Home Hardware Fontes de Alimentação Corsair GS 800W

Introdução
Já lá vai algum tempo desde que a série gaming da Corsair chegou ao mercado e, ainda hoje, as fontes de potências entre 500 e 800W continuam a ser a escolha acertada para muitos sistemas montados recentemente devido ao seu preço competitivo aliado à fiabilidade que lhes tem sido atribuída ao longo de todos estes anos. A Corsair decidiu renovar a gama gaming das fontes e presentear os novos compradores destas com um novo design e tecnologias mais actuais, mantendo os valores competitivos. Estas fontes são muito recentes e, se ainda não tinha visto estas alterações, fique connosco porque o clássico está de volta.

Embalagem e Conteúdo
A embalagem que aconchega a fonte mantém tudo aquilo a que estávamos habituados. Os tons de azul da gaming series predominam e contamos com uma fotografia em ponto grande da GS 800 na parte frontal da embalagem. Além disso, também podemos ler algumas especificações no fundo, o modelo e a potência e, já no topo, a série a que pertence o produto.

Na parte traseira da embalagem encontramos informação mais detalhada tal como o número de cabos e o tipo de entradas destes, as especificações completas e alguma informação adicional em várias línguas além da apresentação dos gráficos do ruído e da eficiência
desta GS 800.

Abrindo a caixa, contamos com os já habituais cabo de alimentação, manual de instruções e parafusos necessários à instalação da fonte na nossa caixa.

Especificações

Em Detalhe
Relativamente ao modelo anterior, esta GS 800 dá a sensação de ter visto as suas arestas “limadas” sendo que perdeu o formato mais rectilíneo e passou a ser mais arredondada.

Este factor pode ser apenas uma questão de estética mas, durante o processo de instalação, tudo o que tenha esquinas vivas é sempre mais complicado de “encaixar” portanto, o facto deste novo modelo ser assim pode, de facto, ter algumas vantagens face ao anterior modelo. Mantendo o mesmo esquema de cores, mesmo com os LEDs ligados, esta fonte continua a demonstrar uma qualidade de construção de excelência com especial atenção ao material utilizado para maior resistência e durabilidade.

Mantendo o mesmo grau de eficiência e mantendo o 80Plus Bronze, esta é uma fonte com uma eficiência acima da média e, apesar de já termos testado material com valores mais elevados nesta categoria, não nos podemos esquecer que se trata de uma fonte direccionada para o mundo gaming e que, ao apostar numa eficiência mais elevada iria sem dúvida alguma encarecer o produto de tal forma que deixaria de ser uma das fontes mais procuradas do mercado.

Nesse aspecto, a marca decidiu optar pelo restyling mais distinto, mantendo a eficiência e logo, o valor competitivo que quase sempre foram capazes de garantir numa fonte que é conhecida pela fiabilidade e durabilidade.

Como era de esperar, os LEDs da fan desta GS 800 também podem variar a sua cor, tal como acontecia no modelo anterior. Através de um botão junto do POWER podemos escolher entre o branco, o vermelho e o azul que poderão influenciar o ambiente dentro da nossa caixa ou mesmo, se tivermos uma lateral em acrílico, afectar o ambiente exterior com uma forte luz de uma cor a condizer. Todos sabemos o quão importante é hoje em dia manter uma harmonia entre todo o hardware do nosso sistema e ter ao dispor uma máquina agradável a quem vê.

Esta não é uma fonte modular. Tal como já referimos, um dos pontos fortes deste modelo da Corsair é a competitividade no mercado pelo seu valor atractivo face à qualidade que oferece. Sendo modular, este modelo perderia essa vantagem e, mesmo ganhando a óptima possibilidade de ser modular e nos dar a ganhar uma maior arrumação e organização, acabava por ser um investimento muito elevado e muitos dos gamers iriam decerto escolher uma fonte não modular mais em conta. Esperamos a altura em que esta tecnologia baixe de preço e possa estar ao alcance de todos pois é inegavelmente uma mais valia em todos os aspectos.

Testes
Estamos conscientes das nossas limitações em termos de testes a fontes de alimentação. Para testes realmente precisos e rigorosos são necessários equipamentos especializados de que, de momento, ainda não dispomos. As medições utilizando o multímetro são irrelevantes para tirar conclusões acerca da qualidade de uma fonte de alimentação. O que, por outro lado, podemos testar é o ruído que esta fonte faz enquanto o sistema se encontra em idle e em full.

Sendo assim, quando em full, esta fonte produziu valores entre 23 a 25dB deixando os valores máximos (em full) a roçar os 30 dB o que não é nada mau para uma fonte que em nada se enquadra num sistema silencioso.

Conclusão
Quanto a nós, a gaming series da Corsair continua, agora com um restyling mais inovador e actual, a ser uma escolha de peso para quem quer montar um sistema fiável e de qualidade, que não se importa com a falta da tecnologia modular e pretende um equilíbrio entre os consumos, o ruído e a performance no seu sistema gaming. Mantendo o sucesso do modelo que veio substituir, esta GS800 merece sem qualquer dúvida estar num lote de possíveis aquisições na hora de se efectuar o investimento.

Com a vantagem de podermos trocar a cor do LED da FAN desta fonte, conseguimos criar um sistema mais ao nosso estilo e, para quem possui uma caixa com lateral em acrílico, temos a certeza de que esta GS800 vai sem dúvida fazer furor de dentro para fora!

Despeço-me, como sempre, agradecendo à Corsair por nos ter cedido a fonte acerca da qual foi escrito este artigo.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos