Home Hardware Discos OCZ Agility 120GB

IOMeter

Este programa foi criado inicialmente pela Intel, e permite-nos criar testes personalizados, sendo por isso, muito apreciado pelos reviewers. Os resultados obtidos podem ser em IOPS ou em MB/s. Para este teste, utilizaram-se dois testes, um com escrita/leitura sequencial de um ficheiro com 512KB de tamanho, e outro com leitura/escrita aleatória com um ficheiro de 4KB de tamanho, para simular a maioria da carga sofrida por um disco.

Com este gráfico, é fácil ver que o SSD está muito à frente do Raptor, a sua performance é surpreendente, chegando aos 238MB/s em leitura sequencial.

CrystalDiskMark

Muito em voga agora com a chegada dos SSD, este programa efectua testes de leitura escrita aleatórios e sequenciais, com um tamanho de ficheiro pré-definido pelo utilizador. Neste teste foi utilizado um ficheiro de 100MB, correndo 5 vezes em toda a extensão do disco.

Resultados obtidos com o Raptor:

Resultados obtidos com o OCZ Agility:

Os resultados obtidos são semelhantes aos do IOmeter, com algumas excepções, mas são muito conclusivos, sendo bastante positivo notar que a performance com ficheiros pequenos, também é bastante boa para um SSD.

Futuremark PCMark Vantage

Este teste é uma estreia no Lilireviews, e optei por experimentar, pois possui um teste exclusivo para discos que corre vários programas que usamos no nosso quotidiano, e que nos fim nos apresenta um valor para comparação com outros discos.

No teste de productivity, as diferenças não são muito grandes, no entanto no HDD test, a diferença é abismal, isto por se tratar de um teste que assenta em rotinas que dependem muito das capacidades do disco, e não tanto de CPU ou memórias.

Tempos de Boot

Um dos testes que deixam os utilizadores mais boquiabertos, são os tempos de iniciar/encerrar de um SSD. Visto que o seu tempo de acesso é baixissimo, o acesso aos ficheiros torna-se muito mais rápido, e aqui ganham os tempos de iniciar, as buscas de ficheiros/bases de dados, bem como os tempos de loading dos jogos.

22 segundos desde o ecrã da BIOS até ao sistema estar estável é muito bom, no entanto é normal que este número suba com um sistema mais carregado, mas na pior das hipóteses irá para o valor do Raptor, que mesmo assim, também está com um Windows limpo e praticamente novo.

Páginas: 1 2 3 4 5 6

0 Comentários a este artigo
  1. Muito obrigado pessoal! Tivemos de retirar a review do site porque estava a interferir com o layout, mas neste momento está tudo em ordem!

    Fiquem atentos para mais novidades, e vão comentando!

    Cumprimentos.

  2. muito boa a review e o disco. falta agora choverem mais discos destes para haver comparação. pelo que tenho visto existem demasiadas marcas a lançar demasiados produtos quase sem diferença de desempenho. um gajo fica baralhado quando quer escolher um. precisamos de mais reviews a este tipo de material.

    marco, e uns SSD’s da Mushkin…? sempre gostei desta marca, tem bastante qualidade. difíceis de arranjar em solo nacional…

  3. Muito obrigado Filipe!

    É verdade, querem-se mais reviews a estes discos para haver termo de comparação, porque como se deu para ver, um raptor não dá grande concorrência.

    Quanto ao material da mushkin, também sou grande fã, vamos ver se o Marco faz das dele.

  4. “Mais do Mesmo”

    É como já foi dito, o mercado está “entupido” de SSDs MLC sem quase nada de diferente de entre modelos e/ou marcas.

    as diferenças são mínimas, e os preços também.

    contudo uma boa review, e sim um raptor apesar de ser rápido, não chega a um SDD , só um Raid é que já anda lá perto.

    Venham mais SSDs para comparar as diferenças e preços.
    Muskin é boa marca, mas á mais SSDs 😉

    cumps

  5. Muito obrigado pelos comentários! É sempre bom ler as vossas palavras.

    Relativamente aos SSDs, sim é verdade, usam os mesmos controladores, quase sempre os mesmo chips MLC e siga para o mercado. O que distingue as marcas são os firmwares, e algumas tecnologias que implementam. Um bom exemplo disso é a Western Digital, com os seus SSDs super fiáveis, dizem eles.

    Com um pouco de sorte, iremos receber os novos Agility 2 com o famoso controlador SandForce, para poder comparar com este. Fiquem atentos!

    Cumprimentos!

  6. parabens tiago review muito boa, continuo á espera de proximos trabalhos bons da tua autoria..

    um pouco cara, mas o trabalho continua a ser fantastico .p

  7. A review é muito boa sim e o disco também, o preço é que … va la… mas também não pode ser tudo barato depende do trabalho e o que foi investido no disco =)

  8. Boas 😉

    Acho que é a primeira review de um SSD que leio com atenção, ja sabia que batiam records dos discos mecanicos, nao sabia é que os batiam com tanta facilidade xD

    Eh pah, relativamente ao preço… 300€ por 120Gb não é pa qualquer carteira, nem de longe.. mas em relaçao a performance, que compensa, lá isso compensa 😉

    Grande review, grande disco xP

    Abraço

  9. Sugestão: no CrystalDiskMark fazer 5 testes com 100MB não faz qualquer sentido.

    É como o meu ISP me diz para fazer um speedtest com ficheiros de 1MB.
    Deve ser um valor que pelo menos seja 2x (?) maior à capacidade prevista.

    Isto é. Se o disco lê 239MB/sec demorou uns meros 0.4sec a fazer o teste.

    O erro aqui por extrapolação pode ser abismal e levar a interpretações erradas.

  10. Boas,

    Repara, o programa correu os 4 testes até atingir os 100MB isto 5 vezes, não correu um teste com 100MB 5 vezes, como dizes. Nenhum dos 4 ficheiros tem 100MB de tamanho, o maior que tens é 1024KB.

    Cumprimentos.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos