Home Hardware Fontes de Alimentação Corsair HX850 Professional Series

Introdução

Como já vem sendo habitual nas análises a produtos desta marca, uma longa apresentação é escusada, tal o patamar e estatuto que esta empresa já atingiu no mercado. A Corsair é sem sombra de dúvida uma das marcas mais influentes no mercado de componentes para PC.

Desta feita, chega agora a vez de o LILIREVIEWS analisar a fonte para entusiastas HX850, que é uma atualização da primeira HX-850W, lançada em meados de 2009. Será que a Corsair conseguiu melhorar o que já era muito bom? Fiquem para ver.

Embalagem e Conteúdo

A nível de design, a embalagem difere um pouco da revisão anterior, segue a mesma linha de cores, mas o layout está semelhante ao utilizado nas embalagens das fontes da gama AX. Onde está a maior diferença é no tamanho, sendo uma caixa de grande dimensões.

Temos acesso a alguns dados, nomeadamente o modelo, potência, tempo de garantia e o símbolo da certificação 80 Plus Gold.

Na traseira, são fornecidas muitas informações, mas infelizmente a língua portuguesa foi esquecida. Temos assim, no topo, em detalhe a quantidade de cabos fornecidos e mais abaixo dados sobre o ruído da ventoinha, eficiência energética mediante a carga e um quadro com todas as amperagens das linhas.

A HX850 vem muito bem protegida por um saco de tecido e os cabos também não foram esquecidos, vindo guardados dentro de uma bolsa com fecho de velcro. Além disto, são ainda fornecidas braçadeiras plásticas para ajudar na arrumação dos cabos, o cabo de ligação à tomada, autocolante com o logótipo da Corsair, manual de instruções e de garantia e um conjunto de parafusos.

Esta fonte faz-se acompanhar de um vasto leque de cabos, sendo os Sata e Molex os únicos que não vêm revestidos. Todos os restantes estão sleevados para maior resistência e primor estético

Em detalhe

Embora não sendo a fonte de maiores dimensões já oferecida pela marca, esta Corsair, ainda assim, conta com um tamanho generoso de 20cm de comprimento, 15cm de largura e 8,6cm de altura.

A qualidade dos acabamentos é soberba, toda a fonte transborda qualidade, fazendo jus à gama em que se insere. O design também mudou ligeiramente na zona da grelha da ventoinha em relação à revisão anterior da HX-850W.

A ventoinha que está a cargo da refrigeração é de 140mm e a sua rotação varia conforme a temperatura, permitindo assim, uma operação o mais silenciosa possível. Uma particularidade nesta nova revisão é a total ausência de funcionamento da ventoinha até a fonte atingir os 20% de carga.

Ou seja, em ambiente Windows, ou em tarefas leves que não exijam grande gasto energético, a fonte funcionará de forma passiva, sem qualquer tipo de ruído. O sistema funciona bem, mas a mudança não é feita de forma instantânea, ainda leva o seu tempo até a ventoinha parar totalmente quando o sistema de gestão deteta que a carga está abaixo dos 20%.

Isto não só é bom para os nossos ouvidos, como para a própria durabilidade da ventoinha, visto que, haverão muitos momentos em que estará desligada, evitando desgaste desnecessário.

Ao contrário de muitas outras fontes da Corsair, esta não é fabricada pela Seasonic, mas sim pela CWT. Não estou a dizer isto de forma depreciativa, mas sim a título meramente informativo.

A CWT (Channel Well Technology) é uma construtora gigante, com provas mais que dadas ao longo dos anos e de onde já saíram das melhores fontes do mercado.

A HX850 é um poço de potência, oferecendo 70 amperes na linha dos 12v. A estrutura é single rail, ideal para lidar com as placas gráficas mais poderosas da atualidade, mesmo com overclock agressivo, devido à sua disponibilidade em oferecer 840W na linha dos 12v.

A fonte é construída com componente de elevada qualidade, não só para assegurar elevada potência, mas também para atingir excelentes níveis de eficiência energética. Tudo isto, faz com que esta Corsair seja rated @ 50º e certificada em 80 Plus Gold, conseguindo eficiências acima dos 90%.

O que quer dizer rated @ 50º? Quer dizer que, a fonte, mesmo a 50º de temperatura ambiente, consegue debitar sem problema a potência nela anunciada, o que só está ao alcance das fontes de enorme qualidade, como é o caso desta.

Como já é hábito, o sistema modular de cabos não foi esquecido. Isto é uma ajuda muito grande para a arrumação dentro da caixa do PC, principalmente em fontes desta magnitude, que contêm muitos cabos de ligação.

Não é totalmente modular, mas apenas são fixos os cabos com a ligação de 24 pinos para a motherboard e de 4+4 pinos de alimentação do processador.

Os cabos que se podem ligar separadamente são vários, que possibilitam as seguintes ligações: 6 PCI-E de 6+2 pinos, 12 conetores Sata, 12 Molex e 2 para drive de disquetes, reguladores de ventoinhas e afins.

Características e Especificações

      • A dedicated single +12V rail offers simple configuration and maximum compatibility with the latest graphics cards and other components.
      • An ultra-quiet, 140mm double ball-bearing fan delivers excellent airflow with exceptionally low noise levels by varying fan speed in response to temperature.
      • 80 PLUS Gold certified, delivering up to 90% energy efficiency under real-world load conditions.
      • Active Power Factor Correction (PFC) with PF value of 0.99.
      • Universal AC input from 90~264V.
      • Over-voltage, under-voltage, over-current, and short circuit protection provide maximum safety for your critical system components.
      • Engineered to meet maximum power output at a server-grade 50°C temperature rating.
      • High-quality capacitors provide uncompromised performance and reliability.
      • A seven year warranty and lifetime access to Corsair’s legendary technical support and customer service.
      • Safety Approvals: cTUVus, CE, CB, FCC Class B, TÜV, CCC, C-tick

Testes

Estamos conscientes das nossas limitações em termos de testes a fontes de alimentação. Para testes realmente precisos e rigorosos são necessários equipamentos especializados de que, de momento, ainda não dispomos. As medições utilizando o multímetro são irrelevantes para tirar conclusões acerca da qualidade de uma fonte de alimentação.

Por isso, no que diz respeito a este tipo de material, temos feito apenas uma apresentação do produto, evidenciando as suas características e expondo os diversos pontos que achamos interessantes.

Ficam abaixo dois quadros sobre o ruído da ventoinha e eficiência energética, que constam do guia de reviewer´s disponibilizado pela Corsair.

Ruído da ventoinha:

Eficiência:

Conclusão

Mais uma vez, a Corsair a conseguir brindar os consumidores com uma fonte de excecional qualidade. Pegou numa fonte que já era boa e tornou-a ainda melhor, evoluindo a série HX de 80 Plus Silver para Gold.

Uma mais-valia, e que cada vez é mais padrão nas fontes de alimentação de alta gama, é o facto de a ventoinha só funcionar acima dos 20% de carga (cerca de 170W para este modelo de 850W), garantindo total silêncio em tarefas que requisitam menos energia.

A qualidade de acabamentos é soberba, como já é natural na Corsair, e nada foi deixado ao acaso, sendo construída com componentes de primeira linha, para garantir a perfeita entrega de potência mesmo a 50º e eficiências acima dos 90%.

Em suma, a Corsair a surpreender pela positiva e a demonstrar que a sua reputação neste mercado tem uma razão de ser. Esta nova HX850 tem potência para dar e vender e eficiência a condizer, para fazer desta fonte de alimentação a escolha dos entusiastas.

Este modelo em concreto ainda não está no mercado português, sendo que o preço lá fora ronda os $199.99. Posto isto, não será de prever preços muito abaixo dos 200€ para a HX850 no mercado nacional, significativamente mais cara que a atual, mas as melhorias desta revisão fazem-se pagar.

Resta-me deixar um agradecimento à Corsair pela disponibilidade em facultar esta unidade para análise.

0 Comentários a este artigo
  1. a Corsair tem lançado no mercado fontes de alimentação de uma qualidade acima da média. o investimento feito nestes produtos pode parecer um pouco elevado mas é uma escolha muito acertada.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos