Home Notícias Linguagem Python – Nível Médio

Bem Vindos novamente ao nosso Tutorial da Linguagem Python. Desta vez iremos falar de temas um pouco mais complexos e que são um seguimento de tudo o que foi falado na primeira parte deste Tutorial.

Instruções de Decisão

As instruções de decisão são uma antecipação de condições que ocorrem ao mesmo tempo no programa, levando à execução de determinados procedimentos , conforme ditam as condições.

Estruturas de decisão avaliam várias expressões que produzem Verdadeiro ou Falso como resultado. O Programador apenas precisa de determinar qual ação tomar e quais instruções para executar se resultado for Verdadeiro ou Falso.

A Linguagem Python tem um aspecto muito interessante, que reside no facto de assumir valores diferentes de zero e valores não nulos como sendo Verdadeiro, sendo portanto o zero e o Nulo avaliados como Falso.

Existem 3 tipos de instruções de decisão na Linguagem Python:

  1. Instruções if: consistem numa expressão booleana (do qual resulta um valor Verdadeiro ou Falso) seguida por uma ou mais declarações.
  2. Instruções if…else: nada mais são do que uma instrução if (descrita acima) seguida por uma instrução else opcional que é executada quando a expressão é falsa.
  3. Instruções if..elif..else : Várias instruções if, com a possibilidade opcional de um else onde são avaliadas mais do que uma condição.

Exemplificando…

Para melhor compreensão, vamos construir uma instrução de decisão do tipo 3 acima referido, ou seja, uma instrução if..elif..else que vai avaliar uma dada operação aritmética :

Código:

Captura de ecrã de 2015-08-11 14-35-16

 

Output:

Captura de ecrã de 2015-08-11 14-37-39

Deve ter notado em algo estranho , o uso dos “==”. É muito simples: um “=” nada mais representa do que uma atribuição , isto é, dar valor a algo (variável, etc), enquanto que “==” representa uma comparação entre duas partes (duas strings, dois números, uma variável e um numero, etc )

Instruções Cíclicas

Em geral, as instruções são executadas sequencialmente, isto é, a primeira instrução é executada primeiro , a segunda em segundo e por ai em diante. No entanto, por vezes é-nos necessário executar um bloco de instruções um certo numero seguido de vezes. É então aí que surgem as instruções cíclicas.

A Linguagem Python permite ao programador utilizar 2 tipos de Instruções cíclicas:

  1. Ciclo while: Repete uma instrução ou bloco de instruções enquanto uma determinada condição é Verdadeira. Esta condição é sempre avaliada antes do corpo do ciclo ser executado.
  2. Ciclo for : Funciona como um “iterador”, executando uma instrução ou bloco de instruções e abreviando o código que faz a gestão da variável do ciclo.

Exemplificando…

Sabe contar até 10? Eu sei que é uma pergunta ridícula, mas é mesmo isso que vamos fazer- contar de 0 até 10 utilizando os dois tipos de instruções cíclicas que aprendemos. Vejamos então:

Código:

Captura de ecrã de 2015-08-11 14-51-50

 

Output:

Captura de ecrã de 2015-08-11 14-52-24

Para além das diferenças de sintaxe, há alguns pormenores que observamos e que destingem uma instrução da outra:

  • No ciclo for, é necessário descrever de forma implícita o intervalo de iteração, isto é, quantas vezes vamos executar o código, sendo que o limite superior não é incluso, portanto, se colocarmos um intervalo 0-10 o 10 não vai ser apresentado, uma vez que apenas vai até ao 9.
  • Já no ciclo while, é necessária uma variável auxiliar que necessita de ser incrementada à medida que o ciclo é executado, para evitarmos ciclos infinitos e para uma correcta utilização do ciclo.

 

Ficamos por aqui então na nossa Segunda Parte do Tutorial da Linguagem Python! Não se esqueça de praticar e colocar as suas duvidas através dos comentários ou do nosso Facebook.

Na próxima parte iremos falar de funções, listas , ficheiros e muito mais, portanto mantenha-se atento !

Divirta-se programando !

 

1 Comentário a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos