Home Hardware Palit HD4870

Introdução

Pela primeira vez de há uns tempos a esta parte a AMD parece ter um indiscutível vencedor entre mãos. A nova série Radeon HD 4800, desenvolvida pela AMD e vendida sob a marca ATI, merece toda a nossa atenção.

palithd4870_03

Com base num GPU que esteve em desenvolvimento durante dois anos, o RV770, no qual os engenheiros da AMD trabalharam para reduzir o tamanho de alguns blocos lógicos, fazendo uma utilização mais eficiente da área do chip e possibilitando, assim, o aumento das capacidades do GPU sem nunca esquecer a funcionalidade.

Numa vista geral sobre o chip, saltam à vista os 10 cores SIMD em que cada um contém 16 stream processors. Embora a AMD publicite “800 stream processors” o que este chip realmente oferece são 800 ULAs altamente optimizadas e poderosas. Para termo de comparação, nas gráficas da geração anterior baseadas no RV670 existiam apenas 320 unidades ULA. Através de matemática simples calculamos que a HD 4870 proporciona 1.2 teraflops de poder de processamento.

As unidades de textura, agora alinhadas com os cores SIMD também foram optimizadas e aumentadas para 10 o que perfaz uma capacidade de filtrar 40 texturas por clock… Um pouco mais do dobro do conseguido pelo RV670.

Estas e outras enormes melhorias em 260mm2!

palithd4870_12

A ATI Radeon HD4870 surge como resposta às 260 e 280GTX e é a primeira placa gráfica a incluir a luxuosa GDDR5. Pode gerar confusão em algumas cabeças por funcionar a 900MHz mas em termos de performance corresponde a uma melhoria de 4x em relação a GDDR3.

palithd4870_13

A comunidade entusiasta e os hardcore gamers já esperavam por esta gráfica há algum tempo. Durante a espera algumas perguntas como – Será muito mais rápida que a HD4850? – Chegará aos calcanhares da GTX280? – Que tipo de boost dará Crossfire de HD4870? foram surgindo e é a essas perguntas que vamos tentar responder.

Páginas: 1 2 3 4

Autor
Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.
0 Comentários a este artigo
  1. Pois e ao ganharem com a parte das gráficas tens de comprar tudo em AMD é por isso que ainda não a muita gente com esses tipos de pc’s

    Cumpz

  2. é verdade , cada vez estão melhores !

    AMD em graficas, parte tudo ..

    pois estão, podia ser um prémio para o próximo concurso , .p

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos