Home Hardware Discos OCZ Vertex II 60GB

Conclusão

Tendo tido a oportunidade de utilizar este SSD da OCZ por bastante tempo, não notei nunca nem stutter (bloqueios durante grande carga no disco), nem um decréscimo de performance que se notasse no dia-a-dia. Contudo, claro, o HDTach já não apresentava o gráfico direitinho, mas mais um género de gráfico de altímetro de uma qualquer prova de BTT, onde a performance oscilava entre os 140MB/s e os 240MB/s. Resta salientar que durante este período o disco nunca foi deixado em “repouso” para que o TRIM, que tenta diminuir a perda de performance ao longo do tempo, funcionasse devidamente, e que o espaço livre é de apenas 5GB.

A nível de performance não há nada a comentar, segundo o ATTO Disck Benchmark, o mais fiel à real capacidade do disco, verificou-se uma performance avassaladora. A introdução deste controlador da SandForce na gama de SSDs da OCZ, revelou-se um excelente passo em direcção ao futuro, e uma boa manobra para ultrapassar a concorrência.

Depois de já ter testado três SSDs, e todos eles diferentes, continuo a dizer, que a compra de um disco destes continua a ser um dos melhores investimentos que se pode fazer num computador! Até há bem pouco tempo os discos eram o “bottleneck” dos nossos computadores, não acompanhando o crescente aumento de fluxo de dados, e a elevadíssima capacidade de processamento dos nossos processadores.

Como defeito, aponto o preço, que se deve ao facto de ser uma tecnologia recente, e que ainda muito tem muito para dar ao mercado. Quanto ao espaço, e para quem joga, ou utiliza programas que ocupem bastante espaço, os 60GB podem ser bastante curtos, talvez aqui a versão de 120GB seja a que melhor se enquadra, sem entrar em preços astronómicos

Recomendo este disco a quem quiser ter um excelente SSD, com boa durabilidade, e que queira entrar neste fantástico mundo. Digo com toda a certeza, não se irão arrepender!

Resta-me agradecer, em nome do LILIREVIEWS, à OCZ pela disponibilidade.

Páginas: 1 2 3 4 5

0 Comentários a este artigo
  1. O disco tem um desempenho excelente e a review acompanha. acho que o preço não é só o único ponto negativo, a capacidade também é. para quem procura um disco para colocar os programas, acho 60Gb pouco. hoje em dia os jogos já ocupam muito espaço e normalmente temos pelo menos 5 jogos instalados simultaneamente, para não falar de outros programas, como photoshop e assim que acabam por ocupar também muito espaço.

  2. Boas!

    Obrigado Filipe, nem me lembrei desse pormenor, visto que quase não jogo. Vou adicionar, pois para quem realmente se dedica ao gaming, 60GB são realmente muito pouco.

    Cumprimentos!

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos