Home Hardware Gigabyte 790FXT-UD5P

Em detalhe

O layout desta motherboard revela-se bastante interessante e felizmente afasta-se do tradicional esquema Ulta multi-color da GIGABYTE, optando pela gama dos azuis, brancos e cinzentos próximo das suas irmãs baseadas no chipset Intel X58. Como uma mudança não pode ser total, ainda surge uma entrada IDE com cor verde.

gigabytema790fxt-ud5p_26

Uma vez que o chipset 790FX oferece “apenas” 38 lanes PCI-e, a GIGABYTE optou por uma solução que combina duas entradas PCI-e a 16x, o que acaba por poupar algum espaço no PCB onde foram introduzidas outras características e também reduzir o preço final da motherboard.
A combinação de duas placas gráficas continua a ser a solução mais comum de quem tem a possibilidade de ter um sistema com CrossfireX e portanto nada se perde neste aspecto.

gigabytema790fxt-ud5p_6
gigabytema790fxt-ud5p_25

Face às suas concorrentes directas, seja a Asus M479-T ou a MSI 790FX-GD70, a GIGABYTE UD5P, oferece mais 4 portas USB que a Asus e mais 1 que a MSI através de um controlador Jmicron adicional, controlador de rede Dual Gigabit e porta firewire na motherboard.

gigabytema790fxt-ud5p_23

A refrigeração nesta motherboard é feita através de um eficaz sistema de heatpipes que percorre todo o caminho desde os MOSFETs até ao Southbridge da motherboard. O bloco do NB, inspirado na coberta dos cilindros de um motor, está cortado para que se possa dar o devido uso à entrada PCI 1x. No dissipador dos MOSFETs de alimentação, também há um corte para poder colocar a alimentação de 8pinos.

gigabytema790fxt-ud5p_21
gigabytema790fxt-ud5p_7

Na GIGABYTE MA790FXT-UD5P também se encontro os famosos botões Clear CMOS, Power e Reset na motherboard. Colocados com todo o cuidado e com uma protecção para não se fazer reset BIOS por descuido.

gigabytema790fxt-ud5p_16
gigabytema790fxt-ud5p_13

Esta é também a primeira motherboard da série Ultra Durable 3 para sistemas AMD.

Os pontos chave das motherboards com esta tecnologia inovadora da GIgABYTE, têm condensadores sólidos produzidos por fabricantes líderes no Japão que oferecem maior durabilidade à motherboard, MOSFETs de baixa RDS(on) que reduzem o consumo energético e em consequência menos calor é produzido e também bobines com núcleo em ferrite, especialmente desenhadas para uma melhor eficiência energética.

A principal inovação desta série é a utilização de 2oz de Cobre nas camadas Terra e Alimentação. Com este aumento para o dobro do cobre, a GIGABYTE conseguiu diminuir a temperatura, a impedância do PCB e as interferências electromagnéticas(IEM). Por outro lado aumentou a capacidade de overclcoking, eficiência energética e protecção contra descargas electrostáticas (ESD).

Páginas: 1 2 3 4 5 6

Autor
Engenheiro Civil, a viver em Taipei, Taiwan com enorme gosto por tecnologia e partilha de informação. Estou no LILIREVIEWS desde 2007 e ao longo destes anos tive oportunidade de desempenhar diferentes funções em marcas líderes nesta área, nomeadamente na OCZ, Antec, AOC, NZXT, Razer e Gigabyte. Sou fã de novidades em hardware e passo demasiado tempo em jogos online, onde me podes encontrar com o nick MulherGorda.
0 Comentários a este artigo
  1. mesmo, aspecto impecavel mesmo!

    é mesmo muito boa 😀

    não me consegues arranjar um saite para ver motherboards boas sff ? aqui tem fixes mas era para outras ..

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos