Home Hardware Dissipadores CoolIT ECO A.L.C.

Introdução

Já faz algum tempo que não testávamos material da CoolIT aqui no site, não porque não quiséssemos, mas sim porque ainda não tínhamos encontrado o produto certo.

Tem havido um crescente interesse em melhorar o arrefecimento dos componentes do computador, tanto por parte dos vendedores, como pelos próprios utilizadores, isto tudo para aumentar a longevidade dos mesmos, ou então puxar mais uns MHz.

De arrefecimento a ar já nós vimos muito por aqui, mas desta vez irei analisar um sistema de arrefecimento a água, em circuito fechado, pré-montado e sem manutenção da CoolIT, o modelo ECO A.L.C.

Este tipo de sistemas sem manutenção e de montagem simples, trazem até aos utilizadores menos experientes, ou interessados num sistema de baixo custo/manutenção, o famoso “watercooling”.

Pode-se considerar a CoolIT como uma pioneira neste tipo de sistemas de arrefecimento a água, como tal, e com a concorrência que já há neste mercado, espera-se que este sistema seja uma boa aposta.

Ficam aqui as especificações segundo o fabricante:

CoolIT CPU FHE (Fluid Heat Exchanger)
Copper Micro-Channel

Universal Retention System
Out of the box support provided
for Intel 775, 1156, 1366 and
AMD AM2, AM2+, AM3 sockets.

CoolIT Proprietary Pump
Quiet, compact, long life CFF1 pump
Ceramic bearing
Life Cycle: 50,000 Hours MTTF

CoolIT Coolant
CoolIT Systems low toxicity with anticorrosion/
anti fungal additives

CoolIT Radiator
Custom engineered for low noise high heat dissipation

CoolIT Fan
High reliability, Quiet 12V
Speed: 1800 RPM MAX

CoolIT CPU Thermal Grease
CoolIT Systems Pro A.T.C.
(Advanced Thermal Compound)

CoolIT 2 Year Manufacturer Warranty

Como podemos ver é uma sistema com bastante compatibilidade, desde Intel até AMD, desenhado para ser eficiente, fiável e de baixo custo.

Vamos lá ver se a CoolIT não meteu água neste modelo.

Vista Geral

A caixa em que o dissipador vem embalado é bastante sóbria, sem grandes decorações, onde a CoolIT optou por colocar esquemas do dissipador, bem como bastante informação sobre o mesmo. Visto que estamos a lidar com um dissipador a água, aqui a protecção no empacotamento toma outras dimensões, isto pelo facto de que um tubo solto, pode originar fugas de líquido de refrigeração. Nesta matéria, não há nada a apontar, dado que o dissipador vem bastante bem protegido das quedas, e dos bruscos movimentos no transporte.

Ao abrirmos a caixa, deparamo-nos com bastantes acessórios, bem como com o dissipador em si. Aqui, para quem nunca teve um sistema de arrefecimento a água, é que as coisas começam a ser interessantes.

Coolit eco alc-7519

Além do dissipador, podemos ver o excelente e muito detalhado manual, os três backplates em plástico, vários parafusos, e os suportes para adaptar o dissipador aos vários sockets. Quando vi pela primeira vez os backplates em plástico fiquei um pouco receptivo, mas como isto não é um dissipador de meio quilo que estará fixo à motherboard, não será necessária grande resistência.

Plástico fora, e podemos apreciar o dissipador no seu total esplendor:

coolit eco alc

Em primeiro plano temos a ventoinha de 120mm acoplada ao radiador, também ele de 120mm. O bloco de cobre que irá se montado em cima do CPU é todo ele em cobre,  e possui a bomba de água mesmo por cima. A alimentação da ventoinha está separada da da bomba, isto porque a ventoinha pode ser controlada por PWM, e a bomba precisa de funcionar à sua potência máxima. Como tal não haveria aqui hipótese de combinar a alimentação no mesmo cabo.

Coolit eco alc

Ao contrário dos habituais sistemas de arrefecimento a água, e por motivos de maior robustez, os tubos deste sistema não sendo dos mais maleaveis, permitem alguma margem de manobra para uma mais fácil montagem do dissipador.

Na fotografia acima podemos ver a cobertura de plástico que protege a bomba de água do exterior, bem como parte do sistema de encaixe deste dissipador.

Ao contrário dos sistemas dos habituais sistemas de arrefecimento a água, os conectores são feitos de plástico, não permitindo que os tubos sejam desapertados para ou trocar o liquido, ou para outro tipo de modding, como trocar os tubos ou mesmo o radiador.

A base, apesar de lisa, não é polida, e permite a visualização dos parafusos de aperto do bloco de água. Este dissipador vem com pasta térmica pré-aplicada da própria CoolIT, a PRO A.T.C. Os dois tubos que estão ligados ao bloco do CPU, podem ser rodados cerca de 90º para melhor ajuste na montagem, e para permitir alguma manobra.

Um dos quatro parafusos que liga o bloco ao backplate, pode ser ajustado dependendo da socket do sistema. Para tal basta puxar a extremidade do parafuso e empurrar ora para fora da do centro (da base) para 1366 ou mais para junto da base para o 775.

Instalação: Breves considerações

A instalação é extremamente fácil de realizar, pois basta escolher qual o backplate adequado ao nosso socket, coloca-lo na motherboard, e depois aplicar a pasta (para quem não gosta de pastas pré-aplicadas). De seguida montasse o bloco e apertam-se os quatro parafusos em cruz, como é habitual.

Na imagem mais acima vemos este dissipador já montado numa motherboard 775, só para efeitos de demonstração. O aspecto de depois de montado, é bastante arrumado, e liberta bastante espaço à volta, não interferindo nem em dissipadores de memórias RAM, nem em dissipadores dos reguladores de tensão.

Colocada a ventoinha no radiador, na posição de extracção do ar, chegou-se à altura de testar a performance deste sistema de arrefecimento a água!

Testes & Resultados:

Como é hábito aqui no Lilireviews, costumamos reunir diferentes sistemas para testar os dissipadores, contudo neste em questão não nos foi possível.  O sistema a ser usado em testes é o baseado na socket LGA 775, sistema esse que já serviu de base para muitos outros testes, o que nos permitirá efectuar algumas comparações interessantes.

O processo de testes é sempre o mesmo. Cerca de 23º de temperatura ambiente, e o programa OCCT 3.1.0 no teste CPU Linpack para maior dissipação de calor. O OCCT corre durante 20 minutos, onde os últimos 5 minutos são em com o sistema em IDLE de onde se irão retirar os valores de IDLE para os gráficos.

A ventoinha durante o teste foi colocada a 100%, para obter a maior performance, não obstante do facto de que é quando é mais ruidosa.

Todos os valores dos gráficos são em graus centígrados.

Sistema de testes LGA 775:

Motherboard: DFI Lanparty LT X48 com ICH9R
Processador: Intel C2D 6400 a 2800MHz com 1.4v de vCore
Memórias: GSkill HK 6400 CL 4-4-4-12
Fonte de Alimentação: Corsair TX 650W

Os resultados, em comparação com o concorrentes, não são nada de incrível. Com um preço superior ao Xigmatek Balder, cerca de 25€ mais caro, esta solução da CoolIT não apresentou uma performance superior à dos dissipadores a ar que aqui testamos. Outro facto a destacar é que a ventoinha encontrava-se na sua rotação máxima, o que se revelou algo quase insuportável, por causa do ruído produzido, em que grande parte resultava da passagem do ar pelo extremamente denso radiador.

Dado que o radiador é bastante fino e denso, duas ventoinhas idênticas a fazer o “push-pull”, deverá de melhorar os resultados, contudo não foi possível testar este método por limitações técnicas.

Conclusão

Apesar de ser das poucas soluções do género no mercado, a CoolIT não nos conseguiu surpreender com a performance. A sua alta compatibilidade com os vários sockets, a sua extremamente fácil montagem fazem com que a balança se mantenha mais equilibrada, mas a sua performance, pelo menos com a ventoinha de origem, não abonam muito a seu favor. Talvez com um radiador menos denso, mas com maior largura, e com duas ventoinhas, a CoolIT consiga tornar este produto bastante mais atractivo a nível da performance.

Como podemos ver pela imagem acima, este sistema dá um outro aspecto ao interior do PC, mais e organizado e com maior área livre.

Espero voltar a testar sistemas deste género, pois para além de bastante interessantes, trazem inovação ao mercado do arrefecimento, para além do facto de serem uma boa base para evolução.

Esperemos que a CoolIT continue a trabalhar nestes sistemas e se mantenha a par da concorrência.

0 Comentários a este artigo
  1. No outro dia era para perguntar se podiam fazer um guia sobre refrigeração a água. Mas depois aparecem estes sistemas e já nem é preciso estar a inventar.

    O computador fica logo com outro ar! Concordo com a conclusão

  2. Este sistema de arrefecimento nao me atrai muito realmente. A nivel de espaço que ocupa nao esta nada mau, ate pelo contrario, achei o muito simples de montar e fica com bastante espaço mas a sua performance nao parece la muito boa e como foi dito, com a ventoinha no maximo e ainda por cima fazia mt barulho…
    Mas muito boa review 🙂 parabens
    E ja agora, Marco, podes me dizer como posso ver a temperatura do meu pc ou é complicado ou se é preciso algo… Se me puderes explicar agradecia. 😀

  3. Há varios softwares que te dão essa informação. Tens por exemplo o Core Temp ou o SpeedFan.

    Se quiseres podes utilizar o mesmo programa que o Tiago utilizou na review, o OCCT. Dá jeito para saberes a variação de temperatura quando puxas a sério pelo PC. Esse programa consegue utilizar o sensor de temp da board e também o Core Temp, o SpeedFan e outros.

    Qualquer dúvida avisa!

  4. @Marco, obrigado ! Sakei o OCCT e quando abriu disse que a minha grafica nao tinha qualquer coisa e que so funcionava com uma GeForce8 ou melhor, nao precebi que tambem fechei sem kerer e dps nao precebi muito bem a utilizacao mas vi que na minha grafica tem la uma opcao que diz ATI Overdrive e a temperatura anda +/- entre os 30/40 ºC e o fan speed a 28%, isso é bom ? :O

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos