Home Hardware Dissipadores Cooler Master Hyper TX3 EVO

Uma das peças que mais testamos aqui no LILIREVIEWS são dissipadores de CPU. Existe uma escolha imensa destes, embora a maior parte se dedique a sistemas de gama média ou alta, deixando assim o segmento mais baixo com menos escolhas. Portanto este Cooler Master Hyper TX3 EVO é bem vindo o LILIREVIEWS, já que parece ter o que é preciso para se tornar uma excelente opção para quem procura um dissipador com boa relação preço/performance em gamas baixas.

Como podem já ter reparado o nome deste dissipador inclui a sigla EVO, de evolution. A Cooler Master decidiu recentemente fazer um upgrade aos seus dissipadores, e á semelhança do que aconteceu com o Cooler Master Hyper 212+ que deu lugar ao Hyper 212 EVO, também o Hyper TX3 deu lugar ao Hyper TX3 EVO, tendo a Cooler Master optado por uma ventoinha que consegue atingir rotações mais baixas, e portanto menos ruidosa, e foi ainda aumentada a lista de compatibilidade para sockets LGA1366.

À semelhança do seu irmão mais velho, o Hyper TX3 EVO foi construído de maneira a que os seus 3 tubos de cobre de 6 mm façam um contacto direto com a base, com alguma separação entre eles.

Embalagem e Conteúdo

A caixa apresenta um desenho bastante simples e organizado. A cor de fundo branca e as informações devidamente distribuídas dão um aspeto distinto à caixa, e numa das laterais e traseira temos uma descrição bastante completa do que estamos a comprar.

No interior podemos ver que os acessórios de montagem foram devidamente separados do dissipador, havendo uma caixa dedicada para estes.

No interior temos:

  • 8 parafusos e 4 suportes em ferro que fixam o dissipador à board
  • Uma alavanca e sistema de retenção metálicos, apenas usados em sistemas AMD
  • 4 parafusos e 2 suportes plásticos para fixar uma ventoinha extra
  • Tubo de pasta térmica suficiente para várias aplicações.
  • Manuais com instruções de montagem em várias línguas, não existindo Português

A proteção do dissipador não é das melhoras, é constituída por uma parede única de espuma que protege o lado que não tem ventoinha, sendo que a face onde assenta a ventoinha está exposta.

O dissipador tem um aspeto elegante que, apesar do seu tamanho reduzido, parece ser capaz de uma performance considerável para a sua dimensão.

Com os seus 3 tubos de cobre com contacto direto na base, a Cooler Master parece querer atingir uma performance invejável no segmento de dissipadores de gama baixa.

A única ventoinha fornecida permite um controlo por PWM (Pulse Width Modulation), e é capaz de atingir entre 800 RPM e 2200 RPM, criando assim um túnel de ar entre 15.7 CFM e 43.1 CFM (Cubic Feet per Minute), isto segundo as afirmações da Cooler Master.

Para além das especificações técnicas posso dizer que a ventoinha tem um ar bastante robusto e distinto, com as suas pás em forma de S e um plástico de cor negra quase transparente.


Instalação

A instalação do Hyper TX3 é das mais simples que já vi. Para sistemas Intel é uma questão de apertar um par de parafusos para cada um dos 4 suportes que fixam o dissipador à board, recorrendo a pins de pressão. Para equipamentos AMD é ainda necessário recorrer a um sistema de retenção com uma alavanca, e mesmo aqui foi mantido o cuidado, já que foram incluídas 2 esponjas de proteção caso esta chegue a tocar em alguma peça da board.

Para fixar o dissipador à board não foi necessário remover a ventoinha para conseguir fazer pressão sobre os apliques de plásticos nem tão pouco aplicar um backplate, mais dois pontos positivos para um dissipador que é indiciado para sistemas pouco potentes, e portanto provavelmente para utilizadores pouco entendidos em montagens.

 

Performance

Apesar de um visual apelativo, o que se quer num dissipador é performance, a seguir mostramos os resultados:

Temos uma prestação pouco impressionante se tivermos em conta os resultados de outros coolers que já por aqui passaram, mas se for-mos a ver bem, este é o segundo dissipador mais barato a seguir ao Alpenföhn Civetta, e possivelmente dos mais pequenos senão o mais pequeno que já foram testados pelo LILIREVIEWS. Reparando nestes pormenores podemos dizer que o Cooler Master Hyper TX3 EVO tem uma prestação razoável para a sua gama, e sempre aliado a um silêncio invejável graças à evolução para uma ventoinha com “sleeve bearing” em relação ao seu antecessor.

 

Conclusão

A Cooler Master decidiu dar uma nova vida a vários dissipadores da sua gama baixa, numa altura que começou também a lançar dissipadores com a nova tecnologia Vapor Chamber. Esta é uma atitude importante da marca já que consegue ao mesmo tempo agradar tanto utilizadores que procuram performance acima de tudo assim como os que procura aquele dissipador exemplar em preço/qualidade.

Como demonstra-mos aqui este Cooler Master Hyper TX3 EVO é um dissipador indicado para sistemas medianos, onde provou conseguir temperaturas aceitáveis para o dia a dia num processador com algum overclock. A facilidade de montagem e o silêncio que este proporciona serão outra das características a frisar.

Temos portanto um dissipador que se caracteriza pela relação preço/qualidade.

O bom:

  • Instalação fácil
  • Suporta 2 ventoinhas
  • Silencioso
  • Grande variedade de sockets suportados

O mau:

  • Baixa Performance
  • Caixa de transporte pouco protegida

Agradeço á Cooler Master por esta unidade testada e acabo o artigo atribuindo uma pontuação de 8.5 tendo em conta o nicho de mercado ao qual este dissipador é dirigido

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos