Home Notícias As novidades do Windows 10

Durante a semana anterior foi grande a movimentação de informação e as novidades em torno do windows 10. Agora que o alvorouço começa a acalmar podemos resumir as novas novidades do Windows 10 e o que o utilizador pode esperar de diferente.

924518960967924879
O menu iniciar regressa mas com nuances do Windows 8 e os seus live tiles, que podem ser redimensiondos e reorganizados a gosto. O objetivo da Microsoft passa pela personalização para que nós possamos criar um menu de start ao nosso gosto. Outra novidade é que passa a ser possivél pesquisar na internet a partir do start menu da mesma maneira que nos habituamos a pesquisar por programas e ficheiros através deste.

924518961085008271

As aplicações da ModernUI, ou aplicações Metro, desprendem-se do full screen e estão agora em janelas. Isto é algo que já tinhamos visto em Abril, a partir de agora chamam-se “Universal Apps” e funcionam como qualquer outro programa.

924518961135648655

À semelhança de soluções oferecidas pela concorrência, é adoptada agora tambem pelo Windows uma visão geral de todas as aplicações que estamos a executar e ainda abrir multiplos ambientes de trabalho. Este modo é lançado através de um botão novo na barra de tarefas, o botão de “task view”.

windows-10-technical-preview-snap-helper-view

O aero snap também vai sofrer atualiação e existe agora a possibilidade de ter 4 janelas abertas ao mesmo tempo, o novo aero snap mostra ainda um preview da janela no espaço livre para que se possa facilmente optar pela janela que queremos vizualizar.

A cortana, a assistente pessoal da Microsoft, vai estár disponivél em todos os dispositivos com o windows 10, foi afinada e está mais inteligente. Na demonstração, em tempo real, foram feitas algumas questões rápidas sobre a meteorologia, voos, localização e a assistente respondeu prontamente. A Cortana tem agora 7 idiomas em que pode funcionar, e será certamente uma ajuda para uns e um brinquedo para outros.

Com o objectivo de ter uma plataforma de comunicação única e transversal a todas as versões do Windows (Desktop e móvel), o Skype irá estar integrado no Windows 10 passando a ser  principal ferramente de comunicação entre os utilizadores do Windows.

Uma surpresa agradavél é a atualização da linha de comandos, que passa a primitir o uso de atalhos de teclado para colar texto, parece uma melhoria pouco relevante mas para os utilizadores da cmd irá fazer diferença.

 

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos