Home Notícias Intel faz demonstração de overclock em SSD

A Intel, demonstrou na PAX Prime deste ano, feira relacionada com videojogos, um protótipo de SSD com a possibilidade de sofrer overclock para aumentar o desempenho.

Como se processa então este OC? Nada mais simples, trata-se apenas de aumentar as frequências do controlador e da NAND, de modo a tornar as operações de leitura e escrita mais rápidas.

Para o efeito, foi usado o software Intel Extreme Tuning Utility (Intel XTU) em conjunto com um protótipo de SSD com 480GB. Estes são os resultados do SSD com os padrões de fábrica, com controlador a 400Mhz e NAND a 83Mhz:

MBs default

Performance medida em IOPS:

IOPS default

Como se pode ver, o desempenho de origem do SSD já é bom, mas com um OC para 625Mhz no controlador e 100Mhz na NAND, dá um pouco mais de pulmão:

MBs OC

Em IOPS:

IOPS OC

Os resultados estão à vista e são muito promissores, ainda por cima tratando-se de um processo ainda numa fase inicial e em otimização. Nos testes podemos ver ganhos na ordem dos 4% na leitura sequencial e 8% na escrita, passando o resultado de 918 pontos para 1066, o que dá um ganho de performance na volta dos 16%.

Ao nível dos IOPS, é onde o OC compensa mais, com um aumento de quase 19% na leitura de ficheiros 4K-64Thrd e 22% na escrita.

Fonte

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos