Home Hardware Dissipadores Cooler Master Gemin II M4

Introdução

Mais um cooler, mais um da Cooler Master. O LILIREVIEWS tem estado a fazer a cobertura às mais recentes revisões de que foram alvo alguns modelos de coolers para processadores desta marca de renome.

Desta vez, chega à nossa mesa da testes o Gemin II M4, que é talhado para Média Centers de sala ou para caixas mais pequenas, muito limitadas em espaço.

Tratando-se de um cooler de baixo perfil, será que isso vai afetar negativamente a performance? Fiquem para ver.

Embalagem e Conteúdo

A embalagem é sóbria, simples, com tudo o importante a saber. Existem informações sobre os sockets compatíveis e dimensões. O Gemin II M4 suporta os sockets LGA 1366, 1156, 1155 e 775 da Intel e FM1, AM3+, AM3, AM2+ e AM2 da concorrente AMD.

A parte de trás segue a mesma linha de simplicidade, com várias informações sobre o cooler, nomeadamente algumas tecnologias que contém e medidas exatas deste Gemin II M4, com e sem ventoinha.

Depois de abrir a embalagem, somos brindados com todos os componentes bem acomodados para transporte. O dissipador vem acompanhado com uma ventoinha slim de 120mm, todos os acessórios para montagem dos variados sockets, manual de instruções e também não foi esquecida a pasta térmica.

Em Detalhe

O Gemin II M4 é apelativo, bem acabado e pouco volumoso. Pesa já com ventoinha incluída 289g e sem ela, apenas 210g. As suas dimensões, como comprovamos também na prática, não excedem os 59mm de altura, ideal para espaços apertados.

A ventoinha de 120mm que faz parte do conjunto, também de baixo perfil com apenas 15mm de espessura, que é capaz de debitar até 1600RPM. A sua ligação é PWM, podendo-se regular a velocidade em conformidade com a temperatura do processador, numa faixa entre 500RPM a 1600RPM.

Não é muito ruidosa, tolerando-se bem, mesmo à sua velocidade máxima. Contudo, a partir das 1200RPM já se começa a querer fazer sentir, podendo causar algum incómodo para os mais sensíveis.

O cuidado nos acabamentos é notório, não havendo falhas, ficando apenas de fora a pintura do cobre. No entanto, visto se tratar de uma opção meramente estética, não consideramos esse aspeto como ponto negativo nem positivo.

A condução do calor pelo dissipador é encarregue por quatro tubos de cobre de 6mm cada, o normal na generalidade dos coolers a ar desta gama.

Como já vem sendo habitual, os tubos de cobre na base entram em contacto direto com o CPU, transferindo mais eficazmente o calor por todas as alhetas de alumínio.

A base não ostenta a tecnologia  CDC™ (Continuous Direct Contact) como já vimos em outros coolers da marca, mas ficamos com a certeza que todos os quatro tubos entram em contacto com o processador.

Montagem

A backplate é igual a tantas outras de coolers desta marca, é sólida, segura, dando firmeza a toda a estrutura.

É acoplada à motherboard com 4 parafusos, sendo cuidadosamente elaborada para não estragar ou riscar a motherboard. Os parafusos têm limite de aperto, de modo a evitar acidentes que poderiam resultar de apertos excessivos.

O sistema de retenção é bastante simples e intuitivo, como se pode constatar na imagem acima. Basta escolher as barras referente ao sistema (Intel ou AMD) que se possuir e aparafusar na lateral da base do cooler.

O aspeto do sistema de retenção depois de colocado é limpo, não ocupando demasiado espaço na parte de cima da motherboard. Tal como mostra a imagem, a simplicidade impera no sistema de retenção.

Contudo, este cooler tem um pequeno inconveniente. Devido à sua forma achatada para ocupar menos espaço em altura, poderá ser incompatível com algumas memórias de alto perfil, nomeadamente as versões para OC, que por norma trazem dissipadores mais altos.

Por isso, antes de uma possível compra, tenham em atenção este pormenor, para não terem na hora da montagem uma surpresa desagradável.

O Gemin II M4 depois de montado, com exceção do lado das slots de memória, deixa ainda muito espaço à volta, não interferindo com qualquer componente da motherboard, nomeadamente dissipadores.

Performance

Como dito no início desta análise, este Cooler Master é destinado a HTPCs e para sistemas montados em caixas muito limitadas em espaço. Posto isto, será de prever também algumas limitações a nível de arrefecimento.

Os valores foram obtidos num sistema Intel com um processador i5 2500K com overclock para 4.2Ghz de frequência.

[cf]graficocoolers[/cf]

Depois de analisados os resultados, não seria de esperar valores muito diferentes, visto que se trata de um cooler de baixo perfil, com uma área de dissipação muito menor do que os tradicionais coolers em torre.

É um cooler que se apresenta como uma alternativa para casos especiais e não para oferecer performance acima de tudo. No entanto, não podemos deixar de frisar que, trata-se de um produto que custa em média 33€ no mercado português e que mesmo assim, é capaz de lidar com um processador a 4.2Ghz.

Conclusão

No final, podemos dizer que o Gemin II M4 cumpre a sua tarefa e apesar de tudo não desilude. Não apresenta performance de topo, nem é para isso que se propõe, é um cooler que serve como alternativa para caixas muito limitadas em espaço.

O cooler é muito bem acabado, robusto e o sistema de retenção é muito fácil de colocar. Apenas tem o apontamento menos positivo de poder causar algum conflito com memórias de alto perfil. Temos, contudo, de salientar que, esta incompatibilidade poderá verificar-se apenas no primeiro slot de memória, os restantes três ficam livres.

Ou seja, esta situação só se tornará um problema, caso usem quatro módulos de memória, usando dois, basta fazer o dual-channel nas restantes slots.

Em suma, este Cooler Master Gemin II M4 é um cooler modesto, que não deslumbra, mas também não desilude. É capaz de lidar com processadores de alta gama, mesmo em overclock, não deixando o CPU atingir temperaturas pouco recomendadas.

Se estão a planear num futuro próximo montar um HTPC ou tenham uma caixa que não prime pelo espaço, este cooler é uma boa alternativa. É relativamente barato, não comprometendo mesmo assim, demasiado as temperaturas.

Dito isto, resta deixar um agradecimento à Cooler Master por ter disponibilizado o produto para análise.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos