Home Notícias Oracle acaba com Java para web

Já vai um reinado e tanto de uso de Java na web mas agora, a Oracle anunciou que vai terminar com o suporte ao plugin web.

lilireviews - Oracle - 2

Esta acção irá acabar com as aplicações Java na web, o que deixará muitos utilizadores descontentes ficando já marcado como obsoleto a partir do JDK9
O Google Chrome removeu o suporte a plugins NPAPI (tecnologia necessária à execução de applets Java) em Setembro de 2015. O Microsoft Edge também já não suporta o Java e, entretanto, também o Mozzila Firefox já informou que deixará de o suportar até ao final deste ano.
Assim, resta apenas o Safari e o Internet Explorer 11 como alternativas para quem necessita de utilizar a applet web do Java.

lilireviews - Oracle - 3

O Java, apesar de ser uma tecnologia já muito estabelecida é também a fonte de imensas falhas de segurança e surtos de malware.
Com a queda do suporte na maior parte dos browsers deixa de ser fazer sentido manter um projecto que, além de comprometer com falhas de segurança nunca foi funcional como pretendido.
Portugal também irá ser afectado e no dia-a-dia acabamos por usar imensas vezes o Java nas tecnologias web. Grande parte dos serviços públicos utiliza Java , sendo este essencial para quem presta serviços na área financeira e jurídica assim como para o acesso às plataformas de compras do estado.

A questão que coloco é, quando for feita a quebra definitiva, os serviços públicos vão já ter uma solução alternativa ?

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos