Home Notícias MasterCard testa novo sistema de autenticação por “Selfie”

Hoje em dia, a palavra selfie é uma das mais usadas no nosso vocabulário e é recorrente vermos pessoas paradas no meio do caminho com um telemóvel no ar e a sorrir. A maioria das pessoas chega inclusive a tirar mais selfies por dia do que a beber copos de água.

selfie-significado

Já que as selfies são tão acarinhadas pelos utilizadores e tão utilizadas a nível mundial, porque não adaptar  o nosso negócio para ir ao encontro desta escolha do utilizador? É exactamente o que a MasterCard quer fazer, como alternativa aos seus tradicionais Cartões de Crédito físicos, possibilitando ao seu utilizador fazer compras através de uma simples fotografia do seu rosto.

Tudo isto tende para ser muito fácil e cómodo para o utilizador, sendo que no momento da compra apenas tem que escolher este novo método de pagamento e receberá, no seu Smartphone, uma mensagem que o reencaminhará para uma aplicação onde será capturada a selfie e posteriormente comparada com referências guardadas, para que a identidade do utilizador seja confirmada e o pagamento validado.

A MasterCard está inclusive a pensar disponibilizar também o método da impressão digital para o mesmo efeito, uma vez que já existem vários equipamentos que permitem o reconhecimento de impressões digitais.

Para efeitos de teste, a empresa irá lançar um programa piloto que irá envolver apenas 500 utilizadores e, depois das conclusões retiradas e caso o feedback seja positivo, este novo método de pagamento irá chegar num futuro muito próximo a todos os seus clientes. Foram inclusive feitos acordos com empresas como a Apple e a Google para que este programa pudesse realmente ter sucesso e estão também a tentar chegar a uma concordância com vários bancos.

A utilização da biometria(estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos) não é propriamente uma novidade e muitas empresas estão a explorar esta área como alternativa aos sistemas tradicionais de passwords . Um exemplo conhecido pela maioria, é o do desbloqueio facial nativo dos Smartphones Android.

Se tudo correr bem, a expressão “Pagar com os olhos da cara” passará a ter uma aplicação muito própria no nosso dia-a-dia!

 

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos