Home Periféricos Hauppauge HD PVR

Acerca da marca:

Hauppauge Computer Works é um fabricante sediado nos Estados Unidos que comercializa hardware de vídeo para computadores pessoais. Embora seja mais conhecido pela sua linha de placas WinTV e sintonizadores de TV para PCs, a Hauppauge também produz gravadores de vídeo, editores de vídeo digital, players de media digital, gravadores de vídeo híbrido e produtos de televisão digital, tanto para Windows como para Macintosh.

A empresa tem o nome da terra onde foi desenvolvida, em Nova Iorque e além da sua sede principal, em Hauppauge a marca tem também escritórios de vendas e suporte técnico no Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Suécia, Itália, Polónia, Singapura e Espanha.

Introdução:

Na era das televisões HD, das TV-box, dos filmes em Blu-Ray, dos montes de séries que são lançadas semanalmente e de todo esse media que está à nossa disposição, era inevitável que, para conseguir partilhar, guardar e catalogar toda essa informação para ver posteriormente, nos iríamos debater em como a poderíamos guardar nas nossas fontes de armazenamento, os discos rígidos, as pen-drives e os DVD’s para, posteriormente, a podermos partilhar.
Hoje em dia, o tão conhecido e utilizado HDMI (High-Definition Multimedia Interface) é um interface de vídeo e áudio de alta definição para transmissão sem compressão de dados digitais e é, sem dúvida, uma solução muito superior à alternativa analógica para o consumidor.


Infelizmente, o HDMI está “preso” ao High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP) e que, por sua vez, nos impede de gravar, copiar ou fazer backups de filmes, programas televisivos, séries e tudo o resto que passa pela nossa televisão HD. O máximo que podemos fazer é utilizar a nossa TV-Box para gravar e, posteriormente, visualizar esse mesmo conteúdo na mesma TV a partir de onde fizemos essa gravação.
O objectivo do Hauppauge HD PVR é, contornando o já falado HDCP, utilizar a saída analógica (livre de protecção) para nos permitir gravar para os nossos discos rígidos, através de um cabo USB, todo o tipo de informação que passa nas nossas TV’s!!

Especificações e requisitos:

Especificações:
Codificador de vídeo H.264 AVCHD
Codificador de áudio AC-3
Velocidade de gravação: desde 1 to 13.5 Mbits/sec (escolha feita pelo utilizador)
Formato de gravação: até 1080i a partir de cabo componente de vídeo (YCrCb)

Tamanho:
19.8cm largura x 17.3 cm comprimento x 7 cm altura

Requisitos mínimos:
Requisitos do processador (mínimo):
CPU Dual Core
Placa gráfica com 256MB ou mais
Placa de som

Vista geral:

O Hauppauge é praticamente quadrado, pintado em tons escuros, bastante simples e leve. Na frente, do lado esquerdo do HD PVR, mesmo debaixo do logótipo do fabricante está o botão que o liga e desliga, juntamente com os 3 LEDs de indicação do status do aparelho e do receptor infravermelho. Ainda na parte frontal, agora do lado direito, temos acesso às entradas S-Vídeo, Áudio e Vídeo composto.

Fazendo girar o HD PVR deparamo-nos com o que se assemelha ao cockpit de uma aero-nave mas, ao contrário destas, muito mais fácil de manusear. Os pequenos buracos coloridos vão receber o cabo componente que veio com o Hauppauge. Na fila de cima, da esquerda para a direita, os buracos vermelho e branco correspondem às saídas de áudio e os 3 seguintes à saída da componente de vídeo. Já na fila de baixo, os buracos vermelho e branco são as entradas de áudio e as entradas de vídeo componente.

Mais à direita, a saída e entrada de áudio óptico, a entrada do IR Blaster (o IR Blaster é um receptor infravermelho que nos permite, através do comando do HD PVR controlar a nossa TV ou a nossa TV-Box), a já conhecida entrada de USB e, por fim, o local onde devemos ligar o transformador que acompanha o equipamento que, para que tal nunca esqueca ao utilizador, a Hauppauge fez questão de relembrar que só se deve operar o HD PVR com o transformador facultado pela própria e, para tal, colocou um autocolante mesmo por cima da entrada de energia.

O sample do HD PVR que recebemos vem acompanhado de um CD com drivers e software, um cabo componente de 3 metros, um transformador, um cabo USB e IR Blaster. No entanto, a versão que podemos encontrar à venda vem também com um comando que controla o aparelho através do receptor infravermelho e pode controlar o nosso televisor ou TV-Box através do IR Blaster!

Quando ligado, o Hauppauge acende um pequeno LED azul perto do botão power e, apesar de não fazer qualquer tipo de ruído, aquece um pouco se se mantiver ligado durante longos períodos de tempo. Pela razão já antes falada, o HD PVR não possui nenhuma entrada HDMI mas, por outro lado, tem entrada e saída para cabos componentes atrás e entrada de AV e S-Vídeo à frente. Nesta análise, e tendo em conta a futura utilização do HD PVR tanto por nós como pela generalidade dos compradores de tal dispositivo no nosso país, será focada na instalação, gravação e reprodução de jogos provenientes de consolas (neste caso, de uma Playstation 3).

Antes de avançar-mos, não podia deixar de lado o facto de o HD PVR ser também uma excelente compra para quem gosta de gravar e catalogar filmes, séries e até os variados desportos que se passeiam diariamente na nossa televisão por cabo ou por satelite. É-nos possível ligar o HD PVR à nossa TV-Box e, utilizando o software facultado pela Hauppauge, aceder à programação da mesma através do computador, escolher e gravar o que quisermos, quando quisermos.

Para conseguirmos ligar esta maravilha à nossa Playstation 3 ou XBOX 360 vamos necessitar de um cabo componente da respectiva consola. Confesso que não foi uma tarefa nada fácil encontrar tal produto pois a rara venda deste leva as lojas à não revenda do mesmo correndo o risco de nunca se verem livres de tal componente. Não desistam, pois ao contrário do que muitos funcionários possam dizer, este cabo existe mesmo!

Há várias marcas que o reproduzem mas é a sony que, como podemos ver, o faz com mais qualidade. O preço deste cabo da marca oficial ronda os 25€ enquanto o das restantes pode adquirir-se por apenas 10€. Para demonstrar o quão fácil pode ser ligar um HD PVR à nossa consola, transformaremos esta análise num rápido e pequeno tutorial para que todos possamos entender melhor as várias fases do processo.

O cabo componente que acompanha o Hauppauge deve ser ligado na fila superior (saída) juntando os cabos e as entradas de cores iguais mas tendo especial atenção aos conectores áudio. Tais conectores, ao contrário dos 3 restantes, são brancos e devem ser ligados às duas primeiras entradas!

O cabo componente que posteriormente vamos ligar à consola deverá ser ligado na fila inferior (entrada) com o mesmo tipo de precaução. Em particular, no caso do cabo da Sony que adquirimos, os conectores áudio estão assinalados com uma pequena borracha envolvente que pode ser vista na imagem acima.

Depois de termos todos os conectores ligados ao Hauppauge, está na hora de ligarmos ambos os cabos componentes à nossa televisão e consola, respectivamente!

Ligando a nossa consola e, para já, reproduzindo utilizando o método normal (HDMI por exemplo) vamos alterar algumas definições. Para vos mostrar, optei por tirar partido do HD PVR para que entendam com maior facilidade e possam também ver daquilo que é capaz.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=YkAbjHKv1VI&hd=1]

No menú da Playstation 3 e utilizando as teclas direccionais viajamos até às definições e procuramos as definições de apresentação. Depois de seleccionarmos essa opção, voltando a pressionar o X do nosso Dual Shock 3 vamos entrar na opção Definições de Saída de Vídeo e é aí que vamos trocar a saída para Componente/Terminal D.

Escolhemos a resolução suportada pelo nosso televisor (neste caso o nosso Hauppauge HD PVR) e, dependendo dos jogos em questão, devemos escolher 720p ou 1080i que neste caso, é a capacidade máxima do PVR. Se não souberem qual a resolução do jogo que têm em mãos, basta visualizar a parte traseira da capa do jogo em questão! Depois de confirmado o tipo de vídeo, falta só definir o tipo de áudio. Para isso, basta seleccionar o conector de entrada de áudio/SCART/AV MULTI e finalizar o assistente! Agora basta-nos trocar a fonte de recepção da nossa televisão (HDMI para Componente, por exemplo).

Depois de termos a consola configurada só nos falta ligar o HD PVR ao nosso computador! Para isso, a Hauppauge fornece um CD que, além das drivers que devemos instalar, traz também um software da ArcSoft de seu nome Total Media Extreme (120$) que estará à nossa disposição para sempre e gratuitamente!

Com tal software vamos poder efectuar as nossas gravações, configurar todas as definições disponiveis, FPS’s, resolução, luminosidade, contraste e muito mais. Um sofware de muito fácil utilização que inclusivé nos vai permitir estipular um tempo limite para as nossas gravações, sendo esta opção muito útil visto que, gravar em alta definição nos vai custar muito espaço no nosso disco! Além de tudo isso, este software permite-nos a visualização da fonte de média ligada ao HD PVR sem necessitarmos de TV!

Depois de concluída a gravação, podemos obter 3 tipos de extensões diferentes nos nossos ficheiros. .TS (Transport Stream) que normalmente se traduz num formato de compatibilidade com muitos media players digitais e será a extensão do ficheiro resultante da gravação de alguma série, filme ou programa televisivo utilizando a nossa TV ou TV-Box. .M2TS (MPEG-2 Transport Stream) compativel com a Sony Playstation 3 ou .MP4, compatível com a XBOX 360.

Posto tudo isto, resta fazer os derradeiros testes procedendo à gravação de alguns minutos em vários jogos com o HD PVR e publicando no canal do lilireviews no youtube. Se o vosso computador o permitir, assistam aos vídeos em 1080p e activem a opção de tela cheia do youtube para assim poderem disfrutar de toda a qualidade que esta maravilha traz até nós! Não sou decerto o melhor jogador mas apesar disso, espero que gostem!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=K_w8tVMqH1c&hd=1]

Num ambiente de Modern Warfare 2, o HD PVR mostra-se muito nítido quando confrontado com o imenso branco da paisagem circundante.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=EiEnVcZd2iQ&hd=1]

Num ambiente mais alucinante, dominado pelo movimento e velocidade, o Hauppauge grava até 60 FPS’s e consegue fácilmente manter a qualidade sem comprometer a fluidez nesta amostra de Burnout Paradise!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=GP33IlXHnpU&hd=1]

Little Big Planet 2 é feito de uma explosão de cores e texturas que a nossa placa de TV consegue preservar ao máximo, como pudémos costatar! (além de que sou um péssimo jogador de LBP, claro!) A voz bem audível denota a óptima qualidade de som que obtemos das gravações.

Conclusão:

O Hauppauge HD PVR é sem dúvida o melhor do seu segmento tendo em conta as necessidades de cada um! Só não nos oferece mais qualidade de imagem porque não existe tal e a qualidade do som é deveras impressionante! Felizmente, não me foi possível detectar algum factor menos positivo neste aparelho pois cumpre a sua função na perfeição! O software é muito simples mas ao mesmo tempo bastante minucioso ao ponto de oferecer configurações avançadas ao utilizador. De realçar que será desta forma que vou chegar até todos vós com análises dos mais variados jogos portanto, apesar de muito bom, este produto ainda não está salvo de críticas que poderão surgir ao longo da sua utilização. Para já, nota 10!!

Finalizando esta análise, ficam o agradecimentos à Hauppauge por nos ter cedido o sample do HD PVR e ao Marco André pelo apoio prestado para e durante a mesma!

34 Comentários a este artigo
  1. Bom Review ! Keep up the good work !

    Uma boa utilização seria gravar os lances duvidosos de uns certos desportos contra umas certas equipas ! Não haveria duvidas com a alta definição ! Lool

  2. Muito boa review bastante esclarecedora como já foi dito. Já tive a oportunidade de ver este brinquedo ao vivo e é qualquer coisa. E realmente diga-se que isto dava um certo jeito para ver a quantidade de cartões que ficam por mostrar a certas equipas =D. Bomba isso agora nas reviews de jogos e continuação de um bom trabalho 😉

  3. Boa review, parabéns 🙂
    Só queria fazer uma pergunta:
    Através da HD-PVR da para gravar a partir de uma Zon Box? Se sim a partir da imagem da TV ou da própria Box?
    Obrigado
    Aguardando resposta, joao

    • Olá joão linhares!
      Antes de mais, obrigado pelos parabéns e sobretudo por leres o nosso espaço.
      Com o HD-PVR e através do software facultado pela Hauppauge para o nosso computador, podemos efectivamente agendar gravações temporizadas da nossa Zon Box.
      A imagem que obtemos não é a da TV mas sim a qualidade que, neste caso, o canal permite. O HD-PVR grava até uma qualidade de 1080p mas se o canal não for HD não vamos obter tal qualidade após a gravação.
      Espero ter ajudado e, se tiver mais questões, estamos cá para as desfazer
      Cumprimentos

  4. Olá!
    A review foi excelente e está quase a fazer-me encomendar uma! Só tenho uma última dúvida que infelizmente não ficou resolvida com o comentário acima, mas que é parecida. Eu estive a pesquisar e pelo que descobri a Zon Box só permite ligações por SCART e por HDMI e não por component. A segunda destas tem HDCP. A minha dúvia é a seguinte: É possível com o Hauppauge HD PVR gravar programas da Zon Box em HD para o PC, ou tem de ser através da ligação SCART e sacrificar qualidade?

    Obrigado =)

    • Penso que não, grava somente o que esta a dar na televisão. Som do jogo e chat. Como o som que se fala pelo headset não se ouve na TV não grava.

      • Olá João Linhares, e olá a todos os que têm comentado. Venho esclarecer a dúvida do Samuel sendo que já me dei ao trabalho de experimentar. Se tivermos um headset próprio para a consola, o HDPVR vai ser capaz de gravar todo o som proveniente da saída hdmi. Neste caso, se houver um team chat, esse ficará, tal como o som geral do jogo, gravado no ficheiro final!

        Espero ter sido útil, continuem a visitar-nos!

        • Obrigado por responder. Estou ficando maluco com isso. Pois acabei de comprar o Turtle Beach px21 e gostaria muito de gravar a minha voz junto com a captura do HDPVR de uma vez.

          Não quero gravar separadamente. Quero gravar minha voz junto com o jogo pelo HDPVR. Ficarei muito grato se puder me ajudar.

          • Que headset brutal, parabéns pela compra Samuel! De facto, enquanto estiver a falar com a equipa, vai tudo ficar gravado como se fosse som do próprio jogo.
            Bons tiros, se for o caso 😛

          • Se grava tudo que entra por HDMI como é que grava o que se fala pelo headset (que entra por usb)? Ja agora os PX21 sao muito bons tambem tenho uns 🙂

          • João, o headset possui de facto conectividade USB com a consola que, por sua vez, está conectada por cabo componente ao HDPVR. Logo, todo o som é gravado!!
            Testado e confirmado.. Quando referi que gravava tudo o que entra por HDMI quis fazer entender que tudo o que “sai” da consola entra no HDPVR..

  5. Muito bom material, por acaso nunca me tinha questionado sobre esta situaçao de querer gravar conteudo HD de uma fonte tipo TV ou consola. Paga-se é bem pela qualidade :S mas conheço muito pouco deste tipo de material para saber dar um valor

  6. AJUDA!!!To pensando em comprar um hdpvr mas eu tava vendo o site e vi os requirimentos minimos de pc para suportar o hdpvr o meu tava tudo bem em tudo olhem:
    amd dual core 1.9 Ghz, placa de video 1 gb,placa de som e etc. só que vi que o minimo é DUAL CORE 2.0 GHz, ai eu queria saber se não da pra rodar o negocio no meu pc so com 1,9 GHz

  7. Desde ja dou-te os parabéns pela Grande Review e pelo site em si 😀

    aproveito para te colocar uma dúvida estou a pensar adquirir a HD PVR2 so que so encontro o modelo Gaming, a minha duvida é eu quero este aparelho para retirar as cenas da box da zon contudo o modelo Gaming não sei se da será que me consegues ilusidar sobre isso.

    Cps

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos