capaz de o fazer. De qualquer das formas, a sua função é desempenhada na perfeição e não temos de nos preocupar pois dificilmente teremos qualquer tipo de incompatibilidade com nosso sistema.

A Prolimatech volta a atacar muito bem o vasto mercado dos dissipadores conseguindo aliar uma boa performance e um excelente preço a um produto de grande qualidade e de enorme versatilidade! A adição da fan de 120mm é certamente uma mais valia e destaca ainda mais o valor final a pagar por este artigo. É uma pena que a fan seja um tanto ruidosa em load pois caso contrário não teríamos rigorosamente nada de negativo a apontar à pequena pantera da Prolimatech.

De facto, começa a não haver qualquer desculpa para não se trocar o stock cooler e viajar um pouco no mundo do overclock, valorizando assim todo um grande investimento.

Despeço-me agradecendo à Caseking por nos ter cedido o Panther para a análise feita acima.
E vocês? Ainda insistem em altas temperaturas?

0 Comentários a este artigo
  1. Olá bjuderas. É preciso ter em atenção que, ao contrário de uma fonte de alimentação, a fan que acompanha um dissipador pode ser alterada por uma fan mais silenciosa. Referi que em full, a fan era um pouco ruidosa mas não posso penalizar o produto apenas por esse factor dado que os anteriores dissipadores da marca não traziam qualquer fan!

    Depois da compra cabe ao utilizador decidir. Se de facto dá valor ao silêncio, basta adquirir uma fan com características mais silenciosas.
    Como sempre, muito obrigado por seguir o nosso trabalho e continue a visitar-nos!

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos