Home Hardware Discos Kingston SSDNow V Series 128GB

Testes e Resultados

Optei por testar o disco num portátil apenas, visto que apesar de dar para colocar num PC, este kit foi pensado para portáteis, e considero importante analisar as diferenças entre um disco de portátil com um SSD moderno.

O portátil utilizado foi um Dell Inspirion 1525, um dos modelos do programa e-escolas, isto porque aqui no Lilireviews apoiamos as iniciativas de divulgação e ensino das novas tecnologias.

Os primeiros testes foram feitos com o disco de origem do portátil, um WD Scorpio Blue de 5400RPM, que tem uma performance média tendo em consideração o segmento em que se insere.

Antes de se começarem os testes, fez-se o upgrade do Windows Vista para o Windows 7 x86 versão profissional tendo depois  dividido a análise de performance em duas partes. Primeiro efectuei os testes sintéticos de forma metódica, reduzindo as variáveis ao mínimo, para que se possam reproduzir no futuro e também para que os resultados obtidos sejam sempre coerentes com os anteriores. No final fiz alguns testes que representam algumas tarefas do quotidiano e que dependem muito do disco, como importação de fotografias para o Adobe Lightroom, compressão de ficheiros com o Winrar, tempos de boot, etc.

Testes Sintéticos:

HD Tach
Este programa testa a velocidade de leitura sequencial ao longo do disco, e era muito utilizado nos discos mecânicos (tipo Winchester), isto porque dava um gráfico bastante interessante onde que se podia analisar o decair da velocidade de leitura à medida que se chegava ao centro dos pratos. Como isso não acontece nos SSDs, cuja leitura se mantém virtualmente inalterável ao longo do disco, apenas o iremos utilizar porque ainda estamos a comparar um SSD com disco mecânico.

Gráfico do Disco WD Scorpio Blue de 5400RPM:

Gráfico do SSD Kingston SSDNow V Series 128GB:

Basta olhar para os gráficos para ver quem saiu em primeiro para esta corrida. Apesar do burst speed do WD ser superior, é algo que pouca ou nenhuma diferença faz no uso diário. A nível da leitura sequencial, tal como seria esperado, o SSD manteve um valor constate à volta dos 106MB/S, com um tempo de acesso baixíssimo na ordem dos 0.2ms em comparação com o WD que fez 49MB/s de média, com um tempo de acesso de 17.8ms!

HD Tune
Este programa é muito semelhante ao HD Tach, a vantagem é que nos permite fazer uma análise aos sectores do disco para saber se está com problemas, além de outros dados com a temperatura, valores mínimos e máximos.

Gráfico do Disco WD Scorpio Blue de 5400RPM:

Gráfico do SSD Kingston SSDNow V Series 128GB:

Visto que os resultados foram muitos parecidos, julgo que aqui não há muito mais a dizer, apenas que as ligeiras quebras na leitura devem-se a acessos do Windows ao disco durante o teste.

ATTO Disk Benchmark
Um dos programas que mais resultados sintéticos, tanto a nível da leitura como da escrita, apresenta é este. No final do teste cria um gráfico com os vários tamanhos dos ficheiros usados, permitindo-nos comparar directamente os valores obtidos, seja entre discos mecânicos como em SSDs.

Gráfico do Disco WD Scorpio Blue de 5400RPM:

Gráfico do SSD Kingston SSDNow V Series 128GB:

Agora que podemos ver com mais clareza o comportamento do SSD em vários testes, constata-se que abaixo dos 16KB a performance do disco mecânico é superior. Quando o tamanho do ficheiro é superior a 16KB, o SSD ultrapassa o WD com quase o dobro da velocidade. Muitos dos acessos feitos pelo sistema operativo ao disco andam em torno dos 4KB, portanto é natural que se note uma ligeira vantagem por parte do disco mecânico, contudo graças ao tempo de acesso mais baixo do SSD isso não se chega a notar no uso diário.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8

0 Comentários a este artigo
  1. Desde ja os meus parabens por este excelente artigo , uma pergunta os testes presumo que foram feitos com o disco com 50% de dados ou quase cheio certo?

    É que as velocidades sao bastante baixas nalguns testes.. tenho 1 destes e 4 da serie V+ mas de 64 gb , de salientar que as caixas sao diferentes , prefiro o look das que acompanham os que possuo , a nivel de velocidades os da serie V totalmente vazios ou com poucos dados atingem velocidades impressionantes , de facto como foi referido na Conferencia a qual presidi em Lisboa, da Kingston Portugal ,a Kingston esta a fazer um excelente trabalho para conquistar os seus objectivos para o mercado dos Ssd, pelas imagens parece me que foi testado em desktop , sendo este modelo de upgrade para portatil , seria interessante ter tambem um comparativo em Portateis..

    Os meus parabens ao Tiago pela review e a Lilireviews e ao Marco pelo bom trabalho que tem desenvolvido, e tem crescido imenso em pouco tempo, continuem assim!!!

    Abraço

  2. Boas Anselmo,

    Antes de mais, muito obrigado pelos comentários!

    Sim, neste caso tive de testar os discos com alguns dados, neste caso o Windows 7 e os programas de bench, o que deve de dar à volta de 20GB.

    Os testes foram feitos exclusivamente no portátil, dai não ter testado em vazio. A diferença nas velocidades podem vir já da degradação deste disco, e muito provavelmente da controladora do portátil, que não deverá de ser tão rápida quanto um ICH10R. Não obstante, gostaria de afirmar que em testes análogos, feitos por outros sites, não constatei grandes diferenças

    Cumprimentos!

  3. Muito boa review gostei do grafismo usado muito elucidativo das capacidades destes pequenos grandes discos.
    Keep up the good work , but dont forget to play.

  4. Boas,
    Mais uma excelente review, como de costume. Creio que é uma boa alternativa aos HDD’s, se bem que face a outros SSD’s pode não oferecer uma performance tão alta (pelo menos a versão de 64Gb era assim, pelas reviews que vi), no entanto, temos um preço bem mais baixo (em relações a modelos com a mesma capacidade de outras marcas) o que pode acabar por compensar.
    Um abraço

  5. Boas,

    Sim, em relação a um OCZ Agility, por exemplo, tem cerca de metade da performance, assim por alto. Contudo não deixa de ser uma excelente opção para o preço.

    Cumprimentos.

  6. Boas,
    Podes entao revelar a performance do OCZ Agility? De preferencia em utilização normal e nao tanto em outro tipo de testes que uma pessoa nao sabe muito bem comparar.

    Obrigado.

  7. Boas,

    Desde já obrigado!

    Penso que sim, pelo menos tenho visto as versões de 64GB por ai. De lembrar que a versão aqui testada foi a primeira.

    Cumprimentos!

  8. As temperaturas é que sao um bocado exageradas . .

    Recordo me que li numa revista, que um disco com temperaturas a 50ºC ja se começa a degradar !!

  9. Desde já o meu grande obrigado a todos pelos comentários!

    Vocês referem-se a que temperaturas? É que este disco não aquece praticamente nada…

    Cumprimentos!

  10. Não devem ler apenas a primeira página… As temperaturas a que se referem são as das especificações. Indicam as condições limite em que o SSD pode funcionar. Não sei se compreendem

  11. Nice review outra vez,

    Fui a Staples de Faro e encontrei uma trouxe-a para casa de 64GB por 100€ tava em promoção.
    Agora e filmar tudo com a minha camara xD .D

  12. mais uma optima review
    tb tenho um bixo desses mas e da G.skill
    acho que naodifere mt desse Kingston.
    gostei mesmo foi da caixa para poder fazer de externo.
    mas nada que estar INSIDE THE MACHINE 😀 e fazer ter aquelas velocidades
    que nos deixa de boca aberta.

    Cumpz M3t4l Broly

  13. @ M3t4l Broly também é um disco muito bom. Podes tentar correr os testes que eu corri aqui na review, para teres um termo de comparação, apesar do resto do material ser diferente.

  14. aqui é so coisas boas, mais um bom post. parabens !

    Ui, muito top !

    disco muito bom ..

    do melhor mesmo ! metal o teu parece ser bom quanto foi ?

  15. “@hAxx é verdade, os discos ssd são um caros realmente… Mas com muito boa qualidade e desempenho ”
    Spiritous – Para a performance deles, nao os acho caros.. Obvio que nao é um disco para a carteira de qualquer um.. 😉

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos