Home Hardware Dissipadores Cooler Master Hyper 412 Slim

Introdução
Depois de termos apresentado o Cooler Master Hyper 412S à sensivelmente pouco tempo, eis que já se encontra à venda uma nova versão do tal dissipador. Chama-se Cooler Master Hyper 412 Slim e promete melhores performances com apenas algumas diferenças face ao seu irmão mais velho. Esta versão Slim difere do 412S em poucos, mas importantes aspectos a ter em conta, começando pelos heatpipes em cobre, tal como a superfície de contacto do dissipador. Além disso, contamos também com duas fans de 120mm em vez de apenas uma, mas desta feita, a Cooler Master optou por incluir no bundle duas fans super finas para que seja possível ao 412 Slim fazer jus ao nome.

Embalagem e Conteúdo
O Hyper 412 Slim vem acomodado numa caixa grande o suficiente para o transportar e onde na parte frontal da mesma se pode ver uma ilustração do dissipador, o logótipo da marca, o modelo e algumas das features principais deste produto da Cooler Master. De notar que, logo abaixo do modelo podemos ver também todas as plataformas compatíveis com o 412 Slim como é o caso do socket Intel LGA2011, 1366, 1156, 1155 e 775 suportando também AMD FM1, AM3+, AM3 e AM2.

É na parte traseira que se encontra muita informação acerca deste dissipador e além de todas as suas medidas, também podemos ler em várias línguas algumas especificações do 412 Slim e das fans deste.

A embalagem é feita de um cartão bastante fino, deixando toda a protecção a cabo das grossas camadas de espuma no interior desta portanto, dificilmente o 412 Slim não chegará a nós em condições. Retirado todo o interior da embalagem podemos ver que, além do Hyper 412 Slim podemos contar com todos os acessórios necessários à instalação deste dissipador em todas as plataformas já referias, uma chave para efectuarmos tal montagem, os habituais manuais de instruções, adaptadores para colocar as fans no dissipador e um pequeno tubo de pasta térmica para que tudo fique a 100% sem que tenhamos de comprar nada à parte. Além disso, podemos também contar com um adaptador que servirá para “juntar” as duas fans podendo assim ligar ambas à conectividade CPU Fan da nossa motherboard, poupando assim uma entrada que poderá ser utilizada por outra fan da nossa caixa, por exemplo.

Em detalhe
o Cooler Master 412 Slim apresenta poucas diferenças em relação ao já analisado 412S. Das poucas, os heatpipes e a superfície de contacto em cobre são as que mais saltam à vista.

Obviamente, fans montadas, a espessura destas chama à atenção por serem de tal forma finas que em vez de apenas uma, o Slim consegue albergar duas fans de 120mm que poderão ser ambas ligadas ao CPU fan da nossa motherboard, poupando assim as restantes entradas para possíveis fans da nossa caixa, por exemplo.

À semelhança do 412S, o 412 Slim é também ele bastante bem construído e a qualidade do material utilizado é excepcional, tendo em conta o valor final deste produto. Um dos defeitos apontados ao 412S foi o facto de as suas arestas não estarem limadas e terem a capacidade de nos cortar durante o processo de montagem. No Slim, esse aspecto foi melhorado e já não temos de nos preocupar com tal factor.

O 412 Slim foi também cromado e acabou por perder algum estilo com a simplicidade do tom baço que tinha logo, eis um ponto menos bom do Slim face ao 412S e, felizmente, único.

Instalação em sistemas Intel
Tal como já foi referido, o 412 Slim vem acompanhado de uma chave e um pequeno adaptador que nos permite facilmente apertar e desapertar tanto parafusos como porcas do tamanho específico utilizado pela Cooler Master.

Com acesso a essas ferramentas, basta-nos colocar a backplate e enroscar os pinos nela, para que fique mais ou menos fixo. Depois disso, está na hora de apertar as porcas no fundo da backplate de forma a fixar bem a retenção à nossa motherboard. Depois resta-nos colocar o dissipador com a respectiva pasta térmica no sítio e apertar em cruz, de forma a ser o mais eficaz possível.

Durante a instalação, destaque para o parafuso central do dissipador que é extremamente difícil de apertar e também, agora sim, ao elevado cuidado que devem ter na montagem pois podem mesmo vir a cortar-se nas lâminas do Hyper 412 Slim.

Depois de montado, é altura de encaixar-mos as duas fans de 120mm que acompanham o Cooler Master, tirando partido do adaptador que também está incluído de forma a facilitar ainda mais as coisas. Este dispositivo de encaixe é aparafusado nas fans da Cooler Master e é apenas colocado com muita facilidade no dissipador, eliminando assim qualquer necessidade para arames de retenção estranhos que, com a vibração podem soltar algum ruído não pretendido.

Testes
Claro está que, tendo em conta que o 412 Slim é um dissipador “low cost” não deveremos esperar resultados milagrosos do mesmo mas, mesmo assim, já fomos surpreendidos por resultados de produtos bastante mais baratos em relação a outros onde os resultados finais foram efectivamente melhores em vários aspectos. Passando então ao gráfico representativo das temperaturas retiradas de um sistema em IDLE e FULL.

[cf]412SLIM[/cf]

Conclusão
Se estiveram connosco e leram a análise que aqui se fez do Cooler Master 412S, compreenderão que entre estes dois dissipadores as diferenças são praticamente inexistentes mas a marca não lançou um produto apenas para aumentar o seu leque de variedade. É um facto de que, relativamente ao seu irmão mais velho, o Slim conseguiu supera-lo em alguns aspectos importantes, começando pela melhoria no polimento das arestas do alumínio do dissipador negando a possibilidade de nos cortar-mos na tentativa de montar o produto.

Além disso, o cobre dos heatpipes e da base do dissipador parece que ajudaram a baixar alguns graus na sua performance que, juntamente com as finas fans de 120mm consegue ser montado em maior parte dos “cantos”, não tendo para isso o utilizador ter de abdicar de uma das fans, tendo assim a possibilidade de tirar o máximo rendimento do seu dissipador.

Para o valor final de um produto como este, a Cooler Master oferece muita qualidade e é certamente um artigo recomendado pela equipa do LILIREVIEWS.

Despeço-me agradecendo à Cooler Master por nos ter cedido o sample para a análise.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos