Home Hardware MSI N285GTX OC SuperPipe

Pode-se verificar através da observação do gráfico que o jogo é bastante fluído em qualquer uma das gráficas mesmo a 1920 x 1200.

Previsivelmente a placa da Nvidia tem uma vantagem de aproximadamente 5 %, fruto das optimizações do jogo para esta plataforma.

Mais uma vez, ambas as placas escalam de forma bastante idêntica com a resolução.

Assim sendo liguei então o filtro anisotrópico para o máximo (16x) e corri novamente os testes.

Conforme se pode constatar no gráfico e comparando com o gráfico anterior o custo de ligar 16 x AF na N285GTX é muito baixo. Já com a HD 5850 as coisas não correm tão bem e sofre um impacto de performance à volta dos 10 – 15 %.

Far Cry 2

Este shooter africano da Ubisoft é um dos títulos mais sonantes do momento e para além disso tem um motor deveras interessante – o Dunia. Desenvolvido a partir do Cry Engine original e suportando directX10 este motor é agora optimizado para processadores com vários cores e até sistemas com mais do que um processador.

Destaco ainda a excelente qualidade da ferramenta de benchmark que já vem incluída no jogo, todos os jogos deveriam ter uma ferramenta deste género.

Para os testes utilizei a demo “Ranch Small” que dura cerca de 1 minuto e oferece múltiplas explosões, efeitos de fogo e bastante utilização de inteligência artifical levando tanto o CPU como o GPU a níveis de stress consideráveis.

Todas as definições de qualidade e performance foram alteradas para o máximo, todos os efeitos activados e os testes foram feitos, obviamente em DirectX 10.

Estes resultados mostram-nos que este jogo é irrepreensivelmente jogável com qualquer uma das gráficas, mesmo em resoluções mais elevadas. A HD 5850 apesar de ter uma performance francamente superior neste jogo não escala tão bem quanto a N285GTX perdendo mais performance com o aumento de resolução.

Ao ligar o Anti aliasing este jogo revela-se bastante penalizante principalmente para a gráfica da ATI que perde mais de 30% de performance contra 20% por parte da placa da Nvidia. Se a isso aliarmos a escabilidade mais baixa da HD 5850 obtemos um resultado muito aproximado em ambas, sendo que a N285GTX oferece melhor jogabilidade à medida que as resoluções vão engrandecendo.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

0 Comentários a este artigo
  1. Excelente review. 😛 Eu li bastantes quando estava à procura da minha gráfica e acabei por escolher a 5750 que tinha um preço mais acomodativo. O facto da 285 ter 2 saídas dvi chateia-me um pouco, porque uso apenas 1 monitor e preferia ter já 1 hdmi e 1 dvi como default, mas percebo a escolha da MSI. E tem um S-Video também hehe, que retro, quem usa isso? :d

  2. Excelente review!! Nota-se que o Sr. David Resende percebe disto!
    Quanto à gráfica em questão parece me que seja uma boa solução para uma utilização dita “normal”, isto é, conseguir jogar nos últimos jogos do mercado sem grandes problemas, o pior, como disse o Sr. David Resende é ser mais cara que a ATI, para mim é a única desvantagem…

    PS: “Esta review é a quinta maravilha” 😀

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos