Home Periféricos Cooler Master Storm Sentinel Advance II & Speed-RX M

Introdução

A Cooler Master tem atacado o mercado em força, desde caixas de PC a toda uma renovada vasta gama de periféricos para gaming, que ostentam a sigla Storm. Teclados e ratos são os mais procurados e a marca não tem deixado isso ao acaso.

Esta renovada gama tem tido direito a produtos de topo, com as melhores tecnologias do mercado, teclados mecânicos com baixos tempos de resposta, ratos com sensores de elevada performance e muito mais.

O LILIREVIEWS pôde testar o novíssimo Storm Sentinel Advance II, rato de topo para os jogadores mais exigentes, que promete excelente performance e precisão acima de tudo.

Embalagem e Conteúdo

A frente da embalagem que o resguarda é bastante aguerrida, evidenciando desde logo para que finalidade este periférico é desenhado e as chamas dão sempre um toque agressivo. Em grande destaque está presente o modelo do rato e o tipo de sensor que o equipa.

Ainda antes de abrir a totalidade da embalagem, é possível descolar uma parte frontal e ter acesso visual ao rato propriamente dito e a algumas informações mais detalhadas.

Na traseira, não existe qualquer imagem do rato, apenas as especificações mais importantes. Ao ler fica-se logo com a ideia geral do produto, visto ter dados bastante completos.

O Sentinel Advance II vem acompanhado de 5 pequenos pesos circulares de 4.5g cada para melhor ajuste a cada jogador. Vem ainda acompanhado de um conjunto completo de skates suplentes, para substituir quando os atuais estiverem a perder a sua eficácia.

Em Detalhe

Este Cooler Master é um rato encorpado, de dimensões relativamente grandes e apenas destinado a destros. Molda-se muito bem à mão, mas é mais indicado para pessoas que gostem de pousar toda a mão pelo rato, ou seja, palm grip.

Como não podia deixar de ser num rato de topo, o conector USB é banhado a ouro para máxima condutividade e o cabo é todo ele sleevado para melhorar a durabilidade.

Os botões têm um toque seco, mas firme, sendo preciso ainda alguma força de atuação para o click surtir efeito. Isto pode ser visto como uma coisa negativa ou positiva, dependendo do gosto e habituação de cada um.

O chassis é construído em plástico, mas a qualidade está presente. Aqui não há plásticos de qualidade duvidosa e isso é evidente logo pelo toque. Os acabamentos são perfeitos e a zona do meio com plástico glossy perfurado dá um toque especial ao rato.

Na lateral esquerda existem dois botões, que podem ser usados para diversas funções, tanto em gaming como a trabalhar ou navegar na internet. Os botões são de fácil alcance pelo polegar e de dimensões generosas para não se falhar o contacto.

Tal como os botões usualmente designados por click direito e esquerdo, estes também necessitam de alguma pressão, mas neste caso até é uma coisa positiva, dado que pode evitar ativações acidentais a meio de um jogo mais intenso.

Seria muito bem vindo nas laterais, ou pelo menos na esquerda, abaixo dos botões, um plástico mais rugoso ou até borracha, para melhorar a aderência do polegar. Com o suor das mãos, principalmente no verão, há a tendência de escorregar mais, caso seja uma superfície muito lisa.

O botão de scroll é bom, firme, com atrito na medida certa e uma borda exterior mais macia em borracha com vista a melhorar o conforto e tração com os dedos.

Os botões para aumentar e diminuir os DPIs estão bem posicionados para rápido acesso, logo abaixo do scroll. Só o botão para alternar entre perfis, que fica situado logo acima do scroll, é que poderia estar em melhor posição. Mas, como acaba por ser um botão que a maior parte das pessoas usa muito esporadicamente, a situação não é de todo de grande importância.

O sensor laser utilizado pelo Storm Sentinel Advance II é o topo de gama da Avago, o ADNS-9800. Dispensa apresentações, sendo um dos melhores sensores laser do mercado da atualidade. A precisão é soberba, sendo capaz de 8200dpi.

O rato permite uma personalização a nível de peso, para se ajustar a cada tipo de jogador. Existem 5 pesos de 4.5g cada, que podem ser removidos ou colocados mediante o gosto. Não são necessários acessórios para os remover, basta retirar a tampa que os cobre.

Como se não bastassem todas estas boas características, a Cooler Master decidiu brindar este modelo com um pequeno ecrã OLED que apresenta algumas informações, nomeadamente o nível de DPIs e perfis selecionados. A iluminação LED também está disponível em várias cores, podendo ser personalizada a gosto.

Especificações

  • 200 – 8200 DPI tracking resolution
  • 128 KB Sentinel-X TM Memory for profiles and macros
  • On the fly DPI adjustments (+/- 200 DPI)
  • As little as 1.5 mm lift-off distance
  • Up to 150 IPS – 3.8 m/s
  • 125 Hz – 1000 Hz USB rate fine-tuning
  • 5 profiles with 4 DPI setting each
  • 8 programmable buttons
  • 9 virtual buttons via button combinations
  • Right-hand Ergonomic Design
  • Customizable OLED logo
  • Customizable multi color LED light system
  • 5 x 4.5g weight fine-tuning system

Software

O Sentinel Advance II não vem acompanhado do software, sendo necessário ir à página oficial da marca. Podem fazer o download da suite clicando aqui.

O software é fabuloso, extremamente completo e intuitivo. Ao inicio pode parecer algo confuso, mas tal não se verifica depois de o começarmos a usar.

Este é o menu principal, onde temos acesso às vários configurações de DPIs, atribuição dos botões, sensibilidade do Windows, velocidade do duplo click, tempo de resposta, entre outros. Uma particularidade muito boa é o facto de se poder ter definidos 4 níveis de sensibilidade para cada perfil, ou seja, não é necessário um perfil de cada vez que quisermos alterar valores, sem perder os anteriores.

Neste ecrã, é possível alterar toda a palete de cores das LEDs do rato, incluindo o modo como funcionam, se sempre ligadas, intermitentes ou até mesmo desligar por completo toda a iluminação. Permite ainda criar um logo personalizado para ser apresentado no ecrã OLED do rato.

Aqui, é nos dada a possibilidade de criar várias combinações de comandos, tudo de forma intuitiva. Cabe a cada pessoa fazer as combinações de botões que mais lhe dê jeito. Isto pode ser visto como uma espécie de atalho para várias ordens ou ações durante um jogo.

Também há a hipótese de gravação de macros, tudo de forma rápida e simples. Muita gente não deve utilizar esta feature, mas é isto que distingue os ratos de topo dos demais.

Igualmente na possibilidade de criar scripts, a maioria dos jogadores não usam, mas com este rato nada é deixado ao acaso e a Cooler Master quis oferece um produto o mais completo possível.

Nesta área, temos acesso a todos os perfis, macros e scripts criados, assim como importar e exportar novos. Os perfis podem ser guardados na memória interna de 128KB do rato e assim estar sempre pronto a usar em qualquer computador, com as definições que mais gostam.

Não podia faltar uma página dedicada ao suporte do produto, caso um dia tenham alguma dúvida ou problema relacionado como rato.

Tapete Speed-RX M

O tapete é o Speed-RX M, mede 32cm x 27cm e é construído por nano fibras sintéticas, tornando-o muito polivalente, tanto para sensores a laser como ópticos. Ao toque é muito macio, mole e tem 5mm de espessura, evitando assim, alguma fadiga com o passar das horas.

O tapete permite um bom deslize do rato e tracking do sensor laser. Este tipo de tapetes em nano fibra são mais indicados para quem dá primazia ao controlo, mas revela-se também muito bom para movimentos rápidos em conjunto com os skates do Sentinel Advance II.

Conclusão

Antes de sequer se passar à análise já se adivinhava a enorme qualidade do produto, tendo em conta o sensor e todas as características que possui. É um rato muito robusto, com plásticos de qualidade e cabo revestido, o que deixa adivinhar enorme durabilidade.

A nível de funcionamento não há muito a dizer, porta-se maravilhosamente bem. O sensor é sobejamente conhecido pela sua elevada performance e precisão, precisão essa que, foi constatada em jogo, mais concretamente no exigente Battlefield 3. A passagem on-the-fly pelos vários níveis de DPIs faz-se de forma suave, se bem que, qualquer coisa acima de 3000dpi começa a ser demasiado exagerado, tal a sensibilidade ao movimento.

Onde estes elevados níveis de DPIs fazem sentido, é na utilização de 3 ou mais monitores de grandes dimensões no sistema, onde se tem de mover o cursor por uma grande área de trabalho.

O tapete é uma boa combinação ao rato, e embora este tipo de material com que é fabricado seja mais indicado para sensores ópticos, portou-se muito bem com o Sentinel Advance II. O rato desliza sem grande atrito, permite bom controlo e não foi notado qualquer problema com o tracking do sensor ao longo de toda a superfície.

Peca por ter os botões algo duros, sendo preciso ainda alguma força para os ativar. No entanto, compreende-se que isto não seja propriamente um ponto negativo, mas mais uma questão ao que as pessoas estão habituadas.

O botão que permite alternar entre os perfis também poderia estar melhor localizado, mas mais uma vez, não considero como um ponto crítico, visto ser um botão que é raramente utilizado pela maioria. Ou seja, tudo o que este rato possa ter de menos bom, acaba por ter pouca relevância na prática, não afetando negativamente o funcionamento nem a experiência de utilização.

Por fim, resta dizer que estamos perante um produto de excecional qualidade, o que já vem sendo hábito na Cooler Master. É um rato de topo, com sensor e características também de topo, fazendo deste Sentinel Advance II uma escolha segura e o companheiro ideal para as longas jornadas de jogo.

O preço do rato ronda em média os 60€, o que é perfeitamente justificável tendo em conta o que oferece. Se formos a ser justos, este rato até poderia ser considerado barato, ao olharmos para outras marcas, que oferecem produtos inferiores a preços não muito diferentes.

Em suma, se procuram um excelente rato, que além de boas características, funciona realmente bem na prática, este Cooler Master não vos vai desiludir. No entanto, é importante frisar que este tipo de periféricos são muito pessoais, cada  um de nós tem mãos diferentes e maneiras diferentes de pegar no rato, por isso, antes de qualquer compra, experimentar, ou pelo menos ter o rato na mão, é altamente recomendado.

Resta deixar um agradecimento à Cooler Master pela disponibilidade em facultar o equipamento sujeito a análise.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos