Home Hardware Dissipadores Cooler Master Hyper 612 S

Introdução

A Cooler Master é uma marca bastante conhecida no mundo do hardware e que tem lançado no mercado excelentes produtos. Actualmente, tem uma grande variedade de produtos que abrangem vários sectores, desde o mercado dos smartphones até aos coolers para processadores tal como pode ser comprovado pelos vários produtos Cooler Master que o Lilireviews já testou.

Coolermaster Logo

Seguindo uma longa linha de coolers que a Cooler Master possui, hoje temos para teste mais um dos seus coolers da família Hyper, o Hyper 612 S. Este modelo situa-se numa patamar de topo dentro da família Hyper. Vamos então ver como se porta.

Embalagem, Conteúdo e Especificações

A embalagem do Cooler Master Hyper 612 S é bastante simples e com um design de acordo com a família Hyper, à base do branco e roxo. Na frente e na lateral direita encontramos imagens do cooler, dando ao utilizador uma primeira visualização do conteúdo.

Nas restantes faces encontram-se informações detalhadas sobre as características do cooler em si. Estas informações estão em diversas línguas, entre as quais a língua portuguesa, infelizmente, não se encontra.

A acompanhar o cooler, a Cooler Master incluiu uma parafernália de adaptadores de modo a maximizar o número de sockets onde é possível instalar este cooler. Assim, é possível utilizar este cooler com socket LGA 1366, 1156, 1155 e 775 da Intel e FM1, AM3+, AM3, AM2+ e AM2 da AMD. Adicionalmente a marca inclui também uma seringa de massa térmica, um adaptador para a ventoinha e a papelada com instruções e garantias, desta vez já em português.

Estas são as características técnicas:

  • CPU Socket – LGA 1366 / 1156 / 1155 / 775; AMD FM1 / AM3+ / AM3 / AM2+ / AM2
  • Dimension – 140 x 128 x 163 mm
  • Heat Sink Material – Copper Base / 6 Heat Pipes / Aluminium Fins
  • Heat Sink Weight – 806g
  • Fan Dimension – 120 x 120 x 25 mm
  • Fan Speed – 1300 RPM (PWM) ± 10% (900 RPM with silent mode adapter)
  • Fan Airflow – 52.6 CFM ±10% (36.4 CFM @900 RPM)
  • Fan Air Pressure – 1.14 mmH2O ±10% (0.55 mmH2O @900 RPM)
  • Bearing Type – Long Life Sleeve Bearing
  • Fan Life Expectancy – 40.000 h
  • Fan Noise Level (dB-A) – 22.5 dBA (16.1 dBA @900 RPM)
  • Connector – 3-Pin
  • Fan Weight – 104g

Em Detalhe

O cooler é constituído por 47 lâminas de alumínio que está em contacto com 6 heatpipes de cobre. As duas lâminas superiores têm um feitio diferente das restantes para lhe conferir um aspecto mais arrojado.

O desenho do cooler permite a instalação de duas ventoinhas. Apesar da marca apenas incluir uma ventoinha, faz acompanhar o cooler com uns adaptadores extra para uma ventoinha adicional.

O cooler tem uma altura máxima de 140mm, o que significa que é possível instalar facilmente em qualquer caixa de dimensões normais.

A ventoinha é de 120mm, da Cooler Master e tem um funcionamento bastante silencioso mas eficaz, mesmo quando trabalha às 1300rpm.

A Cooler Master optou por não utilizar a tecnologia Heatpipe Direct Touch, que se encontra em muitos outros coolers da mesma gama, mantendo-se fiel a uma opção mais tradicional e que provou ser bastante eficiente. Assim, a base é plana e com um acabamento bastante liso que proporciona uma maior eficácia na transferência do calor. Da base do cooler partem seis heatpipes de 6mm.

Por cima da base de cobre existe um pequeno cooler que dá uma ajuda extra na dissipação do calor. Também é uma opção que temos visto noutros modelos de outras marcas, dando um pequeno impulso na dissipação do calor.

Montagem

A montagem não é muito complicada. Em primeiro lugar instalam-se os adaptadores na base do cooler, de acordo com o socket do processador.

De seguida instala-se o backplate por trás da motherboard e aperta-se com o adaptador próprio. Bastante fácil.

Após a montagem, podemos verificar que a ventoinha poderá ficar muito próxima dos dissipadores mas altos que alguns kits de memórias usam, mas na grande maioria dos casos não haverá qualquer problema.

O cooler em si não causa muitos problemas com as restantes ligações de cabos à motherboard, uma vez que há bastante espaço entre a motherboard e as lâminas de alumínio.

Testes

Realizaram-se testes com um processador Intel i5 2500K a 4.2GHz e os resultados que se obtiveram são apresentados no quadro seguinte.

[cf]graficocoolers[/cf]

Conclusão

No geral, o Hyper 612S é um cooler com um desempenho bom mas que deixa um pouco a desejar. O preço a que é comercializado quase não vale o investimento feito. Apesar da dimensão e da qualidade de construção, seria de esperar um desempenho um pouco melhor.

No entanto, em termos de ruído, este cooler é exemplar uma vez que a ventoinha realmente não se ouve. O que nos leva a crer que os resultados poderiam ser melhores com a adição de uma segunda ventoinha ou a substituição da ventoinha incluída por outra com características diferentes. Mas isso elevaria o valor do investimento e nem todos os utilizadores estariam dispostos a isso.

No fim de contas, não deixa de ser uma alternativa interessante tanto pelo aspecto como pela qualidade do cooler, mas existem opções melhores dentro do mesmo segmento e preço.

Resta-nos agradecer à Cooler Master por nos ter cedido este exemplar.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos