Home Hardware Gigabyte HD 5850

Introdução

gigabyte-hd5850-21

A placa gráfica da qual vou falar é a Gigabyte HD 5850, uma placa da série 5000 (Evergreen) da ATI, a série descendente da já exposta série neste site, a série 4000.

A sucessora Evergreen da ATI já foi desenvolvida após a aquisição da ATI pela AMD e naturalmente a fusão entre o conhecimento das duas empresas terá potenciado um progresso considerável nas técnicas disponíveis para a criação deste GPU.

As diferenças de maior relevo entre as duas gerações de GPU’s prendem-se sobretudo nos seguintes factos:

  • Processo de fabrico passa de 55 para 40nm.
  • O número de pipelines aumenta substancialmente sendo que a 5870 passa a ter 1600 pipelines, o dobro da sua antecessora 4870.
  • O número de transístores aumenta igualmente para um valor aproximado do dobro, passando de 956 para 2 154 milhões de transístores.

Embora o número de transístores tenha sido dilatado significativamente, com a mudança para 40nm e presumivelmente o conhecimento introduzido pela AMD o consumo tenha subido apenas cerca de 25% (150w -> 188W). A passagem para o processo de fabrico de 40 nm permite também uma redução expressiva nos custos de produção.

Tendo isto em conta a HD 5850 (nome de código Cypress Pro) insere-se na gama média alta desta plataforma sendo em tudo análoga à HD 5870 (nome de código Cypress XT) à excepção da frequência de funcionamento do GPU e das memórias, do número de pipelines e do TDP em funcionamento.

Com 725 Mhz no núcleo (menos 125Mhz), 1000 Mhz (menos 200Mhz) nas memórias (GDDR5), 1440 stream processors (menos 160) e 151 W em funcionamento (37 W menos) esta placa beneficia de todas as funcionalidades da sua irmã mais velha (HD 5870), considerada por muitos a placa de único núcleo mais rápido do mercado, mas por um preço inferior. “Paradas” ambas consomem apenas 27 W, um dos valores mais baixos vistos até hoje em produtos deste género, resultado de, mais uma vez, o seu processo de fabrico de 40nm. Espera-se obviamente que estas diferenças tenham algum impacto na performance da HD 5850.

gigabyte-hd5850-22

No entanto, as novas características mais interessantes destas novas placas estão relacionadas com a mais recente colecção de API’s da Microsoft – o DirectX 11, as possibilidades oferecidas pelo Eyefinity e outras alegadas melhorias de renderização, nomeadamente no filtro anisotrópico e é sobre as mesmas que me vou debruçar na próxima página.

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

56 Comentários a este artigo
  1. Bom GPU, e o preço não é nada mau.. a AMD/ATI tem subido na minha consideração com as ultimas 2 gerações de placas gráficas.
    Agora é só esperar pelo Fermi, mas provavelmente será uma classe de preços diferente :

    Gostei da review 🙂

  2. Eu não percebo muito do assunto..
    Mas devo confessar que ao ler as primeiras linhas, percebe-se que o autor é um entendido no assunto e que a sua análise pretende atingir um objectivo comum a qualquer pessoa que simplesmente necessita de material informático.
    O objectivo é dar a perceber a relação qualidade preço alertando para os pós e os contras do material em questão.
    Isso é o essencial para quem compra.
    Continua!

  3. Excelente gráfica… Tive a oportunidade de testar uma destas pouco depois sair, enfrentando a minha actual HD4870 X2…. E aguentou-se á bronca, fazendo tudo o que a X2 fazia, ás vezes até mais… Mais uma vez um excelente progresso de geração para geração….

  4. Boas eu pessoalmente nao sou fã da ATI … tenho a no portatil e sinceramente deixa 1 bocado a desejar … a nvidia para mim e a placa de eleiçao mas ao ler esta review fiquei um pouco em duvida será que vale realmente a pena testar esta aqui ?

  5. Boas resende.

    Como falamos estou a precisar de comprar uma grafica nova, porque segundo as tuas palavras a minha grafica nao é uma m****, é so velhinha ( ahahah ), mediante as tuas observacoes ( que me parecem bastantes objectivas ), estou debrucado para comprar um bichinho destes, mal haja dinheirito claro.

    Abraco, espinha

  6. Fantástica review.
    Muito explicativa, e foca todos os pormenores acerca dos quais poderiam surgir algumas dúvidas. Tendo então em conta aquilo que é descrito, não me restam dúvidas em relação a qual o melhor investimento a fazer tendo em conta a relação custo-benefício.
    De novo, parabéns pela review, e continua com o bom trabalho.

  7. Um bom exemplo de um site devidamente estructurado, com uma boa imagem e acima de tudo com uma boa explicação do seu conteúdo.Para verdadeiros entendidos na área acredito que está aqui um site muito interessante.Parabéns!

  8. @ Jorge Palaio

    a HD 4870 X2 é uma boa gráfica, no entanto peca em relação a esta por não suportar DX 11 :S

    @ DC

    No mundo móvel a situação pode, ou não, ser semelhante mas como é uma plataforma com finalidades bastante diferentes (onde é mais importante a relação performance / consumo), construídas dentro de outros paramentos não é justo estar a tirar conclusões de uma baseado em testes de outra.

    Eu próprio tenho uma x1600 no portátil e detesto a mesma. Aliás, eu os portáteis nunca fomos muito amigos :S

    Agora relativamente ao desktop, vale mesmo a pena experimentar. Eu também só queria Nvidia, tinha uma GTX 260 e comprei esta. Neste momento tenho a ATI para 3D e a Nvidia para PhysX, uma combinação explosiva.

  9. Excelente review, estruturada, pormenorizada e sobretudo profissional.
    Confesso que já estou habituado à qualidade deste autor, bom trabalho!

  10. Olá David, gajo eu sempre soube que tinhas `queda´ para este tipo de coisas, é a tua `arte´ … bem podia ser a minha também mas não andei para a frente, lol 😛 .
    Sabes que eu sempre preferi NVIDA à ATI, mas considero também que tem havido bastantes melhorias, mas cada vez mais a tecnologia tem avançado e por isso estamos no bom caminho =). Gostei do detalhe que fizeste especialmente à renderização! Aquele abraço. Quando eu precisar de uma ajudinha já sei com quem contar 😉 . Sem mais nada a dizer, good work!

  11. Olá lilireviewers,

    Para mim, as HD5850 são as gráficas com melhor rácio preço/performance de toda a série 5000.
    Têm grande alcance de overclocking e já vi meninas destas nos 1000Mhz a ar!Acredito que as HD5850 são chips Cypress 5870 com um SIMD desabilitado e clocks mais baixos. Acontece o mesmo com os CPUs que “saem do forno” com alguma limitação de fabrico mas, que funcionam perfeitamente em clocks mais reduzidos. No caso destes GPU, a ATI/AMD atribuiu o estatuto de 5850 aos Cypress 5870 que por algum motivo, saíram da waffer com defeito nos SIMD.

  12. Boas
    Queria agradecer aqui ao nosso amigo Marco pois tive um problema com uma gráfica igual a esta da marca GIGABYTE e ele ajudou-me bastante a resolver o problema, obrigado.
    Bem esta gráfica é mesmo a melhor em relação a preço/performance e o melhor para mim é mesmo o barulho, pois tinha uma hd4890 e fazia muito barulho tornando-se um pouco desagradável, mas a ati acertou em cheio nestas gráficas pois não ouço a fan e para mim isto é uma grande vantagem para esta serie HD57*0.
    Bom trabalho.
    😀

  13. Bem a Gigabyte temos de dizer que é excelente em motherboards, e que noutro tipo de componentes deixa muito a desejar. O que vem é que esta se vier da gama nova da ATI, que sou sincero são muito boas, acho que vai ser grande evolução para a nossa comunidade.

    Sejamos sinceros mas desde que a Nvidea começou a falcatroar as suas placas e isso, veio a degradar as nossas aspirações.

  14. eu proprio nao sou grande fã de Gigabyte
    tb nc tive nenhuma mas as pessoas que as tem dizem mt bem delas.
    embora em prefira Asus,Sapphire ou mesmo Evga 😀
    mas Evga so em Nvidia o que e pena.
    entao e uma review das 5870???

    Cumpz M3t4l Broly

  15. Eu por acaso nao sei porque smp gostei um pouco das ATI, sei que ha outras de outra marca boas tambem mas sou fan desta marca e esta grafica realmente parece muito potente !

  16. Penso que o coller nao seja o propriado para esta grafica, nem para lhe aplicar um OC bem decente com ela de origem . .

    Mas tanbem so consumir 27W nunca vi !!

  17. Muito bonita, graficos optimos com esta placa, quem a tem não tem problemas para gaming ou para o que for que seja.

    impressionado com o preço para a qualidade que ela é

  18. @spotted não percebo com que base dizes isso. Mas vou ficar atento a este tópico, tenho a certeza que te vais explicar melhor…

    @M3t4l Broly tenho cá uma R5870 Lightning da MSI e uma HD 5870 SOC da Gigabyte. Chega? 🙂

    @FOUST o stock cooler é suficiente para uns overclocks simpáticos mas existem imensas versões com dissipadores diferentes para os mais endinheirados ou cépticos.

    @etnies esta placa gráfica é um referência em termos de relação performance/preço

  19. ATI é uma seria não uma marca tens de ver isso

    Os problemas que tive tinha a ver tambem com o tipo de motherboard que tinha marco

    Cumpz

  20. tao nao chega 😀
    empresta me uma para eu testar aqui o 3 Away CrossfireX
    tambem tenho 2 da Sapphire hehe

    Cumpz M3t4l Broly

  21. Todos os dias se aprende 😀
    Aqui vais aprender muito sobre pc’s, se tas na area de informática e gestão estas reviews podem ajudar imenso aproveitem :d

  22. Eu estáva a pensar virar-me principalmente para ai, mas isso vai ser a minha segunda escolha, e claro vou tentar aprender o que posso aqui e no que der =)

  23. que exelente gráfica, muito bom!

    muito sinceramente, eu amava ter esta gráfica, é lindaaaa!

    uma boaa grafica, sem duvida !

  24. Boa Tarde, é assim eu tenho uma grafica HD 5870, e o catalyst center que tenho é antigo versão 8.651 eu quero instalar a 10.4, claro em português, só tem o driver e catalyst control center, eu que vi no site da ati, agora para remover o antigo driver e software, como faço me sistema é windows 7 a 64 bits, eu já baixei o driver e catalyst 10.4, tenho que ir a remover programas e densistalo o catalyst center ai tambem me densistala o driver?, gostaria que me desse uma dica, obrigado

  25. Já agora, tipo se eu tiver um gráfica.. ATI Radeon 9600 mas se instalar as drivers de uma 9200 no cs (no meu caso) os fps ficam piores e nao dao grande coisa e a placa nao da o seu melhor não é ?

  26. Se existirem drivers para 9600 e outros para 9200 é porque têm alguma coisa de diferente… Qual é o interesse de instalar uns drivers que não são para a nossa placa gráfica?

  27. Eu por acaso estava a pensar em comprar esta mesma gráfica para o meu novo pc, mas depois “assustei.me” quando reparei no preço e decidi optar pela MSI ATI Radeon R5750 e parece.me ter um bom desempenho, certo 😮 ?

  28. Boa noite, Amigo Marco, é o seguinte já instalei o driver e o ccc 10.4, o driver é o 8.723 podes confirmar, esta tudo a funcionar bem, o que fiquei surpreso é que o software da ati o catalyst não tem desinstalador e no programa de remover ou alterar no Windows também não tinha a opção de desinstalar, eu tenho o Windows 7 a 64 bits e a minha placa gráfica é a hd5870, eu instalei o driver, o catalyst e o hydravision tudo e aceitou tudo, nem sequer disse-me que tinha uma versão antiga, depois foi ver os programas instalados e esta tudo em ordem corri o register mechanic por si acaso e estava tudo limpo, nunca me tinha acontecido nada assim, gostava de saber se o Marco já fez algo parecido ou é normal da ATI,
    obrigado

    • Eu tenho o hábito de limpar tudo antes de instalar. Mas penso que também não será problematico neste caso. E se o register mechanic diz que está tudo bem, é porque está tudo bem 🙂 Agora é só ir para a matança! Boas jogatanas Jorge!

  29. .Amigo Marco, é assim, eu sou Técnico de Informática e sei que isto nunca me tinha acontecido, sei de antemão que a maioria dos softwares tem que ser desinstalados e limpo o seu registro para poder instalar novamente o software, já montei muitos computadores, por isso os meus colegas nesta área também disseram que é esquisito, e por isso gosto de concelhos de outras pessoas que conhece esta matéria, todos os dias estamos a ter novos conhecimentos nesta área, neste caso para desinstalar a ATI é preciso o ficheiro Install Manager, e podes encontrar este ficheiro dentro da pasta da ATI e carregar que ai tem a opção de desinstalar, vejo que o senhor CANGAS deixou um comentário infeliz, com certeza que este usuário deve ser perfeito, deve ser um Deus, por que sou Deus é perfeito, amigo Marco desculpa isto da minha parte mais não gosto ver Chicos espertos a comentar asneiras porque ao melhor não sabe nada de isto.

    Um abraço

    percebe-se muito disto aqui .p

    Amigo Marco eu enviei a pouco um comentario e foi apagado, porque!!!

  30. Jorge, o teu comentário estava a aguardar moderação… Assim como todos os outros. Serve isto para evitar que apareça spam enquanto não estou a ver o site só para ganhar o SteelSeries Kinzu.

    Não vi ironia no comentário do cangas, acredito que ele fique espantado com a nível de conhecimento de outros users. Ele ainda está a começar, tu já és Técnico de Informática e certamente com alguma experiência.

    Continuação de bons posts! 🙂

  31. não sou deus, apenas me limito a dizer o que acho e penso e acho que se dissesse o contrário, estaria a ser mentiroso ou até mesmo impostor.
    Não tinha qualquer intenção de ofender alguem, abraços .

    Sim, nisso tens razão , eu ainda estou a começar, admiro bastante o vosso trabalho ..
    como disse anteriormente não tinha intenções de ofender ninguem, peço desculpa..

  32. Amigo Marco, estamos sempre a ter novos conhecimentos, isto da informática é um mundo muito bastos de conhecimentos, todos os dias aparece algo novo nesta área, eu estou sempre apreender novas metodologias, caro Cangas todos aqui estamos a apreender coisas novas os reviews servem para esclarecer duvidas será que é bom?, será que faço uma boa escolha para meu hardware, meu equipamento será compatível com este componente, enfim tanta coisa se podia mencionar, quantos mais conhecimentos adquiridos gostamos mais disto, apreendemos uns com os outros, não ofendeste ninguém, até talvez disseste aquilo sem reflectir, podes ter a certeza que aquilo que sou, sou mesmo e aquilo que aconteceu foi mesmo, por isso nada de ressentimentos, todos somos humanos continuarei aqui a dar meus comentários, e colocar perguntas ao Marco que considero uma pessoa legal e com muito conhecimento na materia, mesmo só o conhecendo pela Net, de resto todos os comentários são bem-vindos, espero que tu cangas e eu, esteja tudo bem, sem ressentimentos de hoje por diante um abraço ao Marco e ao Cangas.

  33. Muito verdade @Jorge, sou um “noob” ainda nisto de informatica e isso, mas este site até da uma dicas muito boas sim, e pois é , na area de informatica é complicado :s, são muitas coisas novas para aprender e isso. Portanto, ninguem pode saber tudo =)

  34. Estou a gostar bastante das review’s, é que tipo eu não sou muito entendido nesta área, mas com isto aprede-se mais umas coisas .p é claro que para chegar a um conhecimento superior como o jorge marco, etc é complicado mas ajuda sempre muito e acaba por ser um assunto que qualquer amante de pc’s gosto de falar .p grande abraço

  35. Vá pessoal, agora a serio…

    Quem aceita fazer uma troca cmg?? Dou a minha HD4870 em troca desta, sim? 😀
    E era…
    lol

    Gostei da placa… vou ter de juntar uns trocos tambem para isto, dava-me jeito, pa ver se pelo menos assim jogava melhor LOL
    Just kiding 😉

    Abraço e grande review mesmo 😀

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos