Home Periféricos GIGABYTE Aivia Neon

O Aivia Neon da GIGABYTE é um periférico peculiar. Foi desenvolvido para simplificar a vida a quem utiliza o rato para tarefas de escritório mas que também necessita de fazer apresentações ou controlar o media center à distância.

gigabyteaivianeon-1

Se anteriormente era necessário ter um periférico para cada função, agora existe o Aivia Neon, que desempenha todas essas tarefas.

ESPECIFICAÇÕES

  • Interface: USB / 2.4GHz Wireless
  • Sensor: Laser
  • Sensibilidade: 1200 DPI
  • Scroll: Standard (3D)
  • Botões laterais: 4
  • Dimensões: (C) 105x (L) 57x (A) 37mm
  • Peso: 107g
  • Alcance: 10-15M (em espaço aberto)
  • Cor: Preta
  • Conteúdo da embalagem: rato, cabo de extensão USB, bolsa de transporte
  • Software: Aivia Neon Software
  • SO Suportados: Windows XP 32bit/ Vista/ Win 7 / Win 8
  • Certificados: CE, FCC, BSMI, NCC
  • Garantia: 2 Anos

httpvh://youtu.be/-K5z9Ch_JIc

EMBALAGEM E CONTEÚDO

A embalagem segue o tradicional da gama Aivia, elegante fundo preto com um modelo do rato na frente. No canto superior direito, encontra-se uma distinção internacional recebida pelo rato e este ainda nem passou pela análise do LILIREVIEWS. Este prémio é o famoso Reddot design award e foi-lhe atribuído em 2013.

gigabyteaivianeon-2

Na face traseira da embalagem breves descrições sobre as funcionalidades deste rato ou espécie de.

gigabyteaivianeon-3

No interior, além do rato, a GIGABYTE envia uma bolsa de transporte, um cabo extensor para o receptor/carregador, um pano de limpeza e um cartão de membro do clube Aivia.

gigabyteaivianeon-4

EM DETALHE

O design deste periférico está um pouco longe do de um rato tradicional com era de esperar de forma a servir de apresentador. Esta segunda função também obrigou o Neon a ter um tamanho reduzido.

gigabyteaivianeon-5

O Aivia Neon inclui os botões de um rato tradicional, para clique esquerdo, direito e a roda de scroll. Dos três botões em linha, o primeiro está associado a uma funcionalidade de scroll que a GIGABYTE define como tecnologia Free Scrolling e que permite mover livremente para cima e para baixo, bem como para a esquerda e direita, quando em modo air-mouse.

O segundo botão, está associado ao Aivia Painter, que quando o rato está em modo air-mouse, abre um pequeno menú com ferramentas para interagir com o documento que estamos a apresentar. Se estiver a ser utilizado como rato, abre diferentes opções dependendo da aplicação em primeiro plano.

O último botão, identificado por uma mira vermelha, liga e desliga o ponteiro laser. Para utilizar o ponteiro, não é necessário ter o rato ligado ao PC.

gigabyteaivianeon-6

Na parte lateral do rato, tem um botão para a função de apresentador. Mantendo pressionado, tem-se controlo sobre o cursor no ecrã. Além desse botão, é nesta lateral que se encontra o compartimento onde encaixa o receptor quando for necessário carregar o Aivia Neon. Mesmo na extremidade, existe um indicador LED para o nível de bateria com quatro posições possíveis.

gigabyteaivianeon-7

Na base do rato, três skates de teflon, o sensor laser com resolução de 1200dpi, o compartimento para guardar o pequeno receptor wireless e no fundo, um botão para ligar e desligar o rato, de forma a poupar energia.

gigabyteaivianeon-8

UTILIZAÇÃO

httpvh://www.youtube.com/watch?v=QUChVDstbFw

Para começar o rato já vem com bateria carregada, portanto é só abrir e começar a utilizar. O formato pode ter um pouco de ergonomia dentro das suas limitações mas a habituação revelou-se mais fácil do que seria de esperar.

No entanto, há que ter em consideração que o público alvo para este modelo não estará propriamente habituado a utilizar ratos gaming com várias opções de personalização e outras características que os entusiastas dos jogos já dão como adquiridas.

Em termos de desempenho não há nada de negativo a apontar, é um rato rápido e com a precisão que um sensor de 1200dpi pode oferecer. A transmissão por wireless também não deu qualquer problema.

Tal como esperado, o Neon destaca-se nas apresentações e controlo do media center à distância. Para tirar o máximo partido das suas funcionalidades, é aconselhado instalar o software.

gigabyteaivianeon-9

Para um periférico que será utilizado pelo menos metade do tempo no ar, 107g acaba por ser um pouco pesado e dá a sensação que muito do peso está concentrado na parte anterior do rato, que é também a parte mais estreita.

Para carregar basta acoplar o rato ao receptor, na sua respectiva abertura. Uma solução engenhosa da GIGABYTE, não? No caso de um PC portátil, teoricamente basta encostar o rato ao receptor, que estará perto do utilizador. Caso seja um PC fixo, é natural que as portas USB se encontrem mais afastadas mas para resolver isso basta utilizar o cabo extensor que a GIGABYTE inclui.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O conceito do Aivia Neon é interessante, especialmente para quem tem um trabalho que requer apresentações e viagens frequentes. A combinação de rato wireless e apresentador é ideal para quem procura tirar máximo proveito de um único periférico.

gigabyteaivianeon-10

Na sua função de apresentador é bastante intuitivo e fácil de utilizar graças ao seu formato e funcionalidade exclusivas como o Free Scrolling e o Painter. O ponteiro laser é um extra muito bem pensado pela GIGABYTE. Oxalá o rato fosse mais leve.

Na sua função de rato, acaba por ser o mais tradicional possível, sem DPI ajustáveis ou configuração de botões. Para quem tiver mãos grandes também deverá ser um pesadelo ergonómico.

A bateria é bastante duradoura e o facto descarregar em contacto com o receptor é mais uma novidade que dá jeito, evitando, na maioria dos casos, a utilização ou transporte de cabos USB.

Embora ainda não tenha sido visto em lojas Portuguesas, o preço do GIGABYTE Aivia Neon deverá rondar os 90€, um entrave ao estudante universitário que estava pronto a brilhar na sua próxima apresentação.

selo-8_0

O Bom:

  • Versátil e completo: Rato, apresentador, apontador laser
  • Fácil de utilizar
  • Sistema de carregamento e bateria duradoura

O Mau:

  • Peso
  • Preço
  • Básico quando utilizado como rato
0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos