Home Hardware Caixas Review NZXT S340 Razer Edition

Pontuação
Qualidade - 10
Aspeto - 9
Espaço interno - 8
Ventilação - 8

A NZXT é uma marca muito conhecida pelas suas caixas, fontes de alimentação e sistemas de refrigeração, entre outros produtos.
Hoje trazemos a NZXT S340 Razer Edition, na qual a NZXT e a Razer uniram forças novamente para nos fazer chegar mais uma caixa com um design maravilhoso.
NZXT S340 Razer Edition

Especificações
Garantia 2 anos
Dimensões 445mm (A) x 200mm (L) x 432mm (C)
Motherboards Suportadas Mini-ITX, Micro-ATX, ATX
Slots de Expansão 7
Gama Mid-tower
Material Aço Galvanizado
Ventoinhas (2x) 120mm ou (2x) 140mm
Painel Superior Botão de Ligar/Desligar;(2x) USB 3.0; Jacks para Headphone e Microfone
Preço ~100€

Embalagem e conteúdo

A NZXT apostou não só na caixa em si como também na sua embalagem. Ao contrário de muitas outras embalagens no mercado, esta, de cor preta, traz na sua frente uma imagem quase em tamanho real da caixa no seu interior.
NZXT S340 Razer Edition
Na lateral esquerda da caixa encontram-se as especificações da NZXT S340, indicando inclusivamente os espaços livres para os radiadores e coolers que podem ser instalados no sistema.
Temos ainda na parte traseira da embalagem alguns dos pontos fortes da caixa, bem como mais alguma informação disponibilizada em 8 línguas.
NZXT S340 Razer Edition
A caixa é acompanha pelo material básico: parafusos para a motherboard, para os discos de armazenamento internos, um thumb screw e um parafuso stand off extra, tendo ainda um adaptador para estes últimos. A NZXT inclui também 10 zipties para ajudar o utilizador na arrumação dos cabos. Porém, nesta caixa não vieram nenhuns autocolantes da Razer como é habitual nos seus produtos.
NZXT S340 Razer Edition

Para os que preferem ver o unboxing:

Considerações do Exterior

A NZXT S340 Razer Edition é uma caixa do tipo mid-tower que se encontra no mercado. Existem várias versões da NZXT S340 que, incluindo a Razer Edition, tem ainda: preta, preta-azul, preta-vermelha, branca.
Além de um acabamento em preto mate, esta caixa tem muitos mais extras, como por exemplo, os leds verdes que se encontram na parte de baixo da caixa e na parte frontal com o símbolo da Razer.
Com 44,5cm de altura, 20cm de largura e 43,2cm de cumprimento, é toda feita de aço com a exceção da sua janela em plástico e pés em borracha. Dado que 90% do corpo da caixa é constituído por aço, a NZXR e a Razer asseguram, assim, uma melhor estrutura, rigidez, e maior durabilidade.
NZXT S340 Razer Edition
A parte frontal da NZXT S340 Razer Edition é bem simples, sem baias para instalar drives óticas, apenas com o logotipo da Razer em tamanho médio que, com os leds ligados, lhe confere um certo charme.
NZXT S340 Razer Edition
No topo da caixa encontramos o botão de ligar/desligar com iluminação verde, duas entradas USB 3.0, jacks de 3.5mm para áudio e microfone, não contendo nenhum botão de para reset. Tem ainda uma abertura, que condiz com o design, para melhor fluidez de ar.
Enquanto que o painel lateral direito é completamente em preto mate, o painel lateral esquerdo tem uma janela de acrílico escuro que, sem nenhum tipo de iluminação interior, faz com que não se consiga visualizar muito bem o hardware. Por outro lado, o facto de a janela estar numa faze lateral impede que alguns coolers não possam ser usados nesta caixa. Além disso, nenhuma das laterais está preparada para a instalação de ventoinhas.
NZXT S340 Razer Edition
A parte traseira da NZXT S340 Razer Edition tem a habitual zona de instalação da fonte de alimentação, que a permite ser retirada juntamente com a fonte para facilitar a sua instalação. Oferece também sete slots de expansão com tampas removíveis, entradas de ar, encaixe do espelho da motherboard e o botão para ligar ou desligar os leds verdes que já se encontram previamente instalados na caixa.
Na parte inferior da caixa temos os pés de borracha e um filtro de ar completamente dedicado a fonte de alimentação, de fácil acesso e instalação.

Considerações do interior

No interior da NZXT S340 Razer Edition, no que toca a espaçamento, como a caixa não tem slots de drivers, podemos contar com esse espaço extra.
A caixa é compatível com Mini-ITX, Micro-ATX e ATX (nas motherboards do formato ATX é aconselhado tirar os slots de SSD ou HDD de 2.5’, de forma a facilitar a sua instalação). Relativamente a placas gráficas, é possível instalar placas de até 364mm (radiador incluído nestas medidas).
NZXT S340 Razer Edition
Em termos de refrigeração, a NZXT S340 Razer Edition vem com duas ventoinhas de 120mm instaladas, como previamente indicadas, uma no topo e uma na trazeira da caixa, contém dois filtros que se encontram na frente da caixa, para radiadores, e na parte inferior da caixa, para a fonte de alimentação.
Tem dois slots para SSDs ou HDDs de 2.5’ no topo do separador da fonte de alimentação e dois slots de HDD de 3.5’, que ajudará a esconder os cabos.
No que toca a espaço para arrumação e organização, a caixa fornece mais que suficiente, o que é importante para quem se preocupa com a arrumação do computador. Relativamente a espaço, conta com aproximadamente 1,5cm entre o suporte e a lateral, dependendo da zona da caixa. Tem ainda alguns suportes para ajudar a arrumação dos cabos, com o zipties e entre os dois slots de HDD de 3.5’ e o espaço para a fonte de alimentação, existe também espaço para esconder os cabos.
NZXT S340 Razer Edition

Montagem

A instalação de um sistema completo na NZXT S340 Razer Edition é fácil, com espaço mais do que suficiente para esconder a desarrumação dos cabos. Na instalação da motherboard, se esta for de formato ATX, aconselho a retirar os dois slots de SSD ou HDD de 2.5’ que se encontram no topo do separador da fonte de alimentação e discos de 3.5’, de forma a facilitar a sua instalação. O dissipador do CPU pode ser montado posteriormente, mesmo que este tenha backplate, visto que a abertura na zona do socket é grande o suficiente para a sua instalação e/ou manutenção.
NZXT S340 Razer Edition
A instalação do SSD mostrou-se um pouco complicada devido ao cabo de alimentação não facilitar o encaixe do slot do SSD na caixa, mas é apenas algo que um pouco de carinho não resolva. A instalação do HDD de 3.5’ foi fácil e a arrumação dos cabos também.
NZXT S340 Razer Edition
A fonte de alimentação tem de ser instalada virada para baixo, de forma a ter acesso a entrada de ar. A instalação da fonte é muito simples, graças ao seu suporte para a montagem da mesma.
NZXT S340 Razer Edition

Considerações finais

A NZXT tem apostado em caixas com design simples mas apelativo onde o resultado pode ser visto na S340 Razer Edition.
As duas tiras de led verde na parte inferior da caixa e o símbolo Razer iluminado por leds verdes na frente, confere a caixa o aspeto simples e apelativo já conhecido da Razer. Os pés da caixa são de borracha e eleva a caixa o suficiente para a fonte de alimentação ter um bom fluxo de ar.
Contudo, a pintura mate ganha, na mesma, marcas de manuseamento, por vezes difíceis de tirar. Por outro lado, a facilidade com que esta estalou em redor dos parafusos é desculpável, pois o aço usado é aço galvanizado que protege contra a ferrugem.
NZXT S340 Razer Edition
A caixa é estruturalmente bem resistente, com ou sem portas colocadas, sendo maioritariamente feita de aço e havendo, porém, alguns detalhes em plástico. Pode observar-se que não tem nenhumas pegas para facilitar o seu transporte, mas com um peso de aproximadamente 7,29 kg sem sistema instalado, o seu transporte não é muito difícil.
A S340 Razer Edition da NZXT é uma caixa muito simples de usar, desde os thumb screws até ao espaço para esconder os cabos, permitindo a qualquer utilizador conseguir montar o sistema sem complicações.
Um toque que falta à S340 Razer Edition seria um filtro de ar para a ventoinha superior, pois sem este filtro, a caixa acumula muito pó no seu interior, e um filtro melhor para a fonte de alimentação. Outro ponto a salientar, que se pode notar nas fotografias é o nível de transparência da janela em plástico.

O preço é um sempre um fator importante na compra de uma caixa e com a NZXT S340 Razer Edition a rondar os 100€, apesar de razoável para a qualidade e características da caixa, temos de contar com alguns aspetos menos cuidados.

Pontos fortes

  • Qualidade
  • Aspeto
  • Iluminação led verde
  • Pés em borracha

Pontos fracos

  • Falta de filtro de ar
  • Opacidade da janela
Pontuação
Qualidade - 10
Aspeto - 9
Espaço interno - 8
Ventilação - 8
Autor
Ola, sou o Bruno, grande adepto das novas tecnologias e do seu funcionamento, bem como de todos os tipos de jogos.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos