Home Hardware Discos OCZ Vertex II 60GB

Vista Detalhada

A OCZ ao lançar esta gama de SSDs, lançou também o controlador SandForce SF-1200, que nos traz alguma inovação no que a controladores diz respeito. A SandForce optou por desenvolver um algoritmo e compressão de dados em tempo real, que permite que este SSD seja bastante rápido a nível de IOPS (Input Output Operations), bem como na escrita/leitura de dados comprimíveis. A própria OCZ recomenda o uso do programa ATTO Benchmark para que os resultados sejam os mais fiéis à real capacidade do disco. Isto irá explicar o porquê de em certos programas a performance não ser o que se espera.

O SF-1200 suporta ainda os chips de memória NAND com processo de fabrico a 34nm, que são os utilizados neste SSD, sendo do tipo MLC (multi-level cell).

Podemos ver as ligações de alimentação SATA, e o conector para SATAII. Por impossibilidade técnica, e como é hábito aqui no site, não irei abrir o disco para poder analisar os circuitos integrados. Ao contrário de alguns modelos, este SSD permite actualizações por software do firmware do controlador, facto que a OCZ faz questão em não esquecer, sendo que continua, mesmo à data desta análise, a lançar actualizações. O SSD desta análise está actualizado com a versão 1.24.

A actualização por firmware é feita facilmente através de uma ferramenta desenvolvida pela OCZ, o OCZ Toolbox:

Além da actualização de firmware, esta ferramenta permite-nos fazer um “Secure Erase” que eliminará os dados todos do disco, e tentará repor a sua performance o mais próximo do que era quando foi construído.

A actualização só poderá ser feita se a drive estiver como disco secundário, ou seja, não esteja a correr o sistema operativo. Apesar de uma actualização tipicamente NÃO corromper dados, nem tão pouco eliminar os mesmos, é aconselhado sempre fazer backup do conteúdo, como medida de precaução. Fica o aviso, no entanto de todas as vezes que actualizei o disco não tive qualquer problema de maior.

Esta ferramenta permite-nos ainda aceder aos dados de S.M.A.R.T do disco, entre outras informações:

 

A título de curiosidade, e visto que existem várias optimizações que se podem fazer ao sistema operativo para evitar um maior desgaste no disco, bem como para optimizar a sua já altíssima rapidez de funcionamento, existe esta pequena ferramenta da Elpamsoft, chamada SSD Tweaker, fica então o link para download:

http://elpamsoft.com/Downloads.aspx

Páginas: 1 2 3 4 5

0 Comentários a este artigo
  1. O disco tem um desempenho excelente e a review acompanha. acho que o preço não é só o único ponto negativo, a capacidade também é. para quem procura um disco para colocar os programas, acho 60Gb pouco. hoje em dia os jogos já ocupam muito espaço e normalmente temos pelo menos 5 jogos instalados simultaneamente, para não falar de outros programas, como photoshop e assim que acabam por ocupar também muito espaço.

  2. Boas!

    Obrigado Filipe, nem me lembrei desse pormenor, visto que quase não jogo. Vou adicionar, pois para quem realmente se dedica ao gaming, 60GB são realmente muito pouco.

    Cumprimentos!

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos