Home Notícias macOS prepara-se para ser rei

Nos últimos anos temos percebido a tendência para ter um só sistema operativo para várias plataformas e é por aí que a Apple entra agora como macOS.
Durante um evento dedicado a programadores, a Apple anunciou que o nome do sistema operativo para Desktops irá mudar de OSX para macOS.

A mudança será efectuada para desktops: o até agora OSX vai chamar-se macOS. O actual e futuro antigo nome, era usado pela Apple há cerca de 15 anos mas agora passa a ter as 4 plataformas com um esquema ao nível do nome semelhante. O codename da nova versão é macOS Sierra e vai chegar no Outono a todos os utilizadores, com um public beta já este Verão.

lilireviews-macos-sierra-1

O macOS Sierra traz algumas novidades, como a Siri. Com a assistente digital da Apple no teu Mac, vamos poder usar a voz para pesquisar ficheiros, escrever mensagens, encontrar restaurantes próximos, adicionar eventos ao calendário, saber se chove amanhã, encontrar fotos do fim-de-semana na serra ou colocar músicas a tocar.

lilireviews-macos-sierra4

Vamos ainda poder encontrar a Siri na barra de menu ou na tua dock. Os resultados de uma pesquisa usando a assistente digital aparecem no lado direito do ecrã e podem ser guardados a qualquer momento no Notification Center do Mac.

Cada nova versão do macOS vem com várias novas funcionalidades, como a possibilidade de criar separadores em qualquer app ou de colocar um vídeo do YouTube a dar num canto do ecrã (Picture-In-Picture). Algumas dessas funcionalidade são pequenas e só as descobrimos ao fim de vários dias de uso. Outras são apanhadas pela imprensa e bloggers. O novo macOS Sierra chega no Outono, existindo um public beta já em Julho.

O serviço de pagamentos Apple Pay também estará disponível no Mac via Web e há um conjunto de optimizações ao nível dos ficheiros do icloud que permitirão melhorar até 5x o espaço ocupado no sistema. Todos os documentos do icloud passarão também a estar disponíveis em qualquer área de trabalho.

lilireviews-macos-sierra-2

Outra grande novidade do macOS Sierra é o chamado Universal Clipboard. Aqueles momentos de guardar temporariamente um texto para um chat ou para o search do browser para o que vamos fazer a seguir vai acabar. Com o Sierra, vamos poder copiar texto, imagens, vídeos ou outros objectos num iPhone e colar num Mac.
Vai ser ainda possível desbloquear o Mac (evitando inserir uma password) através do Apple Watch e usar o sistema de pagamentos Apple Pay (não disponível em Portugal) em websites, sendo que as autorizações continuam a ser feitas com o iPhone ou Apple Watch.

A nova versão do macOS promete uma melhor gestão do espaço de armazenamento disponível localmente, não só movendo os ficheiros que raramente são usados para o iCloud, como também ajudando a apagar conteúdos obsoletos ou duplicados, como app installers, caches ou logs. Por outro lado, a integração do iCloud Drive no Mac vai ser maior, com as pastas Desktop e Documents a poderem ser automaticamente sincronizadas e actualizadas, entre Macs ou dispositivos iOS, usando a “nuvem” da Apple. Actualmente, o iCloud é gratuito até 5 GB de armazenamento, sendo que existem planos pagos de 50 GB, 200 GB e 1 TB.

lilireviews-macos-sierra-3

A versão beta estará disponível já em Julho.

1 Comentário a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos