Home Hardware Fontes de Alimentação Enermax Modu82+ 525W

Impressões do interior:
Chegou a hora de abrir a fonte, fazer a tão sempre esperada analise dos componentes da fonte. Desta vez puder remover a placa de circuito impresso da fonte sem nenhuma intervenção especial.

Quando se espreita para dentro podemos ver logo à partida dois dissipadores pretos em alumínio para dissipar o calor que provem dos rectificadores, reguladores e todos os componentes de alta potência com que esta fonte trabalha.
Começando pela parte de entrada da corrente na fonte, observamos um filtro separado da placa principal, coma sua própria PCB (ou PCI em português), depois dois grandes condensadores de entrada pretos da Matsushita uma marca muito usada nas fontes alimentação, com 85º marcados na sua carcaça.
O filtro

Um pormenor que é sempre bom de ver é o fusível envolvido em manga termoretráctil para evitar que se por ventura queime não seja a causa de uma ignição.

Também se pode notar que a ponte rectificadora, tem o seu próprio dissipador dourado, bling bling!!

Junto da ponte rectificadora o varistor, escondido debaixo da manga termoretráctil, temos também o componente encarregue de suprimir alguns dos picos de tensão mais rápidos e curtos.
Podemos observar nos dissipadores também um dos transístores comutadores da Ixys, e na parte secundária da fonte um dos rectificadores, que julgo ser o dos 12V.

Temos também nesta fotografia, um imagem do circuito integrado, que está encarregue de controlar o PWM-PFC sendo do tipo combo, por suportar os dois.

Na parte detrás da placa de circuito, podemos ver o trabalho a nível de soldaduras, que apesar de ter uma aparência suja, tem uma qualidade boa, não havendo excessos nem faltas.

A placa dedicada aos conectores modulares, também apresenta uma qualidade boa.
Os cabos estão bem arrumados permitindo uma circulação de fluxo muito boa.

A ventoinha usada nesta fonte é da Enermax o modelo de 9 lâminas, 120mm com um sistema que aumenta a rotação em função da carga e da temperatura, tendo a sua velocidade compreendida entre os 450RPM-2000RPM, fazendo perto de 5db a 450RPM. As lâminas da ventoinha são transparente e armadura é preta brilhante.

Páginas: 1 2 3 4 5 6

0 Comentários a este artigo
  1. a minha a serio, ja a limpei e tal , mas não vejo solução para fazer menos barulho, parece que vou ter de comprar uma nova ..

    que fonte .o muito boa mesmo ..
    já resolvi o meu problem na minha fonte x)

    tchi que bomba, os meus parabens ao autor, abraços 😀

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos