Home Móvel Huawei Ascend G6

Introdução

A Huawei está no mercado dos smartphones faz já algum tempo. No entanto, quase sempre lhe foi atribuído o prefixo de “marca branca” ou “telemóvel chinês”, apresentando soluções económicas mas com qualidade aparente abaixo da média. Ao longo do último ano, a marca tem vindo a apostar numa gama mais alargada de equipamentos, tentando incluir todo o tipo de utilizador atacando mercados mais elitistas de specs capazes de se bater com os “grandes”, tendo sempre como objectivo principal oferecer uma possibilidade low-cost durante a compra.

AscendG6_1

Este é o Ascend G6, irmão do meio do tão conhecido P7 que trava batalhas contra HTC One M8 e Samsung Galaxy S5 lá no topo da cadeia alimentar. O G6, em particular, vem ocupar uma posição de equipamento de gama média com o objectivo de oferecer tudo o que um smartphone topo de gama oferece, mas com menos qualidade e, mais importante, por menos de metade do valor.

AscendG6_10

Já situado o mercado alvo do G6, é agora mais fácil incluí-lo numa crítica geral depois de algumas semanas de utilização.

Especificações

Tamanhos: 130 mm x 65 mm x 7.5 mm
Peso: 115 g
Display: 4.5” qHD, 960×540, IPS, 245ppi
CPU: Qualcomm MSM 8X12 Quad Core 1.2GHz
SO: Android 4.3 Jelly Bean / EMUI 2.0 Lite
Memória: RAM : 1GB ROM : 4GB ROM Micro SD Card até 32GB
Rede: WCDMA: 900/2100MHz GSM: 850/900/1800/1900MHz
GPS: GPS / AGPS
Conectividades: Wi-Fi 802.11 b/g/n BlueTooth 4.0 USB 2.0 HS
Sensores: Compass, Accelerometer, Proximity Sensor, Light Sensor
Camera: Camera traseira: 8MP AF BSI F2.0, com Flash Camera frontal: 5MP
Bateria: Capacidade: 2000 mAh

Utilização e Performance

O Ascend G6 apresenta-se com uma qualidade de construção bastante acima da média e com um design muito baseado no iPhone 4/4S que lhe atribui um rebordo em alumínio servindo este de antena e receptor Wi-Fi, tal como o antigo equipamento da Apple. Tal aspecto confere-lhe um look muito industrial e limpo que é sem dúvida a maior atracção do G6 e mesmo do P6 e P7 que partilham da mesma lógica de montagem. No entanto, durante a utilização notei algumas falhas de serviço 3G e Wi-Fi podendo isto indicar que esta solução pode ainda não ser perfeita em termos práticos. A Huawei lança no G6 um Display de 4.5 polegadas que debita 960×560 com 245ppi que, no meu entender, fica muito abaixo do que era esperado, tendo, por exemplo, o MotoG (mesmo price range) um display de 1,280×720 com 326ppis oferecendo uma qualidade visual muito superior, sem pixelização nenhuma.

AscendG6_9

A camara do G6 é sem dúvida um dos atractivos deste equipamento sendo a traseira bastante competente, tirando fotos detalhadas e bastante nítidas. Onde há mais surpresas, no entanto, é na frontal, onde fica notório que a Huawei aderiu também ao vírus das Selfies e apostou imenso nessa área, adicionando até uma Beauty increase feature na aplicação da camara frontal, para que, supostamente, possamos escolher o nível de beleza (de 1 até 10) e conquistar todas as babes das redes sociais.

AscendG6_4

Se os 5MP da camara frontal são bastante agradáveis e as fotos saem com uma qualidade muito razoável, o Beauty increase apenas adiciona uma coloração ao tom de pele e esbugalha os olhos fazendo com que fiquemos mais engraçados e, de facto, a conquista de Likes será maior, mas sem nenhum grau de produtividade no que às babes diz respeito.

AscendG6_6

O ambiente Android foi aditivado pela Huawei e, neste caso, vai muito da opinião de cada um. Há quem ache que é simples e eficaz, de fácil utilização mas também há quem diga que é simplesmente feio e não se torna apelativo, menosprezando todas as funções que o Android pode oferecer. Na minha opinião, e tendo muito em conta o público alvo deste equipamento, acho que é acertado por parte da marca oferecer um ambiente limpo e de fácil utilização para que todo o cliente consiga fazer tudo sem grandes preocupações, assemelhando-se bastante ao iOS e fugindo um pouco à confusão de muitas UIs criadas por várias marcas para o Android dos smartphones que vendem.

Em termos de performance, o Gb de RAM e o Processador que o G6 tem à disposição deixam-nos navegar pelas aplicações com bastante facilidade e rapidez e, mesmo tendo em conta que a utilização do mesmo foi feita sem que estivesse muito carregado de aplicações ou dados na galeria, o Huawei portou-se bem no aspecto geral, com pequenas limitações nos jogos e aplicações mais pesadas, como já era de esperar.

AscendG6_5

A bateria, mesmo que não amovível, portou-se bastante bem durante a fase de testes oferecendo praticamente um dia completo de utilização constante e não fugiu ao desempenho de praticamente toda a família de smartphones presentes no mercado hoje em dia. Sentiu-se a falta de um economizador de bateria como nos Xperias e HTCs, por exemplo.

AscendG6_3

O envio de mensagens escritas acaba por exigir bastante da resposta táctil do display e é, quanto a mim, a melhor forma de testar vários aspectos de um smartphone. A resposta não é favorável e, por várias vezes, vi a mesma letra ou palavra ser mal atribuída por fraca percepção ao toque sendo que o design geral do G6 não nos permite uma posição confortável para escrever com as duas mãos ao mesmo tempo. Pareceu-me a mim que, está talhado para se utilizar muito bem com apenas uma das mãos.

Conclusão

O Ascend G6 chegou para ser o melhor smartphone económico do mercado. Aquele equipamento que toda a gente pode comprar e que faz tudo o que iPhones 5S, Samsungs Galaxy S5 e HTC One M8s podem fazer. Apesar de ser verdade, de fazer praticamente tudo o que faz um topo de gama, de ser muito bem construído e robusto, elegante e discreto, o G6 não fez nada MUITO BEM e não apresenta nenhuma área em que seja perfeito, tendo ficado abaixo alguns furos de concorrência directa, pelos mesmos valores de venda. O Display podia ser muito melhor e o som também deixa muito a desejar.

AscendG6_7

Como pontos positivos fica o design, a qualidade de construção e materiais utilizados neste G6 que marca uma promessa de um futuro promissor de uma marca que começa a ser tida em conta no mercado nacional com valores apelativos em smartphones bastante competentes.

review 6.5/10

Artigos relacionados

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos