Home Hardware Discos Plextor M5 Pro Xtreme 256GB

Introdução

A Plextor dispensa apresentações, continua a ser dos melhores fabricantes de drives óticas, seja DVD ou o mais recente Blu-Ray. Conta com mais oferta de produtos, nomeadamente discos rígidos externos, sistemas NAS e SSDs (mSATA incluídos), mas é decididamente nas drives óticas que fez a sua fama. Quando se procura qualidade e fiabilidade, é na Plextor que encontramos ambos.

Plextor M5P

A marca tem ampliado o seu portefólio no muito concorrido mercado de SSDs e não quer apenas ser mais uma, aposta em produtos de elevada qualidade, fiabilidade e performance, para ser também uma escolha dos profissionais.

Desta vez, chega à mesa de testes do Lilireviews o novíssimo SSD M5 Pro Xtreme de 256GB, que promete elevada performance e uma fiabilidade sem precedentes. Será que vai corresponder às expectativas? Fiquem para ver!

Embalagem e Conteúdo

Plextor M5 Pro Xtreme 256GB_9

A embalagem é bem apelativa e remete-nos de imediato para o desempenho, com a informação dos 100.000 IOPS que, segundo a marca, este SSD é capaz de atingir. As tecnologias True Speed e True Protect também estão bem mencionadas, assim como, o aguerrido Xtreme que é sempre sinónimo de velocidade.

Plextor M5 Pro Xtreme 256GB_2

Na traseira, existem algumas informações, nomeadamente as especificações, características principais e conteúdo do interior. Nota positiva para a inclusão do português, que é raro hoje em dia em muitas marcas.

Plextor M5 Pro Xtreme 256GB_3

Ao abrir a embalagem, somos brindados com duas chaves de software, bem como a localização onde o podemos conseguir. Este software, possibilita fazer vários tipos de backup e clones do Sistema Operativo que temos instalado, de modo a não se perder nada no processo de troca para o novo SSD.

Plextor M5 Pro Xtreme 256GB_4

O conteúdo não é muito vasto, mas ainda assim, não foi esquecida a inclusão do adaptador para 3.5″. Vem ainda acompanhado com um guia rápido ilustrado, informação diversa sobre a garantia e os devidos parafusos para colocação do adaptador.

Em Detalhe

Plextor M5 Pro Xtreme 256GB_7

Este M5 Pro Xtreme, prima pelos acabamentos perfeitos e cuidados. Vem com o corpo em alumínio escovado, que lhe confere uma beleza fora de série. A simplicidade é evidente, tendo apenas o logótipo da marca na parte de cima, a que é por norma mais visível quando está montado.

Uma característica interessante que o destaca dos demais, é o facto de ter apenas 7mm de espessura, possibilitando a montagem também em portáteis mais finos, caso dos Ultrabooks.

Plextor M5 Pro Xtreme 256GB_8

Na parte de baixo, existem as informações habituais neste tipo de produtos, como o modelo, capacidade, onde é fabricado, número de série, entre outras.

Este é um SSD de topo e como tal, faz uso de algumas tecnologias inovadoras que o torna ainda melhor, caso do True Speed, que faz com que o SSD praticamente não perca performance à medida que vá ficando mais “sujo” com dados velhos. Beneficia ainda do True Protect, que lhe confere encriptação AES de 256bit dos dados e correcções de erros 128bit, para garantir sempre a boa leitura.

Especificações

Especificações

O fabricante, para este modelo de 256GB, anuncia velocidades de leitura até 540MB/s e escrita de 460MB/s. Ao nível das operações, apresenta um fantástico número de 100.000 IOPS em leitura aleatória de 4K e até 86.000 IOPS em escrita.

Estas velocidades são conseguidas fruto da combinação entre o controlador Marvell 88SS9187-BLD2, NAND MLC de 19nm da Toshiba e o firmware personalizado da Plextor. O firmware que vem de fabrica é a versão 1.02, mas já está disponível um novo 1.03, que podem obter aqui.

Fiabiliadde

A Plextor apelida este SSD de nível profissional, passando por um exigente controlo de qualidade. Os M5 Pro foram postos à prova até à exaustão, o que leva a marca a garantir a máxima fiabilidade e a ter plena confiança no produto, ao oferecer 5 anos de garantia.

Testes

Passada a apresentação do produto, vamos ao que verdadeiramente interessa, os testes. Todos os testes foram realizados no seguinte sistema e em SATA 6.0Gbps:

  • Intel Core i5 2500K
  • Asus P8P67 EVO
  • Samsung 8GB DDR3 2133Mhz
  • Corsair HX-620W

NOTA: Os resultados dos testes podem variar, dependendo do sistema, drivers e Sistema Operativo usados.

ATTO

ATTO_1

Como podemos ver no benchmark acima, a velocidade de leitura anunciada pelo fabricante foi superada, atingindo os 547MB/s. Já a escrita máxima, não foi além dos 448MB/s, não deixando de ser igualmente um número bastante bom.

Crystal Disk Mark

Crystal Disk Mark_1

No Crystal Disk Mark, podemos ter uma noção da excelente performance que este M5 Pro Xtreme é capaz nos ficheiros 512K, mas principalmente nos 4K QD32, onde realmente apresenta valores fabulosos, quase 390MB/s de leitura e 350MB/s de escrita.

AS SSD Benchmark

AS SSD Benchmark_1

Mais uma vez a comprovar os bons números que este SSD tem tido nos testes anteriores, boas leituras e impressionantes escritas, que curiosamente têm sido dos pontos mais fracos dos SSDs de gerações passadas. Apresentavam elevadas leituras, mas depois na escrita a performance descia consideravelmente.

AS SSD Benchmark IOPS_1

Em relação aos IOPS, não conseguiu atingir os 100.000 anunciados pela Plextor, mas não ficou longe com quase 95.000 IOPS, sendo um excelente número.

AS SSD Benchmark Copy Test_1

Um teste mais prático, de cópia, que consegue avaliar melhor a performance que sentimos depois no dia a dia.

Anvil Storage Utility

Este teste é dos mais completos atualmente, não só por medir nos vários tipos de ficheiros, mas pela enorme personalização que possibilita.

Comecemos então com os dados em 0% de compressão:

Anvil Storage Utility 0_1

Agora com 46% de compressão, que é em média o utilizado pelas aplicações que usamos diariamente:

Anvil Storage Utility 46_1

Como podemos comprovar, a performance praticamente não se altera (subindo ainda ligeiramente), o que é um sinal realmente muito bom e espelha bem do que este controlador de nova geração da Marvell é capaz.

Por último, na pior das situações, com dados incompressíveis:

Anvil Storage Utility 100_1

Novamente os resultados a diferirem pouco, o que vai de encontro ao dito anteriormente. É caso para dizer que, este Plextor M5 Pro Xtreme é pau para toda a obra, muito polivalente nas situações.

IOPS Leitura_1

A medição dos IOPS a estar a par com o que já foi apresentado pelo AS SSD. Não consegue mais uma vez os 100.000, mas trata-se igualmente de um número deveras impressionante.

IOPS Escrita_1

Ao contrário do AS SSD, que fez o teste com Queue Depth de 64, no Anvil com QD32 os IOPS em escrita subiram significativamente para mais de 84.000, ficando já muito próximo do anunciado.

AIDA64

AIDA64 LEITURA_1

E por último, dois gráficos comparativos entre os vários SSDs já analisados:

 Gráfico CDM Leitura_11

Gráfico CDM Escrita_11

O M5 Pro Xtreme a mostrar a sua força nas leituras em 4K QD32 e na generalidade das escritas. Como dito anteriormente, a performance nas escritas era o calcanhar de Aquiles de muitos SSDs, situação que está a mudar cada vez mais.

Como se pode ver, este Plextor chega inclusive a ser mais rápido a escrever dados que um Raid0 de dois Vertex 3 MaxIOPS. Sem duvida um enorme melhoria, se bem que, gostaria de ver melhores valores nas escritas 4K.

Conclusão

A Plextor não quer deitar a perder esta oportunidade de se afirmar no mercado de SSDs e a não deixar a sua fama por mãos alheias. Este é um produto de topo, com velocidades muito elevadas e, acima de tudo, oferece muita performance nas mais variadas tarefas e situações, nem mesmo com dados comprimidos e nos vários tipos de ficheiros, quebra.

As tecnologias True Speed e True Protect, são uma mais valia e asseguram bom desempenho a longo prazo, minimizando ao máximo a deterioração fruto das sucessivas escritas. Os 5 anos de garantia, não só dão confiança ao consumidor, como refletem a qualidade que foi empregue pelo fabricante neste M5 Pro Xtreme.

Plextor M5 Pro Xtreme 256GB_10

Escusado será dizer que, este novo SSD é sem dúvida uma excelente compra e um produto muito indicado para quem necessita de performance elevada, sem descurar a fiabilidade de operação. Segundo a marca, este é um produto de nível profissional, daí os rigorosos testes e controlo de qualidade a que foram submetidos.

Segundo informações que me foram transmitidas, esta variante Xtreme já está à venda no mercado português, onde vem tomar o lugar do M5 Pro, que ronda os 230€ nas lojas nacionais. Portanto, aos entusiastas e também profissionais dos mais variados ramos recomenda-se uma visita à vossa loja favorita para adquirir o Plextor M5 Pro Xtreme.

Por último e não menos importante, deixo um agradecimento à Plextor pela disponibilidade em facultar esta unidade para análise, e a respectiva atribuição do galardão de Ouro para este fantástico produto.

selo-9_3


0 Comentários a este artigo
  1. Bom dia meu amigo. Acabei de comprar na Kabum uma Hd SSD Plextor 2.5´ M5S True Speed 256GB SATA III – PX-256M5S. O problema é que estou assustado, ainda não recebi mas os comentários que “rolam” na internet é que eu comprei uma Hd de 2a linha, seria verdade ? Sera que pelo menos ela seria um pouco mais rápida do que a minha Hd tradicional ? Obrigado amigo

  2. Boa tarde Claudio Roberto!
    Antes de mais peço desculpa pela demora na resposta. O modelo M5S é de gama inferior ao M5P aqui testado, mas mesmo assim, não deixa de ser um belo SSD e com performance muito superior a qualquer disco rígido mecânico.
    Como provavelmente já deves saber, visto que, já o deves ter montado no PC, não tens de ficar assustado, tens um bom SSD, com boa performance e imensamente mais rápido que qualquer HDD, é como da noite para o dia. 🙂

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos