Home Hardware Dissipadores Cooler Master Gemin II SF524

A acompanhar a análise do Cooler Master Hyper TX3 EVO feito aqui no LILIREVIEWS (e de outros que estão para vir), vamos analisar outro dos dissipadores recentemente renovados pela Cooler Master, o Cooler Master Gemin II SF524.

Este apresenta um desenho do tipo top-down, indicado para caixas mais pequenas onde a altura é um fator a ter em conta, e por outro lado consegue também partilhar o arrefecimento do processador com os módulos de RAMs já que possui uma ventoinha que empurra o ar na direção da motherboard, e que eventualmente se dissipa para os lados.

A Cooler Master pareceu optar por um misto de performance e silêncio, já que este possui 5 tubos de cobre inseridos nas lâminas, assim como um comprimento e largura consideráveis para este tipo de dissipador, e uma ventoinha de 120 mm acompanhada de um adaptador opcional que reduz as RPM para um maior silêncio.

Embalagem e conteúdo

Para o transporte do dissipador a Cooler Master decidiu usar a típica caixa de cartão, mantendo o desenho e cores que podemos observar nesta série renovada de dissipadores, o roxo e branco, que permite um destaque das várias faces e muita informação técnica corretamente organizada.

Por outro lado a falta de uma diferença notória entre o aspeto exterior das caixas dos vários modelos irá obrigar um utilizador que não conheça todos os modelos a uma análise mais cuidada na altura da compra.

No interior podemos encontrar o dissipador bem protegido com 2 barras de espuma no topo e no fundo e todas as peças necessárias à montagem juntas numa saca.

Depois de desempacotado podemos observar um dissipador com um ar imponente e maciço, com as lâminas alinhadas verticalmente e em forma de escada, e percorridas por 5 tubos de cobre de 6mm. No topo destas podemos contar com uma ventoinha de 120 mm, capaz de atingir 1300 RPM, ou 900 limitadas através de um adaptador fornecido, gerando um túnel de ar de 52.6 CFM ou 36.4 CFM.

Na base a Cooler Master optou por um acabamento espelhado em cobre sem contacto direto dos tubos.

Quanto as ferramentas de montagem podemos contar com um backplate para ajudar a suportar o peso deste dissipador, todo o material é composto por metal e temos suporte para sockets mais usados, Intel Socket: LGA 1366 / 1156 / 1155 / 775 e AMD Socket: FM1 / AM3+ / AM3 / AM2+ / AM2.

Um aspeto visual que gostei foi o facto de todo o material ter um aspeto cromado, desde o topo, lateral e fundo do dissipador, até ao backplate e peças de montagem, um detalhe que alguns podem considerar importante ou que pode fazer a diferença.

 

Instalação

Uma parte importante na compra de dissipadores por parte de utilizadores menos experientes, é o sistema de montagem, e neste campo a Cooler Master tem desempenhado um bom papel, oferecendo uma instalação adequada ao nível do dissipador por assim dizer. Na gama baixa da marca pudemos ver aqui uma montagem extremamente simples, neste Cooler Master Gemin II SF524 é necessário instalar um backplate, mas não é por isso que a tarefa de montagem se torna complicada.

Todo o material incluído inspira confiança, e recorrendo a 4 parafusos encaixados na parte de trás da board, que se estendem até a frente e se ligam ao dissipador, a Cooler Master assegura uma instalação firme. A utilização de ferramentas como uma chave de estrelas não é dispensada.

Outro fator importante e útil é o facto da pasta térmica vir incluída no kit de montagem, uma pasta partilhada por toda a gama recente da Cooler Master.

Performance

Depois de uma montagem pouco complicada seguimos para os testes à performance. Este foi o sistema usado:

  • SO: Windows 7 SP1 x64
  • Motherboard: Asus P8P67 RevB3
  • Processador: i5 2500K @ 4.2 MHz
  • Memórias: GSkill Ripjaws-X PC3-12800 1600 MHz 8GB
  • Placa gráfica: NVidia GeForce GTX 460
  • Placa de som: Asus Xonar DX
  • Disco: Western Digital 500 GB 7200 rpm
  • Fonte de alimentação: Corsair TX 750W

Na introdução salientei alguns pontos positivos neste tipo de desenho top-down, o formato compacto e o arrefecimento das RAMs e motherboard, mas na verdade nem tudo é bom. Devido ao formato do Cooler Master Gemin II SF524 os tubos de cobre, que conduzem a temperatura, são mais compridos que nos desenho em torre, e a área total coberta pelas lâminas é menor para não interferir com o espaço dos módulos da RAM. Outro ponto que achei estranho foi o facto de a ventoinha não possuir controlo por PWM, portanto esta foi mantida numa velocidade constante, nestes testes a 1300 RPM.

[cf]graficocoolers[/cf]

As temperaturas são algo esperadas, posicionando o Cooler Master Gemin II SF524 logo a seguir ao Cooler Master TX3 EVO com o processador em carga, e com bons resultados nas temperaturas em idle. Este não é portanto uma escolha acertada para utilizadores exigentes, mas sim para sistemas considerados comuns onde o overclocking não for elevado, é sem dúvida uma opção, se considerar-mos os outros pontos positivos aqui discutidos.

Conclusão

Este é o segundo dissipador, dos 7 que estão para vir, da série de revisitados e melhorados da Cooler Master. Para já foram analisados os modelos de gama baixa ou média, que parece ser onde este Cooler Master Gemin II SF524 está integrado. Este possui uma série de características que o tornam uma boa opção: um design atraente, robusto, altura reduzida, compatibilidade com RAMs de vários tamanhos, uma instalação simples o suficiente para este tipo de dissipador, e a possibilidade de instalação de uma ventoinha de 140 mm, substituindo a de 120 mm incluída que é bastante silenciosa. No entanto estes aspetos balanceiam-se com os maus, uma performance que pode deixar algo a desejar dependendo do utilizador, mas suficiente para o trabalho do dia-a-dia, e uma ventoinha sem suporte a PWM que a poderia tornar ainda mais silenciosa.

Portanto com este Cooler Master Gemin II SF524 temos uma estética agradável, uma performance suficiente e um nível de ruído que poderá agradar particularmente a donos de Media Centers ou desktops de secretária casuais.

O bom:

  • Silencioso
  • Tamanho reduzido
  • Arrefecimento da motherboard e RAMs
  • Possibilidade de instalação de ventoinha de 140 mm

O mau:

  • Performance limitada

Mais uma vez agradeço à Cooler Master por partilhar este equipamento para testes.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos