Home Hardware Kingston HyperX Genesis 1600MHz 8GB

Introdução

A memória DDR3 foi lançada no mercado no ano de 2007 e desde então tem evoluído imenso. A par desta evolução, o mercado tem aderido cada vez mais, o que faz com que os preços desçam consideravelmente. Hoje em dia, um kit de memórias com bastante qualidade já não fazem um rombo na carteira. E como existem inúmeras marcas e modelos para escolher, é relativamente fácil encontrar um modelo que nos encha as medidas. Hoje iremos testar um modelo da marca Kingston que tem a particularidade de ser um kit de 8Gb.

O modelo HyperX Genesis 1600MHz 8Gb é um kit constituído por dois módulos de 4Gb com um custo bastante acessível dada a capacidade total. Não há muito tempo atrás, este tipo de kit custaria para cima de 200€… Estes módulos não têm velocidades alucinantes mas têm como mais valia a sua grande capacidade. Este aspecto é muito importante e será referido mais à frente portanto vamos ao que interessa!

Acerca da marca

Fundada em 1987, a Kingston Technology Company é o líder mundial no que a memória diz respeito. A Kingston oferece mais de 2000 produtos suportados por qualquer tipo de equipamento desde computadores, impressoras, leitores MP3, cameras digitais e telemóveis. Em 2010, as vendas renderam à Kingston um montante muito próximo de 4.5 mil milhões de euros! Sediado em Fountain Valley na California, a Kingston emprega mais de 4000 funcionários de todas as nacionalidades. Conhecida como uma das melhores empresas empregadoras na America, a Kingston serve uma rede gigante de distribuidores, revendedores e OEM em todos os continentes!

Embalagem e Especificações

A embalagem é bastante simples mas mais do que suficiente. Toda a informação importante está na faixa autocolante que a sela. Assim, temos uma visão geral do que estamos a adquirir.

Estas são as características técnicas:

  • Capacidade: 2x4096MB
  • Frequência: 1600MHz (PC-12800)
  • Timings: 9-9-9-27
  • Tensão: 1.65V +/- 0.075V
  • Garantia vitalícia

Fotos

A Kingston usa nestes módulos um dissipador bastante simples mas funcional. A cor cinza destaca-os dos outros modelos, uma vez que esta tonalidade identifica a gama alta da marca. O design dos dissipadores, com aqueles reflexos de brilho, dá uma identidade única a estes modelos.

Outro aspecto importante é o baixo perfil dos módulos, nunca passando dos 30mm de altura. Esta questão é fundamental para sistemas refrigerados a ar que usem duas ventoinhas no dissipador do processador ou até mesmo com dissipadores de grande porte que se estendam por cima da zona das memórias.

Estes módulos, assim como tantos outros, suportam o Intel XMP (Extreme Memory Profile) que coloca a memória a funcionar a 1600MHz com latências 9-9-9-27 e voltagem de 1.65V. No entanto, os SPDs estão programados segundo o padrão JEDEC de 1333MHz com latências de 9-9-9 e voltagem de 1.5V. Os consumos situam-se nos 2.225W por módulo.

Testes

O sistema utilizado para testar este kit foi o seguinte:
Processador: Intel Core i5 750
Motherboard: Gigabyte P55A-UD7
Gráfica: AMD HD 6670 1Gb
Fonte de Alimentação: Gigabyt Odin GT 800W
Discos: Kingston SSDNOW V+100 64GB, Kingston SSDNOW V+100 96Gb e Samsung F1 1Tb
Memórias: Kingston HyperX Genesis 1600MHz 8GB

AIDA64

Colocando o sistema sem qualquer tipo de overclock, os resultados obtidos com este kit não são excelentes, mas também não são nada maus.

Fez-se um overclock às memórias até 1750MHz, com latências mais relaxadas, e os resultados obtidos foram um pouco melhores, mas sem grandes extravagâncias.

WinRAR

Os valores obtidos estão dentro dos padrões normais para este tipo de velocidade.

Super Pi

Os valores atingidos são bastante normais para este tipo de velocidade de ram, o que significa que a capacidade extra não adiciona benefício algum neste campo. Com overclock os resultados são muito idênticos, apesar de ser um pouco melhor.

x264 HD

Com um pouco de overclock há algum melhoramento mas como o overclock não é muito, a diferença também não é.

Devil May Cry 4

Após ter corrido várias vezes o teste, os resultados foram sempre os mesmos: com overclock os fps diminuem. Estranho, mas nem com latências mais apertadas melhorou.

Resident Evil 5

Neste teste não se verificou qualquer alteração significativa com overclock.

Conclusão

Antes de partir para o sumário da análise feita a este kit da Kingston é importante salientar alguns aspectos. Primeiro, devemos ter presentes que este é um kit de 8Gb e não de 4Gb. Os benefícios que se tiram da maior capacidade da memória prendem-se com aspectos específicos de cada programa em si e no modo como cada um desses programas usa essa capacidade extra, o que varia de programa para programa (nos quais se incluem os jogos). Portanto, incluir nos testes jogos que tirem benefícios deste ponto é muito redutor, uma vez que nem todos se comportam de modo igual. Por outro lado, o facto deste kit ser constituído por módulos de 4Gb dificulta imenso o overclock, daí que os valores atingidos não tenham ultrapassado os 1750MHz, pois este foi o máximo que as memórias permitiram, mesmo alterando valores de voltagem. Esta é uma das principais razões pela qual os overclockers costumam usar kits com capacidades mais pequenas e até apenas um módulo.

Tendo os pontos anteriores em consideração, devo dizer que este kit é uma excelente opção uma vez que concilia uma grande capacidade e desempenho a um preço extremamente acessível. Os valores de overclock atingidos, apesar de não serem muito elevados comparativamente com kits de 2x2Gb, são excelentes quando comparados com kits de igual capacidade de outras marcas. A

Resta-me agradecer à Kingston por nos ter cedido este exemplar.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos