Home Periféricos Game Pads Fanatec RennSport Wheel Stand

Esta é a primeira vez que a Fanatec aparece aqui no LILIREVIEWS, e nada melhor para começar do que com um produto bastante cobiçado pelos aficionados das corridas virtuais.

A Fanatec pertence ao grupo alemão Endor, fundado em 1998, que tem como enfoque o melhoramento da interface entre o mundo real e o virtual. Os produtos desenvolvidos por esta marca têm bastante reconhecimento no mundo dos simuladores de corridas automóvel, e não só, sendo que o produto aqui analisado, o SpeedBlack EVO não foge à regra.

Esta é uma boa solução, para quem gosta de descontrair e libertar o stress num bom jogo de corridas, como o DIRT3, NFS SHIFT, ou então simuladores com o iRacing, o clássico rFactor com os seus mods intermináveis.

Os gráficos dos jogos vão evoluindo, mas há quem procure mais sensações, e a aquisição de um volante torna-se num objetivo primário para quem quer desfrutar destes jogos ao máximo. Com a compra de um volante, como um Logitech G27, ou um Fanatec, torna-se também importante a escolha de uma boa base para a colocação do mesmo.

O Fanatec RennSport Wheel Stand, é um suporte para colocação de volantes de várias marcas, e que permite uma melhor experiência de jogo, com conforto e qualidade, sem termos de andar a adaptar as secretárias, para poder albergar um novo companheiro. Já chegam as pilhas de livros e papeis do curso, quanto mais um volante e o módulo de mudanças.

Ficam aqui as especificações técnicas:

  • Compatible with all Fanatec Porsche and Speedster racing wheels
  • Other makes:
    Logitech: Driving Force, Driving Force Pro, G25
    Microsoft wireless wheel
  • Allows the use of a racing wheel without table in the living room
  • Easy to store away within 10 seconds
  • Attractive design both in operation or in storage leaning on a wall
  • Rock solid steel / Aluminum construction avoids shaking even with strong Force feedback wheels
  • Adjustable: wheel angle, height, pedal position
  • Big rubber feet avoid any movement
  • Porsche wheel and G25 shifter mount (optional)
  • Designed in Germany by real Germaneering®

Dimensões:

  • in hinged position: width, height and depth: 16.9 x 5.1 x 25.6 inches [43 x 13 x 65 cm]
  • in expand position: width, height and depth: 16.9 x 23.2 to 32.7 x 25.6 inches [43 x 59 to 83 x 65 cm]
  • weight: ~ 17.4 lbs [~ 7.9 kg]

Vista Geral

Apesar de não ter fotografias da montagem, esta vem explicada detalhadamente e com imagens no manual. De salientar que é extremamente fácil e rápido montar este suporte, sendo que a Fanatec teve o cuidado de enviar também, duas chaves sextavadas necessárias para os apertos.

O peso das peças, ainda durante a montagem, demonstram o cuidado em desenvolver algo sólido, e robusto, características bastante importantes para que o force feedback não abane a estrutura, e interfira com a experiência de jogo.

A fotografia mostra o suporte já com um volante da Logitech montado, o G25, sendo que apesar de ser construído a pensar nos volantes da Fanatec, este também é compatível com outras marcas.

A qualidade de construção também é de realçar, imagem de marca associada aos produtos alemães.

Começando por baixo, as barras em alumínio que servem de base para os pedais, são bastante generosas, e com o tamanho adequado para a grande maioria dos pedais. Mesmo os do G25, que são bastante grandes, cabem na perfeição e ainda sobra algum espaço, para outros modelos maiores. A nível de largura, sobram cerca de 2cm de cada lado, o que para pedais mais largos, ajudará bastante para uma estabilidade perfeita.

Fanatec RennSport Wheel Stand-4722

A barra transversal que vemos, além de apertar as duas barras, e de as manter sempre com a mesma distância, impedem também que os pedais se movam para a frente, em travagens mais fortes.

Fanatec RennSport Wheel Stand-4718

A barra pode ser montada ao contrário, com a parte mais alta voltada para a parte de trás dos pedais, no caso de os pedais montados serem diferentes. No caso particular do G25, o cabo de ligação que conecta os pedais ao volante, fica numa posição pouco favorável, quase que “trilhado” entre a barra e a base, como podemos ver pela imagem.

O suporte possui nos topos acabamentos em borracha, com os logos da Fanatec, que impedem que este escorregue em determinadas superfícies. Um pormenor muito útil.

De salientar que a montagem final, mesmo sem os pedais e sem o volante, é perfeitamente estável, não se desequilibrando, o que demonstra um cuidado enorme em manter as devidas distribuições de peso, para que pedais mais leves, ou volantes mais pesados, não façam tombar o suporte para cima de nós.

Fanatec RennSport Wheel Stand-4717

Para testar a estabilidade dos pedais no suporte, decidi jogar um pouco de DiRT 3, que costuma ser bastante animado no que a travagens fortes diz respeito, e efetivamente notei que o pedais mantiveram-se bastante estáveis durante a jogatana.

Fanatec RennSport Wheel Stand-4724

O tubo onde são apertadas as barras de alumínio que servem de base para os pedais, possui também nas extremidades peças em borracha para impedir que o suporte se escorregue.

O manípulo que vemos com os dois traços brancos do lado esquerdo, é o que mantém a parte de cima do suporte estável, e que desapertando, faz com que a parte de cima “caia” em direção à base, e se possa, em pouco espaço, arrumar este suporte. Para assegurar uma maior estabilidade, convém apertar este manípulo com alguma força.

Fanatec RennSport Wheel Stand-4731

Tal como anunciado pela Fanatec é super rápido desmontar o suporte de modo a que este fique como aparece na imagem acima, pronto a arrumar.

Contudo, apesar de nas fotografias do site oficial aparecerem os pedais debaixo do tubo que suporta o volante, no caso do G25 e certamente no do G27 isto não será possível. O que acontece é que dado que o suporte dos pedais da Logitech tem um design diferente do da Fanatec, mais comprido, o tubo ao descer aperta a parte de plástico onde os calcanhares assentam. Esta parte por ser mais fina, poderá estalar com o peso do mesmo. Isto foi o que me aconteceu, por isso preferi colocar os pedais de fora, como aparece na imagem.

Subindo mais um pouco, chegamos à parte onde o volante propriamente dito, juntamente com a caixa da manete, se encontra.

Tanto o tubo principal, com a base para o volante e manete, é toda ela em preto fosco, com acabamento rugoso, certamente para evitar que ao longo do tempo fique com as marcas do uso, riscos, pancadas, que um acabamento mais liso acabaria por ter. Confere, também, um aspeto mais robusto e duradouro.

Fanatec RennSport Wheel Stand-4726

A base principal, que está directamente ligada ao tubo, possui várias furações para fixar à direita, ou à esquerda, a manete das mudanças.

No caso do volante, e no caso particular do G25, basta apertar o volante à base, como se de uma simples mesa se tratasse. Os próprios apertos do volante possuem curso suficiente para apertar firmemente o volante à base. Contudo,  o mesmo não se pode dizer da manete. Para tal, a Fanatec dispõem de furações especiais, que fixam a manete ao seu suporte próprio.

Algo que demonstra, novamente, o cuidado da Fanatec na conceção deste suporte, é que não existem cantos cortantes, nestas duas bases, evitando assim possíveis acidentes na sua montagem.

Fanatec RennSport Wheel Stand-4727

Por debaixo da base, ainda no tubo principal, podemos ver os dois parafusos, que nos permitem aumentar a altura do volante.Existe também uma calha para poder manter o cabo que vai aos pedais junto ao tubo. No entanto, por experiência própria, nada bate as sempre úteis abraçadeiras de plástico pretas, que se disfarçam bem na pintura.

Fanatec RennSport Wheel Stand-4728

Na imagem acima podemos ver a parte que nos permite ajustar a inclinação do volante e da manete.

A nível de ajustes este suporte permite alguma flexibilidade, e dado que a Fanatec até se deu ao cuidado de oferecer as ferramentas necessárias para tal, torna-se bastante simples, e rápido.

Conclusão:

Em comparação com outras soluções já aqui testadas, este wheelstand, ou suporte para volante e pedais, é efetivamente o mais robusto, o mais bem construído, em suma, o melhor até à data já aqui testado.

Desde já agradeço ao Tiago da GameTech que gentilmente cedeu este suporte para análise. O Tiago, representando a GameTech esteve presente juntamente com o LILIREVIEWS no evento TEDx Edges, onde levou um simulador de topo, equipado com um volante Fanatec Porsche.

Como já aqui foi referido, este suporte é realmente um produto de grande qualidade, e sem dúvida que merece levar o selo de qualidade do LILIREVIEWS. É um produto totalmente aconselhado! Sem dúvida uma excelente prenda para este Natal, quem sabe.

Com um preço bastante atrativo de cerca de 139,39€, não muito superior aos seus competidores, torna-se quase um “must have” para quem possui um volante, e gosta de dar as suas voltinhas com qualidade, e sem que a mesa passe a vida a fugir, quando o carro decide fugir de traseira.

Esperemos que a próxima visita da Fanatec seja com um dos seus volantes de topo, e possamos apreciar, juntamente com este suporte, as verdadeiras emoções de um simulador de corridas.

E vocês, já adquiriram os vossos wheelstands?

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos