Home Notícias eBay entra no maravilhoso mundo dos SSDs

O gigante eBay trocou 100TB de espaço em discos rígidos pelo equivalente em discos SSDs.

Como já tem vindo a ser referido aqui no Lilireviews, os ganhos que resultam da troca de um disco rígido por um SSD, não se prendem “só” com os ganhos nas velocidades de escrita/leitura. Os tempos de acesso baixíssimos que tornam o PC num autêntico F1, os IOPS, com maior peso para datacenters e afins, o consumo energético, o calor gerado e ruído produzido são também muito importantes. Se nos PCs de casa a diferença de energia gasta e calor gerado não são um factor tão preponderante, imaginem isto multiplicado por 100 ou mais.

Num datacenter é gasto muito dinheiro em manter os locais onde os servidores se encontram a temperatura/humidade constante, e isto tem custos bastante avultados, sem nos esquecermos que se gasta também mais energia para manter os discos rígidos de 15oooRPM a funcionar, em comparação com os SSD.

Voltando ao eBay, a troca reduziu o espaço necessário para armazenar os discos em cerca de 50%, a energia consumida em 78%, o que são valores extraordinários.

Os ganhos a nível de performance também foram bastante elevados, verificando-se melhorias no tempo da criação das máquinas virtuais, onde este foi encurtado de 45 minutos para apenas 5.

Esta é uma demonstração de que esta tecnologia veio para ficar, e que não tarda, os preços começaram a ser mais interessantes.

Fonte: Guru3D

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos