Home Hardware Kingston DataTraveler HyperX 3.0 64GB

Introdução

A Kingston dispensa apresentações, é talvez dos fabricantes mais conhecidos de produtos NAND flash, como SSDs, pen drives USB, memórias de PC e cartões de memória de todo o tipo.

Oferece uma vasta gama de produtos, para todo o tipo de mercado e consumidor, desde material de baixa gama mais contido nos preços, até o material de alta gama para entusiastas.

O Lilireviews já teve o privilégio de testar vários produtos desta marca, e agora chega a vez desta pen drive topo de gama, a DataTraveler HyperX 3.0 de 64GB.

Como é de esperar, devemos estar perante um produto de enorme qualidade e com excelente performance, mas será que vai corresponder às expectativas?

Características

Capacidades: 64GB, 128GB e 256GB.
Dimensões: 74.99mm x 23.29mm x 15.9mm.
Velocidades máximas USB 3.0: 225MB/s de leitura e 135MB/s de escrita.
Velocidades máximas USB 2.0: 30MB/s de leitura e 30MB/s de escrita.
Garantia: 5 anos com suporte técnico 24/7.

Testes

A máquina utilizada para testes foi a seguinte:

  • Intel Core i5 2500K
  • Asus P8P67 EVO
  • G.Skill 8GB 1600Mhz DDR3
  • Corsair HX-620W

Foram depois usados vários testes para auferir as reais capacidades desta pen drive, nomeadamente:

  • ATTO
  • Crystal Disk Mark
  • AIDA64
  • HD Tune Pro

Deixemos então a conversa e vamos aos testes.

 ATTO 

As velocidades não são de estranhar, a marca promete máximos de 225MB/s em leitura e tal foi ultrapassado. No entanto, as velocidades de escrita neste teste ficaram um pouco aquém do anunciado, mas mesmo assim, foram conseguidas velocidades acima dos 100MB/s em alguns ficheiros, o que não deixa de ser muito bom igualmente.

O teste foi repetido uma segunda vez para eliminar qualquer anomalia que possa ter havido durante o teste de escrita, mas o resultado ficou inalterado.

Crystal Disk Mark 

Mais uma vez, os resultados saltam à vista, performance soberba em leitura e escrita sequencial, e mesmo em ficheiros 512K esta Kingston não se porta nada mal, com leituras na ordem dos 162MB/s.

Nota-se claramente que a pen não está otimizada para ficheiros 4K, o que é perfeitamente normal e justificável, visto o intuito deste equipamento não ser para instalar Sistemas Operativos, que fazem bastante uso de ficheiros 8K e 4K.

AIDA64

 

Não me vou repetir, porque os resultados falam por si. Leituras fantásticas, andando sempre acima dos 230MB/s. Uma nota também para o tempo de acesso, que é inferior a 1ms.

Os testes de escrita também não enganam ninguém, com uma média de 119MB/s e nunca baixando dos 117MB/s ao longo de todo o teste.

De salientar que, este teste em particular é muito exigente para o hardware e só o material de real qualidade e performance fazem boa figura neste teste do AIDA64.

HD Tune Pro

 

A Kingston HyperX mais uma vez a dar cartas, velocidades formidáveis ao longo de todo o teste, acabando com uma média de praticamente 224MB/s. O tempo de acesso também incrivelmente baixo, inferior novamente a 1ms.

Só a título de curiosidade, foi corrido o mesmo teste em USB 2.0 e as diferenças são por demais evidentes, quase 8x menos performance.

E como sei que muitos de vós gostam é de ver as coisas na prática, em situações do dia a dia, foi copiada para a pen drive uma pasta com 2.39GB de dados e as velocidades são surpreendentes, ultrapassando o que é anunciado pela própria marca.

Foi atingindo um valor de 137MB/s ao longo de toda a operação de escrita, em contraste com os 135MB/s de máximo anunciado pela Kingston.

Utilização

A DataTraveler HyperX 3.0, assim como toda a gama HyperX da marca, caracteriza-se pela qualidade e performance e, como seria de esperar, este produto não foge à regra.

O toque na pen é suave e pouco plástico existe, sendo coberta quase na totalidade por uma borracha de qualidade. Esta borracha não só protege a pen drive de eventuais quedas, como é muito menos propícia a riscos de qualquer espécie.

Mesmo sendo robusta e coberta por borracha, é incrivelmente leve e pouco volumosa, dando perfeitamente para usar num bolso sem se dar conta dela.

Conclusão

Os resultados falam por si, a performance desta pen drive em USB 3.0 não deixa ninguém indiferente e junta o útil ao agradável, rapidez e espaço de armazenamento.

A DataTraveler HyperX 3.0 consegue ler e copiar grandes quantidades de dados em pouco tempo, tornando-se num acessório muito útil para quem andar constantemente a mover dados entre PCs, não sendo necessário andar com discos rígidos externos mais pesados e com menos velocidade.

O preço é algo elevado, rondando os 135€, mas seria de o esperar num produto desta performance e qualidade. Além de que, oferece 64GB que cabem num punho fechado, beneficiando-se assim, de uma portabilidade incrível.

Não será para todas as bolsas, e nem toda a gente precisa desta capacidade e performance numa pen drive, mas a quem faça jeito, os 135€ são bem empregues. Já imaginaram passar 40GB ou 50GB de dados para uma pen normal? É um martírio, mas com esta Kingston o trabalho é feito com rapidez e costuma-se dizer que, tempo é dinheiro.

No final, esta pen drive da Kingston pode muito bem ser apelidada de SSD de bolso, tal a performance e portabilidade que oferece.

Agradecimento: Resta-me deixar um agradecimento à Kingston, por ter disponibilizado o produto sujeito a análise.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos