Home Hardware Gigabyte P55-UD5

Introdução

A linha de motherboards Gigabyte está cada vez mais forte e ao gosto do consumidor exigente que existe dentro de cada um. A presença da marca no nosso pequeno mercado já não é tão ténue quanto isso e podemos encontrar por cá praticamente todos os modelos de todas as categorias. A Gigabyte tem muitos modelos para a mesma plataforma e para o chipset P55 já conta com 20 modelos!

Os modelos mais atraentes para quem se diz entusiasta ou que procura o melhor desempenho não são difíceis de destacar, UD5 e UD6. Normalmente o modelo UD5 é o que oferece melhor balanço desempenho/preço, veremos se isso acontece nesta gama. Recentemente foi adicionada a série P55A com suporte para USB3.0, SATA 6 Gbps e um aumento de 3X na alimentação USB mas o sample que chegou ainda não tem essas características.

gigabytep55ud5_11

Depois de muita discussão relativamente aos socket Foxconn e aos problemas a ele inerentes, a Gigabyte ainda mantém a opção e a P55-UD5 vem com socket completamente Foxconn tal e qual como as outras motherboards sem Aceleração 333 Incorporada.

A Plataforma baseada no Intel P55 continua a ganhar clientes e a mostrar grandes capacidades e um óptimo desempenho sem ser necessário entrar em despesas absurdas para esta altura do campeonato.

Nesta plataforma o PCH tem ligação directa com o processador através de DMI 2Gb/s que, em princípio, irá levar a um BCLK muito mais elevado do que na plataforma de topo baseada no X58 onde esta comunicação é feita pelo QPI interconnect.

Especificações
Especificações retiradas do website da marca. Ao clicar acedem à página oficial.

gigabytep55ud5_33

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

0 Comentários a este artigo
  1. Boas amigo,
    Estás cada vez com reviews melhores e mais detalhadas. Tens um bom sentido crítico e quanto à board em si, estou a ver que me vou render à Gigabyte que tem feito um excelente trabalho, lançando boards cada vez melhores, que na minha opinião começam a ser bem melhores que as ASUS.
    Mais uma vez os meus parabéns pelo muito bom trabalho e fico ansiosamente a aguardar por mais reviews tuas 🙂

    Um grande abraço. Fica bem 😉

    • @Ricardo Teixeira De facto a Gigabyte está cada vez mais forte! Estou a preparar mais umas reviews da marca que vão ajudar a mostrar isso mesmo! Entretanto se precisares de alguma ajuda quando comprares dá uma apitadela…

  2. Boa review como ja é habito mas nos jogos no Crysis 60 fps ????

    É impossivel isso ser com os settings no maximo , talvez em medium.. e a grafica esta com O.c certo?

    Continuas em grande força nas reviews , parabens cada vez sobes mais a fasquia das reviews que fazes.. e em portugues correcto como poucos fazem

    Cumprimentos

    • @Afonso Martins Depende. Qual é o processador? O que vais fazer com a máquina? De qualquer forma estou a analisar agora a P55-UD6… Aconselho-te a dares uma vista de olhos noa modelos da série P55A

  3. Boa Noite, Marco eu tenho uma board ud5 rev.1, a questão é esta, o que pensas do novo processador i7 980X, o 975 extreme, é o rei até agora, será que este não aquecera tanto por ter mais 2 cores em vez de 4, comparar o 980 com o 975 não tem muitas diferenças, 980 são 32 nanometros,6 cores, um pouco mais de cache, agora o preço sera mais barato que o 975, valera a pena uma troca de 975 para 980 ?, obrigado e continua o bom trabalho Marco.
    Cumprimentos
    Jorge Fernandez

    • @Jorge Fernandez Atenção que ambos os processadores que referes são para LGA 1366. A motherboard desta review é LGA 1156, P55. De qualquer forma, o 975E tem 4 cores 8 threads, o 980X que estará para chegar tem 6 cores 12 threads. É outro nível! E uma diferença brutal de performance por exemplo se fores comparar os resultados no 3DMark Vantage. Ambos têm 130W de TDP mas o 980X é 2.4GHz e o 975E é 3.33GHz… Para a igual frequência deve aquecer e bem!

  4. Marco, quando me referia era a uma board para 1366 da gigabyte modelo GA-EX58-UD5 (rev. 1.0), portanto sem olhar ao preço, porque as duas são caras, qual me aconselharias a 980X ou 975E, uma pequena duvida colocaste 980X a 2.4 e 975E a 3.33 no 3DMark ?, estava a referir a diferença que tera por ter mais 2 cores que a 975E?, sem fazer overcloking, quais serias as temperaturas em iddle e em esforço, com esta board, com um cooler da corsair h20 penso, e uma boa caixa com refrigeração, obrigado
    Jorge Fernandez

    • Jorge Fernandez Sem olhar a preço eu ia para o 980X que ainda não foi lançado. Não os testei no 3DMark Vantage, não tenho nenhum desses dois processadores à mão… No entanto, de dados a que tenho acesso, posso dizer que o 980X faz 40k de CPU Score a 4.3GHz. Pelo que andei a ver o 975 faz cerca de 31k (um pouco menos) a 5.0GHz! Eu vou tentar ver esses detalhes e assim que souber coloco aqui.

  5. Olá Marco, obrigado pela sua ajuda, eu gostava quando saisse o core i7 980X, e se pudesses colocar aqui no site um review sobre este processador se fosse possivel, penso que muitos de nós gostariamos de ver os comentarios seus com respeito a este processador que são muito elucidativos, aguarderei os detalhes do processador.

    Cumprimentos

    Jorge Fernandez

  6. 110€ é muito dinheiro mas neste caso eu diria que compensa! Apesar desta motherboard ser muito boa a P55A-UD7 já tem aceleração 333 incorporada e outras features importantes para entusiastas!

    • @Spiritous Sites desse género não conheço. Por norma nos sites dos fabricantes tem as especificações, e assim sempre podes ter uma ideia. Contudo, nem sempre os componentes são compatíveis mesmo sendo feitos para funcionar em conjunto, e ai não há site que te comprove isso. Como exemplo tinhas fontes de alimentação de algumas marcas que não funcionavam nas boards da DFI.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos