Home Hardware Dissipadores Cooler Master Hyper 212 EVO

Introdução

A Cooler Master é uma referência no mercado informático e tem-se destacado da concorrência em vários produtos, nomeadamente caixas de PC, onde é uma das marcas mais pioneiras.

O fabricante tem renovado desde há algum tempo para cá, uma série de coolers a ar para processadores e o LILIREVIEWS tem feito e vai continuar a fazer a análise aos mesmos. Nesta cobertura de 7 coolers, chegou a vez do 3º exemplar, o Hyper 212 EVO.

Será que valeu a pena esta renovação, ou não traz nada de novo para a revisão anterior? Fiquem por cá para descobrir.

Embalagem a Conteúdo

A embalagem é apelativa e com todas as informações mais importantes que se devem saber, nomeadamente os tipos de socket que suporta e o modelo do cooler.

A parte traseira contém igualmente algumas informações, alongando-se mais nos detalhes, inclusive as medidas exatas do Hyper 212. Infelizmente, a língua portuguesa não está presente.

O interior é bem acomodado, dando segurança em transporte a todo o conjunto. Nele podemos encontrar todos os acessórios necessários à montagem, bem como um manual de instruções bem detalhado.

A pasta térmica não foi esquecida e até temos direito a um suporte extra para adicionar uma segunda ventoinha de 120mm opcional, para ficar em sistema push-pull.

Em Detalhe

O Cooler Master Hyper 212 EVO é bem apresentado, bem acabado e bastante leve tendo em conta as suas dimensões, pesa apenas 465g para 159mm de altura, 120mm de largura e 80mm de espessura. O seu formato é em torre, por isso, antes de comprar, tenham atenção à largura da caixa que usam.

A ventoinha que o acompanha é de boa qualidade e apelativa, não exageradamente incomodativa mesmo à velocidade máxima de 1600RPM. A ventoinha é PWM, dando assim, para definir a sua velocidade mediante a temperatura do CPU.

As alhetas de alumínio do cooler são finas e ligeiramente espaçadas, para o ar poder penetrar sem grande dificuldade. Quanto menos espaçadas, maior a resistência ao ar e melhores e mais pressão estática a ventoinha tem de ser capaz de fazer na sua rotação.

O cooler vem apetrechado com 4 tubos de cobre de 6mm de diâmetro, que se encarregará de transportar o calor gerado ao longo do dissipador de alumínio. Gostaríamos de ver os tubos prateados por uma questão estética, mas não se pode pedir tudo a um cooler de média gama.

Esta nova revisão introduziu a tecnologia CDC™ (Continuous Direct Contact), que faz com que os tubos de cobre na base do cooler não tenham qualquer espaço entre eles, tornando assim a condução do calor mais eficaz.

Além disso, todo o contato com o CPU é feito apenas pelo cobre, sistema que é usado cada vez mais pelas diversas marcas, mesmo em coolers de topo.

Montagem

Passemos então a uma parte importante, a montagem.

A parte de cima do socket da motherboard, mesmo depois da backplate montada, permanece muito livre, ficando apenas a ver-se 4 pequenos parafusos, onde depois vai encaixar o suporte de fixação. O Hyper 212 EVO permite a montagem nos mais variados sistemas do mercado, sockets 2011, 1366, 1156, 1155 e 775 da Intel e sockets FM1, AM3+, AM3, AM2+ e AM2 da AMD.

A backplate é o que dá segurança a toda a estrutura e vem pensada para não estragar nem riscar a motherboard, chegando a um ponto em que os parafusos já não apertam mais, evitando acidentes involuntários.

A montagem é muito simples e acima de tudo rápida. Como se pode ver, o suporte de fixação é em espécie de “X”, passando o seu centro pelo meio da base do cooler e as pontas nos 4 parafusos referidos anteriormente.

Toda a estrutura fica muito bem apertada, mantendo sempre um excelente contato com o CPU. Depois de tudo devidamente apertado, nada mexe, como seria de esperar.

Este Cooler Master tem também a particularidade de não interferir com memórias de alto perfil. Mesmo usando algumas Rams com dissipadores mais altos, podemos ficar descansados que ainda sobrará algum, mesmo que pouco, espaço livre.

Devido ao cooler não ser muito espesso, e compensar isso em altura, em algumas motherboards nem chega às slots de memória já com a ventoinha colocada, como se pode constatar pela imagem imediatamente acima.

Performance

Sendo o Hyper 212 EVO um cooler de média gama e pensado para minimizar custos, não podemos esperar resultados de alto nível, mas vamos ver isso já a seguir. O processador utilizado para os testes foi o atual i5 2500K da Intel com overclock para 4.2Ghz, para ver como o cooler se porta em maior stress.

[cf]graficocoolers[/cf]

De facto, o que tínhamos dito anteriormente verifica-se, este cooler não é o expoente máximo do desempenho, mas não deixa de cumprir perfeitamente a tarefa sem grande problema.

As temperaturas registadas podiam ser mais baixas e o i5 2500K até é algo fresco de natureza, mas tendo em conta que estamos perante um cooler com preço médio de 35€, não deixa de ser muito positivo.

Conclusão

A Cooler Master mais uma vez a sair-se bastante bem, tornou um cooler já de si bastante razoável, num ainda melhor. Conseguiu aliar o baixo preço a uma boa performance, tornando este Hyper 212 EVO numa escolha a ter em conta para quem quiser pagar pouco.

É capaz de controlar confortavelmente CPUs com overclock, pecando apenas no ruído da ventoinha à rotação máxima, que pode ser um pouco incomodativo para algumas pessoas mais sensíveis. Não obstante isso, estamos perante um bom produto, que mesmo não tendo performance de topo, satisfaz plenamente a maior parte das pessoas. É uma boa solução para quem tem orçamentos mais baixos.

A qualidade geral é boa, os acabamentos idem, e todo o sistema de fixação é muito bom e de fácil montagem. Até o pormenor da inclusão de umas pequenas borrachas para evitar a vibração excessiva da ventoinha não foi esquecida.

O facto de não interferir com memórias de alto perfil também é um bom bónus, sendo apenas preciso cuidado na hora da compra às dimensões da caixa que possuírem. Como é um cooler em forma de torre, é alto e por isso não caberá em caixas mais estreitas.

Se procuram um bom cooler a preço convidativo e que não vos deixará ficar mal na hora de arrefecer a sério, não deixem de espreitar e equacionar este Cooler Master Hyper 212 EVO.

Dito isto, só me resta agradecer à Cooler Master por ter disponibilizado o produto de teste.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos