Home Notícias Garmin Dash Cam – A viagem num só cartão

A Garmin, a título de exemplo do que se passa na Rússia com os carros equipados com câmaras de gravação, viu utilidade neste segmento e lançou a Garmin Dash Cam. Este dispositivo grava tudo o que se passa no trânsito. Os automobilistas, para se protegerem de algumas manobras ilícitas, recorrem às imagens para sua legítima defesa que em muitas situações de trânsito caótico podem nos poupar uns autênticos milhares.
5
As câmaras de vídeo estão na moda principalmente nos desportos pela espetacularidade de momentos que nos proporciona e até em muitas outras actividades profissionais e mesmo em acções que não lembram a ninguém.
Mas esta prática pode ser muito útil a todos os condutores, em qualquer parte do mundo. Há imensos casos que, após filmados, foram estudados, em termos de segurança rodoviária, e desencadearam várias acções de prevenção.

A Garmin viu aqui uma oportunidade de servir um mercado sem um dispositivo dedicado e claramente que aproveitou a oportunidade com equipamentos de destaque, a câmara Garmin Dash Cam 20 e Garmin Dash Cam 10. Estes equipamentos têm uma aparência muito agradável e estão muito bem equipadas.
2
A Garmin Dash Cam é uma câmara de alta definição que é montada no para-brisa de qualquer veículo. A sua acção permite gravar continuamente com uma “visão” grande-angular da estrada durante a condução e uma vez instalada, a câmara é totalmente automatizada. Começa a gravação quando a ignição do motor e pára quando está desligado. O sensor de gravidade integrado (G-Sensor) detecta automaticamente incidentes, como travagem ou colisão, e salva os ficheiros de vídeo relevantes.
Este modelo está disponível com e sem GPS (Dash Cam 10 – somente uma câmara para uma visão close-up do veículo ou danos materiais) onde a Dash Cam (DC) 20 traz um receptor GPS que coloca geo-tags (localização, data e hora) em todas as imagens, para que os condutores possam saber exactamente onde e quando os eventos ocorreram.
3
Recursos como um microfone interno e GPS adicionam um contexto valioso aos ficheiros de vídeo gravando a 1080p, 720p ou ficheiros de vídeo WVGA num loop contínuo sendo armazenados num cartão microSD de 4GB incluído. Claramente que 4GB não é uma capacidade recomendada para este tipo de propósito mas o fornecimento de um armazenamento já nos permite avaliar a qualidade e utilidade do mesmo. Para adicionar mais memória, os utilizadores podem adicionar um cartão microSD maior (até 32 GB).
Travagens bruscas ou uma colisão são detectadas pelo built-in G-Sensor. Nessas situações guarda-se à parte essas gravações actuais, últimas e próximas, preservando um registo completo do evento tendo assim um log de ações completas não se perdendo qualquer momento do incidente.
O evento é gravado com data, hora, latitude, longitude, velocidade e direcção do precurso. O microfone integrado oferece a opção de gravação de áudio no interior do veículo e o ecrã colorido de 2,3 polegadas faz com que seja fácil para posicionar a câmara no carro e ter acesso às opções e definições.
4
Estas unidades ainda não estão disponíveis, ambas as câmaras deverão chegar ao mercado no próximo mês de Fevereiro com um preço a rondar os 250 dólares na versão DC20 e de 220 dólares na versão DC10.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos