Home Hardware Caixas CoolerMaster Silencio 550

Um pouco de história

A Cooler Master é uma marca muito conhecida pelas suas caixas, fontes de alimentação, dissipadores e tantos outros produtos. Sediada em Taiwan desde 1992, a Cooler Master também é a solução OEM de dissipadores para muitas daquelas marcas que vemos todos os dias tais como a NVIDIA, a AMD e a EVGA.

Introdução

A gama Silent Series da Cooler Master iniciou-se com o modelo Sileo 500 e foi gradualmente evoluindo passando pela versão 510, altura em que então a CM criou as caixas Silencio onde foram lançados os modelos Silencio 450 e Silencio 550 (Micro ATX), modelo este que vai ser analisado nesta review.

Especificações

Cor: Preto
Material: Corpo de ferro e frente em plástico
Dimensões: 210 x 451.5 x 505.0 mm
Peso: 9.2 kg
Tipo: Micro – ATX / ATX
5.25″ Drive Bay: 3 (incluindo a x-Slot para external SATA)
3.5″ Drive Bay: 7
2.5″/3.5″- SATA HDD Drive Bay: 2 (convertidos a partir das drives de 3.5’’)
Painel I/O: USB 3.0 x 1, USB 2.0 x 1, , Audio x 1, Mic x 1, High Speed SD card reader,
Slots de expansão: 7

Sistema de refrigeração:
Frontal (intake):120mm x 1 – 800rpm silent fan pré-instalada (possibilidade adicionar outra fan de 120mm ou apenas uma de 140mm)
Traseira:120mm x 1 – 800rpm silent fan pré-instalada
Fonte de alimentação: Standard ATX PS2 (opcional)

Compatibilidade máxima:
Comprimento máximo da placa gráfica: 281mm (com a jaula de discos) ou 427mm (removendo a jaula de discos e fan de 120 x 25mm)
Altura máxima do dissipador do CPU:154mm

Visualização da caixa em 3D

Análise

Esta caixa é composta de tons escuros e linhas rectas, fazendo com que esta se encaixe em qualquer cenário SOHO. Apesar de old fashion a porta frontal concede-lhe um toque refinado, sendo a esta composta por um preto espelhado com um excelente acabamento de pintura.

Nesta caixa existem três pontos fundamentais para o isolamento de som, nomeadamente, a porta frontal e as duas laterais que dispõem de um revestimento esponjoso para o efeito.

Na frente encontramos atrás do filtro duas ventoinhas stock de 120mm para air intake. No que diz respeito a filtros, encontramos dois sendo ambos amovíveis para limpeza. Um filtro situado na frente da caixa:

E outro filtro situado na parte inferior da caixa onde se pode instalar uma ventoinha de 120mm (não incluída). Ainda na base temos 4 pés anti vibração.

No topo frontal da caixa dispomos de conectividade através de duas entradas usb, sendo uma usb 3.0 e outra usb 2.0. Temos ainda duas ligações jack 3,5mm para saída e entrada de audio assim como uma muito útil ranhura built-in para leitura de cartões SD. Neste painel ainda existe um botão de on/off (com led azul embutido), um botão para reset e um led indicador de actividade de HDD.

Na traseira da caixa dispomos de 3 aberturas para tubagens de sistemas de water cooling externo, uma ventoinha de 120mm (stock), 7 slots de expansão e as habituais aberturas para o painel de i/o da motherboard e fonte de alimentação.

No interior da caixa dispomos 3 baías de 5,25”, sendo uma delas usada por definição para x-Slot para external SATA que vem instalado de origem. O sistema de aplicação das drives de 5,25” é tool free existindo para tal um mecanismo de tranca para as drives de simples posição lock e posição open.

Encontramos também no interior da Silencio 550 duas disk cages para HDDs de 3,5”, uma delas amovível que dispõem de 4 slots e uma estática com 3 slots. Este sistema permite ganhar espaço para colocar placas gráficas de maior dimensão (até 427mm) e também um melhor airflow para o sistema.

Ligação interna para x-Slot para external SATA

Para facilitar a colocação a das drives de 3,5” existe um sistema de carris que se aplica nas respectivas drives para uma melhor acomodação das mesmas, no entanto é de lamentar que apenas venham duas unidades deste sistema uma vez que a caixa dispõem de 7 slots de 3,5” ficando assim 5 slots sem o respectivo sistema.

O interior da caixa é bastante bem acabado de cor preta, dispondo de bastantes aberturas para a passagem e arrumação de cablagem

Na lateral direita da caixa verifica-se uma boa construção geral, de realçar o espaço bem dimensionado que existe para arrumação dos cabos de todo o sistema.

Ainda nesta lateral podemos encontrar uma abertura na zona do processador que facilita a montagem e desmontagem de suportes para sistemas de arrefecimento do processador, não sendo assim necessária a desmontagem da motherboard para uma manutenção ou alteração no sistema.

Para finalizar esta análise nada melhor do que deixar uma imagem de um sistema montado nesta caixa, para que possam visualizar as proporções da mesma:

A instalação do material não foi uma tarefa muito fácil, especialmente na quando se precisa de um espaço extra entre as mãos  e a caixa de forma a montar alguns componentes como foi o caso do sistema de refrigeração e fonte. Mas no global até foi uma montagem bastante smoth. Nota bastante positiva para esta caixa da Cooler Master!

Prós

Preço
Peso
Acabamentos

Contras 

Caixa não tão silenciosa como se esperava
Falta de alguns acessórios (HDD trays)
Aquecimento excessivo

Silencio 550 – site oficial da Cooler Master

0 Comentários a este artigo
  1. Obrigado Filipe e Marco.

    Marco tens toda a razão devia ter referido o facto de aquecer demais com este sistema que não é de todo um sistema SOHO para fazer uns excels e ir à net =)

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos