Home Hardware Dissipadores Noctua NH-C12P SE14

Vista Geral

O Noctua NH-C12P SE14 é um dissipador baixo e bastante robusto. A sua forma é parecida a um “C” o que ajuda a ter alguma refrigeração activa na zona de alimentação do processador, nas memórias e também chipset poupando ainda espaço em altura uma vez que apenas tem 114mm já com a ventoinha instalada!


Uma forma fácil de perceber as dimensões do dissipador é comparando-o com alguma coisa que estamos habituados a ter na mão. Não, não vou comparar com o que vocês estão a pensar! Isso é matéria de outro tipo de sites e como aqui gostamos de manter as ideias frescas, fica a comparação com a famosa mini para se ter uma ideia aproximada da altura.

Já agora aproveito para um pequeno apontamento sobre os 152mm de comprimento sobre os quais ainda não tinha feito qualquer referência.

As alhetas são bastante espessas e espaçadas para permitir a melhor dissipação com a combinação do dissipador e a ventoinha NF-P14. Na área de dissipação podemos ver que a certa altura há uma interrupção das alhetas e vemos apenas o heatpipe de cada ponta. Este pormenor não só pretende melhorar a refrigeração dos componentes da motherboard, uma vez que o ar fresco vindo da ventoinha passa sem qualquer obstrução, como também é o espaço que vamos utilizar para aparafusar o dissipador.


Este dissipador tem 6 heatpipes de espessura considerável que asseguram o transporte do calor desde a base até a área de dissipação, atravessando completamente as 44 alhetas.

Aqui podemos ver a extremidade de cada heatpipe e também o logótipo da Noctua gravado na última alheta.

Há uma série de alhetas que estão em contacto directo com a base para garantir que o calor começa a ser dissipado de imediato e este “tronco” serve também para dar uma estrutura mais sólida ao dissipador.

Embora tenha um peso considerável, não há qualquer risco de segurança em montar o dissipador e até mesmo deslocar o PC com ele montado. Isto é graças ao sistema de fixação da Noctua, que neste caso, já vem praticamente montado.

A base do dissipador não é espelhada nem completamente lisa. Tendo em conta que as pastas térmicas de topo, incluindo a Noctua NH-T1, são viscosas, as micro rugosidades ajudam a espalhar uniformemente a pasta pela superfície do processador e a evitam o aparecimento de bolsas de ar que prejudicam a condução térmica em larga escala.

Páginas: 1 2 3 4 5 6

0 Comentários a este artigo
  1. ora boas
    mais uma exelente review
    sem duvida e um bom cooler mas eu pessoalmente nao gosto dele
    e mesmo mt grande as marcas cada vez apostam mais em coisas de gande
    dimenssao e rubustex 😀
    gosto de ter o meio do Pc sem nada “grandes calhaus” tipo coolers desses
    por isso que optei por Wc.
    nao gostei mesmo nada da parte em que as memorias mal se pode mexer ou termos que as ter nas ultimas 2 slots etc.
    mas tens aí mais um optimo trabalho continua

    Cumpz M3t4l Broly

  2. Boa Review, e mais um cooler a ter em conta.

    parece ser uma boa compra para certas caixas em, que cooler “altos” nao caibam, ou que se tenha que remover as fans laterais.

    continuação de boas reviews 😉

  3. Review 5* e um dissipador da Noctua muito bom.
    E é verdade, a organização dentro da caixa é mesmo diga de se ver, tudo muito organizadinho, muito bom.
    Há já agora, montar um dissipador é assim tão difícil como parece ou é impressão minha ?

  4. Sem duvida um excelente cooler a um preço bastante apropriado. Só é pena roubar um pouco de espaço às memórias. Excelente review, Marco. Espero que mais reviews desta qualidade saiam do forno brevemente.
    Um abraço

  5. Há, ok @Marco , e tipo aquilho do AMD set e INTEL set depende do computador não é ? se for amd usar o amd e intel usar intel certo?

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos