Home Notícias O mais potente supercomputador do mundo é dos EUA

Chama-se Sequoia, vem dos EUA e é o mais potente supercomputador do mundo, destronando finalmente após dois anos o K Computer da Fujitsu, situado no Japão.

O novo supercomputador é fabricado pela IBM com processadores Power BQC 16C 1.60 GHz e no total tem uns modestos 1.572.864 de cores.  Está instalado no Departamento de Energia Lawrence Livermore National Laboratory, na California, ajudando em simulações com vista a evitar testes de armas nucleares no subsolo.

O Sequoia conseguiu destronar o computador japonês por uma boa margem, sendo capaz de processar 16.32 Petaflop/s contra os 10.51 Petaflop/s do K Computer. Para dar uma ideia do poder computacional do Sequoia, ele é capaz de calcular em apenas uma hora, o que levaria 6.7 biliões de pessoas em 320 anos com máquinas de calcular tradicionais, a trabalhar sem parar 24 sobre 24 horas.

A nível energético, são necessários 7.9 megawatts para alimentar este supercomputador, que nem parece muito, se tivermos em conta o 2º da lista, que consome 12.6 megawatts.

Podem ficar aqui com o top 10 mundial:

Fonte » http://www.bbc.co.uk/news/ | http://www.top500.org/

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos