Home Notícias Industry Day abriu o 12º WFCS a decorrer em Aveiro

O maior evento sobre Communication in Automation decorre esta semana na Universidade de Aveiro. O 12º World Conference on Factory Communication Systems (WFCS) foi aberto ontem com o Industry Day.

Este evento visa juntar os mundos académicos e industriais num trabalho conjunto sobre as comunicações. A UA sempre foi conhecida como uma universidade que oferece muitas oportunidades aos estudantes que apresentem ideias inovadoras e não é de surpreender que esteja a hospedar um evento desta importância. Citando o vice-reitor da Universidade de Aveiro, professor Paulo Vila Real, “está no ADN da Universidade de Aveiro a forte ligação com a indústria”.

wfcs

A apresentação de produtos e serviços teve como objetivo principal a promoção de novas ligações, acordos e eventualmente o aparecimento de novas projetos em ambas as partes. As conferências desse dia focaram-se essencialmente em quatro temas:

  • Classic Industrial Communication Fieldbuses and Industrial Ethernet;
  • Vehicular communications: will Controller Area Network (CAN) history be repeated?;
  • From Ethernet to EtherCAT: Impact of a unique Functional Principle;
  • Industrial Wireless Communications.

O dia contou com um total de 10 oradores da área industrial, 6 oradores da área académica e ainda um total de 70 participantes de 14 nacionalidades diferentes. Destaque para a cofundadora da empresa VENIAM e professora na Universidade de Aveiro prof. Susana Sargento que apresentou os projetos que estão a ser testados nessa área, comunicação entre veículos (the Internet of Moving Things) numa altura em que a ideia dos carros autónomos cada vez mais ganha força.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos