Plextor M5 Pro Xtreme 256GB
Introdução
A Plextor dispensa apresentações, continua a ser dos melhores fabricantes de drives óticas, seja DVD ou o mais recente Blu-Ray. Conta com mais oferta de produtos, nomeadamente discos rígidos externos, sistemas NAS e SSDs (mSATA incluídos), mas é decididamente nas drives óticas que fez a sua fama. Quando se procura qualidade e fiabilidade, é na Plextor que encontramos ambos.
A marca tem ampliado o seu portefólio no muito concorrido mercado de SSDs e não quer apenas ser mais uma, aposta em produtos de elevada qualidade, fiabilidade e performance, para ser também uma escolha dos profissionais.
Desta vez, chega à mesa de testes do Lilireviews o novíssimo SSD M5 Pro Xtreme de 256GB, que promete elevada performance e uma fiabilidade sem precedentes. Será que vai corresponder às expectativas? Fiquem para ver!
Embalagem e Conteúdo
A embalagem é bem apelativa e remete-nos de imediato para o desempenho, com a informação dos 100.000 IOPS que, segundo a marca, este SSD é capaz de atingir. As tecnologias True Speed e True Protect também estão bem mencionadas, assim como, o aguerrido Xtreme que é sempre sinónimo de velocidade.
Na traseira, existem algumas informações, nomeadamente as especificações, características principais e conteúdo do interior. Nota positiva para a inclusão do português, que é raro hoje em dia em muitas marcas.
Ao abrir a embalagem, somos brindados com duas chaves de software, bem como a localização onde o podemos conseguir. Este software, possibilita fazer vários tipos de backup e clones do Sistema Operativo que temos instalado, de modo a não se perder nada no processo de troca para o novo SSD.
O conteúdo não é muito vasto, mas ainda assim, não foi esquecida a inclusão do adaptador para 3.5″. Vem ainda acompanhado com um guia rápido ilustrado, informação diversa sobre a garantia e os devidos parafusos para colocação do adaptador.
Em Detalhe
Este M5 Pro Xtreme, prima pelos acabamentos perfeitos e cuidados. Vem com o corpo em alumínio escovado, que lhe confere uma beleza fora de série. A simplicidade é evidente, tendo apenas o logótipo da marca na parte de cima, a que é por norma mais visível quando está montado.
Uma característica interessante que o destaca dos demais, é o facto de ter apenas 7mm de espessura, possibilitando a montagem também em portáteis mais finos, caso dos Ultrabooks.
Na parte de baixo, existem as informações habituais neste tipo de produtos, como o modelo, capacidade, onde é fabricado, número de série, entre outras.
Este é um SSD de topo e como tal, faz uso de algumas tecnologias inovadoras que o torna ainda melhor, caso do True Speed, que faz com que o SSD praticamente não perca performance à medida que vá ficando mais “sujo” com dados velhos. Beneficia ainda do True Protect, que lhe confere encriptação AES de 256bit dos dados e correcções de erros 128bit, para garantir sempre a boa leitura.
Especificações
O fabricante, para este modelo de 256GB, anuncia velocidades de leitura até 540MB/s e escrita de 460MB/s. Ao nível das operações, apresenta um fantástico número de 100.000 IOPS em leitura aleatória de 4K e até 86.000 IOPS em escrita.
Estas velocidades são conseguidas fruto da combinação entre o controlador Marvell 88SS9187-BLD2, NAND MLC de 19nm da Toshiba e o firmware personalizado da Plextor. O firmware que vem de fabrica é a versão 1.02, mas já está disponível um novo 1.03, que podem obter aqui.
A Plextor apelida este SSD de nível profissional, passando por um exigente controlo de qualidade. Os M5 Pro foram postos à prova até à exaustão, o que leva a marca a garantir a máxima fiabilidade e a ter plena confiança no produto, ao oferecer 5 anos de garantia.
Testes
Passada a apresentação do produto, vamos ao que verdadeiramente interessa, os testes. Todos os testes foram realizados no seguinte sistema e em SATA 6.0Gbps:
- Intel Core i5 2500K
- Asus P8P67 EVO
- Samsung 8GB DDR3 2133Mhz
- Corsair HX-620W
NOTA: Os resultados dos testes podem variar, dependendo do sistema, drivers e Sistema Operativo usados.
ATTO
Como podemos ver no benchmark acima, a velocidade de leitura anunciada pelo fabricante foi superada, atingindo os 547MB/s. Já a escrita máxima, não foi além dos 448MB/s, não deixando de ser igualmente um número bastante bom.
Crystal Disk Mark
No Crystal Disk Mark, podemos ter uma noção da excelente performance que este M5 Pro Xtreme é capaz nos ficheiros 512K, mas principalmente nos 4K QD32, onde realmente apresenta valores fabulosos, quase 390MB/s de leitura e 350MB/s de escrita.
AS SSD Benchmark
Mais uma vez a comprovar os bons números que este SSD tem tido nos testes anteriores, boas leituras e impressionantes escritas, que curiosamente têm sido dos pontos mais fracos dos SSDs de gerações passadas. Apresentavam elevadas leituras, mas depois na escrita a performance descia consideravelmente.
Em relação aos IOPS, não conseguiu atingir os 100.000 anunciados pela Plextor, mas não ficou longe com quase 95.000 IOPS, sendo um excelente número.
Um teste mais prático, de cópia, que consegue avaliar melhor a performance que sentimos depois no dia a dia.
Anvil Storage Utility
Este teste é dos mais completos atualmente, não só por medir nos vários tipos de ficheiros, mas pela enorme personalização que possibilita.
Comecemos então com os dados em 0% de compressão:
Agora com 46% de compressão, que é em média o utilizado pelas aplicações que usamos diariamente:
Como podemos comprovar, a performance praticamente não se altera (subindo ainda ligeiramente), o que é um sinal realmente muito bom e espelha bem do que este controlador de nova geração da Marvell é capaz.
Por último, na pior das situações, com dados incompressíveis:
Novamente os resultados a diferirem pouco, o que vai de encontro ao dito anteriormente. É caso para dizer que, este Plextor M5 Pro Xtreme é pau para toda a obra, muito polivalente nas situações.
A medição dos IOPS a estar a par com o que já foi apresentado pelo AS SSD. Não consegue mais uma vez os 100.000, mas trata-se igualmente de um número deveras impressionante.
Ao contrário do AS SSD, que fez o teste com Queue Depth de 64, no Anvil com QD32 os IOPS em escrita subiram significativamente para mais de 84.000, ficando já muito próximo do anunciado.
AIDA64
E por último, dois gráficos comparativos entre os vários SSDs já analisados:
O M5 Pro Xtreme a mostrar a sua força nas leituras em 4K QD32 e na generalidade das escritas. Como dito anteriormente, a performance nas escritas era o calcanhar de Aquiles de muitos SSDs, situação que está a mudar cada vez mais.
Como se pode ver, este Plextor chega inclusive a ser mais rápido a escrever dados que um Raid0 de dois Vertex 3 MaxIOPS. Sem duvida um enorme melhoria, se bem que, gostaria de ver melhores valores nas escritas 4K.
Conclusão
A Plextor não quer deitar a perder esta oportunidade de se afirmar no mercado de SSDs e a não deixar a sua fama por mãos alheias. Este é um produto de topo, com velocidades muito elevadas e, acima de tudo, oferece muita performance nas mais variadas tarefas e situações, nem mesmo com dados comprimidos e nos vários tipos de ficheiros, quebra.
As tecnologias True Speed e True Protect, são uma mais valia e asseguram bom desempenho a longo prazo, minimizando ao máximo a deterioração fruto das sucessivas escritas. Os 5 anos de garantia, não só dão confiança ao consumidor, como refletem a qualidade que foi empregue pelo fabricante neste M5 Pro Xtreme.
Escusado será dizer que, este novo SSD é sem dúvida uma excelente compra e um produto muito indicado para quem necessita de performance elevada, sem descurar a fiabilidade de operação. Segundo a marca, este é um produto de nível profissional, daí os rigorosos testes e controlo de qualidade a que foram submetidos.
Segundo informações que me foram transmitidas, esta variante Xtreme já está à venda no mercado português, onde vem tomar o lugar do M5 Pro, que ronda os 230€ nas lojas nacionais. Portanto, aos entusiastas e também profissionais dos mais variados ramos recomenda-se uma visita à vossa loja favorita para adquirir o Plextor M5 Pro Xtreme.
Por último e não menos importante, deixo um agradecimento à Plextor pela disponibilidade em facultar esta unidade para análise, e a respectiva atribuição do galardão de Ouro para este fantástico produto.
Bom dia meu amigo. Acabei de comprar na Kabum uma Hd SSD Plextor 2.5´ M5S True Speed 256GB SATA III – PX-256M5S. O problema é que estou assustado, ainda não recebi mas os comentários que “rolam” na internet é que eu comprei uma Hd de 2a linha, seria verdade ? Sera que pelo menos ela seria um pouco mais rápida do que a minha Hd tradicional ? Obrigado amigo
Boa tarde Claudio Roberto!
Antes de mais peço desculpa pela demora na resposta. O modelo M5S é de gama inferior ao M5P aqui testado, mas mesmo assim, não deixa de ser um belo SSD e com performance muito superior a qualquer disco rígido mecânico.
Como provavelmente já deves saber, visto que, já o deves ter montado no PC, não tens de ficar assustado, tens um bom SSD, com boa performance e imensamente mais rápido que qualquer HDD, é como da noite para o dia. 🙂
[…] vez, e depois do Lilireviews já ter tido oportunidade de analisar o Plextor M5 Pro Xtreme, chega à mesa de testes o mais recente SSD de topo da marca, que promete elevar ainda mais a […]
[…] do Plextor M5 Pro Xtreme, chega à mesa de testes do Lilireviews o seu natural sucessor, o M6 Pro, na sua versão de […]