Home Hardware MSI N285GTX OC SuperPipe


MSI NGTX285 SP OC 1

MSI NGTX285 SP OC

A gráfica que vamos falar é a MSI N285GTX Super Pipe OC. Com um nome tão elaborado pode facilmente ser confundido com algo construído pela NASA para mandar para órbita. No entanto a realidade é bastante mais simples e dissecando o nome por partes verificamos que naturalmente se trata duma placa gráfica lançada pela marca MSI, a nomenclatura N285GTX indica-nos que é baseada na placa Nvidia 285 GTX, as palavras Super Pipe evidenciam um dissipador de calor customizado e a sigla OC que significa “overclock” revelam-nos que esta placa vem modificada de forma a ser mais rápida que a placa de referência da Nvidia.

MSI NGTX285 OC SP backplate

MSI NGTX285 OC SP backplate

Falemos então da marca, a MSI (http://www.msi.com) ou Micro-Star International é uma fabricante tailandesa de componentes electrónicos e uma das maiores fabricantes de motherboards e placas gráficas do mundo. Fundada em 1986 é hoje em dia uma marca de referência no que toca a produtos overclock, tendo sido até a marca a lançar a primeira motherboard de overclock do mundo em 1987. Vamos ver o que nos reserva desta vez.

GeForce GTX 285

GeForce GTX 285 placa de referência

Quanto à Nvidia GTX 285 (nome de código GT200b) é a placa de único “processador gráfico” mais rápido até à data. Sucessora da GTX 280 (GT200), a anterior rainha da Nvidia, diferencia-se da mesma principalmente pelo processo de fabrico que foi alterado de 65 para 55 nm o que lhe permite ser mais fresca e mais rápida enquanto consome menos 53 Watts de pico (236 vs. 183 W). A velocidade de relógio do core passou de 602 para 648 Mhz (+7.6%), a do shader aumentou de 1296 para 1476 Mhz (+12%) e as memórias sofreram também um aumento de velocidade na ordem dos 12 % (2214 para 2484 Mhz). Adicionalmente espera-se também uma capacidade de overclock superior como tem vindo a ser normal nas mudanças de processo de fabrico. Pelo menos no papel, esta mudança não é nada má e é mais do que bem-vinda para os mais sensíveis ao calor se tivermos em consideração que as configurações SLI de GTX 280 foram muitas vezes utilizadas para substituir aquecedores de pés! 😆

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

0 Comentários a este artigo
  1. Excelente review. 😛 Eu li bastantes quando estava à procura da minha gráfica e acabei por escolher a 5750 que tinha um preço mais acomodativo. O facto da 285 ter 2 saídas dvi chateia-me um pouco, porque uso apenas 1 monitor e preferia ter já 1 hdmi e 1 dvi como default, mas percebo a escolha da MSI. E tem um S-Video também hehe, que retro, quem usa isso? :d

  2. Excelente review!! Nota-se que o Sr. David Resende percebe disto!
    Quanto à gráfica em questão parece me que seja uma boa solução para uma utilização dita “normal”, isto é, conseguir jogar nos últimos jogos do mercado sem grandes problemas, o pior, como disse o Sr. David Resende é ser mais cara que a ATI, para mim é a única desvantagem…

    PS: “Esta review é a quinta maravilha” 😀

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos