Home Hardware Caixas Cooler Master HAF XM

Introdução
Todos nós somos já conhecedores e, alguns, fãs da gama High Air Flow da Cooler Master sendo que todos os modelos desta tiveram uma adesão incrível por parte dos consumidores de todo o mundo. Depois da HAF X que testámos, a HAF-X M promete oferecer tudo aquilo que a sua irmã mais velha oferece, numa versão Mid-Tower bastante mais compacta mas nem por isso menos fácil de manusear. Tal como todos já devem saber, e apesar de no segmento Mid-Tower se encontra a tão conhecida HAF 922, não conseguia oferecer a este segmento o que a HAF X está a oferecer no segmento Full-Tower e foi por isso que a marca decidiu incluir muita da tecnologia utilizada na HAF X, nesta HAF XM que, ao contrário da anterior, será capaz de caber debaixo da nossa secretária.

Embalagem e Conteúdo
A Cooler Master albergou a HAF XM numa caixa típica de cartão com as novas cores da marca. Um quadrado rosa salta à vista com as indicações “CASE” e “Enthusiastic Mid-Tower” tais como outras. Além disso, só mesmo uma imagem da caixa em si num fundo preto.

Já na parte traseira da embalagem podemos encontrar alguma informação detalhada pela marca tais como algumas das features mais importantes em várias línguas. Pouco há a dizer acerca da embalagem pois quando se fala de caixas, o sistema de transporte é praticamente sempre o mesmo podendo apenas existir alguma discrepância em relação ao transporte dos acessórios no interior da caixa em si. Quanto a esta HAF XM, vem muito bem embalada e protegida, trazendo uma caixa bem fixa à estrutura com todos os acessórios, impedindo assim que se espalhem durante a viagem.

Em detalhe
A Cooler Master HAF XM é em tudo muito parecida à Full-Tower já aqui analisada, a HAF X. Em termos estéticos é uma caixa bastante apelativa que foi adquirindo uma identidade própria ao longo dos anos e que nos dias de hoje ninguém fica indiferente quando vê uma caixa da gama High Air Flow.

A HAF XM não foge à regra e, dotada de um design bastante agressivo e militar nos transportam exactamente para onde a marca quer, para o mundo gaming. Como caixa gaming que é, a HAF XM possui também muitas especificações interessantes mas vamos foca-las mais tarde.

A HAF XM é uma Mid-Tower com corpo construído em aço e acabamentos em plástico sintético que mede 252x530x579mm e pesa cerca de 10,5 Kg. Suportando motherboards Micro ATX, ATX e E-ATX, a HAF XM tem 3 suportes para drivers 5,35” e 8 para discos de 2,5” sendo que duas delas se encontram na frontal da caixa podendo ser utilizados como hot swap.

O painel I/O é constituído por duas entradas USB 2.0, duas entradas USB 3.0, audio jacks com suporte para HD Audio e um switch para activar/desactivar o LED da fan frontal da caixa.

A refrigeração é levada a cabo por uma fan de 200mm na frontal e uma no topo da caixa, na parte traseira contamos com uma fan de 140mm, podendo ter mais uma de 200mm numa das laterais. Os discos são refrigerados por uma fan de 120mm que se encontra perto dos mesmos.

Como características especiais, esta caixa chega ao mercado com a possibilidade de facilmente procedermos à remoção da lateral utilizando um mecanismo muito semelhante ao utilizado pela marca na Cosmos II, a X-Dock que nos permite trocar periféricos SATA de 2,5” sem termos de aceder ao interior do nosso sistema.

A adição/remoção de discos SATA ou de drives ópticas sem ser necessária a utilização de qualquer ferramenta, pois todo o processo é feito através de encaixes fáceis de manusear.

Com possibilidade de albergar um radiador de até 280mm no topo, esta caixa pode também ser equipada com duas fans de 200mm no cimo da mesma para maximizar a refrigeração de todo o nosso hardware.

Além da refrigeração, esta caixa demonstra uma capacidade de arrumação excelente tendo até uma cobertura para a fonte de alimentação que, sendo amovível nos dá a capacidade de esconder maior parte dos cabos que o espaço atrás da motherboard não o consegue fazer.

Podemos também ter um SSD montado atrás da motherboard o que não deixa de ser impressionante sendo que nunca tínhamos visto tal capacidade por parte de outra caixa no mercado.

A Cooler Master HAF XM tal como a Corsair Carbide 500R já tinha apresentado, teve em conta os smartphones que hoje em dia são carregados através do nosso computador e, no topo da caixa existe mesmo um espaço especial reservado para esses dispositivos que, diga-se, tanto jeito dá, principalmente para quem gosta de utilizar a caixa do seu sistema no chão, esta pode tornar-se um acessório de arrumação bastante interessante.

A instalação de um sistema na HAF XM é, além de intuitivo e simples, bastante divertido. É com muita facilidade que encaixamos e montamos tudo na HAF XM e, derivado à quantidade de espaço que possuímos para arrumar toda a cablagem, também esse processo mais “avançado” se torna algo facilitado por uma caixa com tais características. Na verdade, pouco mais há a dizer acerca da instalação pois tudo bateu certo. Fiquem então com algumas fotos de um sistema montado na Cooler Master HAF XM.

Aqui pode ver-se claramente a vantagem da cobertura da fonte de alimentação a servir para tapar toda a extensão de cabos desnecessária, deixando assim tudo muito mais limpo e agradável à vista.

O manuseamento dos discos funciona lindamente nesta caixa, tanto quando a utilizar as entradas frontais 3,5” ou mesmo todo o sistema tool free que a Cooler Master implementou nesta HAF XM.

Conclusão
Concluir uma análise destas é extremamente fácil, tal como todo o processo de instalação nesta bela Mid-Tower. O design é muito apropriado e é algo a que já estamos habituados devido aos seus modelos anteriores, sendo que o público em foco desta caixa é o entusiasta.

A Cooler Master pensou bastante bem e conseguiu reforçar o seu segmento Mid-Tower com tal foco, algo que já não faziam desde a saída da HAF 922, há já muito tempo. Pegaram em muito no design e tecnologia da HAF X e conseguiram implementar a receita numa caixa mais pequena, portável e suportável num compartimento mais pequeno.

Esta é uma caixa que chega ao mercado certamente para lutar pelo pódio do segmento e pode vir a conseguir tal feito, dependendo do preço de lançamento, que ainda desconhecemos. O valor da HAF X era o único entrave à compra do produto portanto, esperemos que a Cooler Master nos surpreenda desta vez, com um valor a condizer com a prestação desta senhora caixa!

Despeço-me agradecendo à Cooler Master por nos ter cedido esta HAF XM para a análise que puderam ler.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos