Home Hardware Dissipadores Cooler Master Hyper 412S

Introdução
A Cooler Master é já conhecida pelas suas soluções de refrigeração. Depois do Cooler Master Hyper 212 EVO, do Cooler Master Gemin II SF524 e do Cooler Master Hyper TX3 EVO eis mais um dissipador de gama média e bastante acessível que poderá melhorar bastante as temperaturas do nosso processador por um custo não muito elevado, algo que cada vez mais as marcas se preocupam, sabendo que a Europa se encontra em crise e que o valor a investir em PCs acabou por diminuir drasticamente nos últimos anos.

Embalagem e Conteúdo
O 412S vem acomodado numa caixa grande o suficiente para o transportar e onde na parte frontal da mesma se pode ver uma ilustração do dissipador, o logótipo da marca, o modelo e algumas das features principais deste produto da Cooler Master. De notar que, logo abaixo do modelo podemos ver também todas as plataformas compatíveis com o 412S como é o caso do socket Intel LGA2011, 1366, 1156, 1155 e 775 suportando também AMD FM1, AM3+, AM3 e AM2.

É na parte traseira que se encontra muita informação acerca deste dissipador e além de todas as suas medidas, também podemos ler em várias línguas algumas especificações do 412S e da fan deste.

A embalagem é feita de um cartão bastante fino, deixando toda a protecção a cabo das grossas camadas de espuma no interior desta portanto, dificilmente o 412S não chegará a nós em condições. Retirado todo o interior da embalagem podemos ver que, além do 412S podemos contar com todos os acessórios necessários à instalação deste dissipador em todas as plataformas já referias, uma chave para efectuarmos tal montagem, os habituais manuais de instruções, adaptadores para colocar as fans no dissipador e um pequeno tubo de pasta térmica para que tudo fique a 100% sem que tenhamos de comprar nada à parte.

Em detalhe
O 412S é em tudo um dissipador com um look bastante standard para quem está habituado a este tipo de hardware, sendo assim e apesar de pouco haver a dizer acerca do seu design, créditos para a Cooler Master que conseguiu, de um dissipador de gama média criar uma peça bastante apelativa sendo que, por opinião pessoal, é de facto o mais apelativo de todos os Cooler Master acima referidos.

O 412S tem toda a sua estrutura construída em alumínio, incluindo a superfície de contacto com o processador. A Cooler Master decidiu imprimir o seu logótipo na parte superior do dissipador sendo que para quem utiliza caixas com side windows, a marca pode então exibir o seu nome no hardware que está montado no sistema.

Em relação ao design desde dissipador, tudo de bom já foi dito, deixando então o aspecto menos bom para o final. As finas placas de alumínio são de tal forma finas que se encontram afiadas demais, podendo, como aconteceu, cortar as mãos de quem não esteja precavido ou protegido durante a instalação do 412S. No entanto, quando o LILIREVIEWS se deslocou à CeBIT ainda este ano, descobriu que já existe uma nova versão no mercado deste mesmo dissipador que não possui esse problema.

Passando então à montagem do mesmo, explicarei onde devem ter muito cuidado se optarem por adquirir este dissipador e forem vocês mesmos a fazer a sua instalação nos vossos sistemas.

Instalação em Sistemas Intel
Tal como já foi referido, o 412S vem acompanhado de uma chave e um pequeno adaptador que nos permite facilmente apertar e desapertar tanto parafusos como porcas do tamanho específico utilizado pela Cooler Master.

Com acesso a essas ferramentas, basta-nos colocar a backplate e enroscar os pinos nela, para que fique mais ou menos fixo. Depois disso, está na hora de apertar as porcas no fundo da backplate de forma a fixar bem a retenção à nossa motherboard. Depois resta-nos colocar o dissipador com a respectiva pasta térmica no sítio e apertar em cruz, de forma a ser o mais eficaz possível.

Durante a instalação, destaque para o parafuso central do dissipador que é extremamente difícil de apertar e também, agora sim, ao elevado cuidado que devem ter na montagem pois podem mesmo vir a cortar-se nas lâminas do 412S.

Depois de montado, é altura de encaixar-mos a fan de 120mm que acompanha o Cooler Master, tirando partido do adaptador que também está incluído de forma a facilitar ainda mais as coisas. Este dispositivo de encaixe é aparafusado na fan da Cooler Master e é apenas colocado com muita facilidade no dissipador, eliminando assim qualquer necessidade para arames de retenção estranhos que, com a vibração podem soltar algum ruído não pretendido.

Testes
Claro está que, tendo em conta que o 412S é um dissipador “low cost” não deveremos esperar resultados milagrosos do mesmo mas, mesmo assim, já fomos surpreendidos por resultados de produtos bastante mais baratos em relação a outros onde os resultados finais foram efectivamente melhores em vários aspectos. Passando então ao gráfico representativo das temperaturas retiradas de um sistema em IDLE e FULL

[cf]grafico412S[/cf]

Conclusão
Tal como, de certa forma, estávamos à espera, a performance do 412S não é excelente mas fica a indicação de que, por 35€ dificilmente conseguimos comprar um dissipador com tantos extras, tão esteticamente apelativo e com fan de 120mm incluída!

Apesar da performance e admitindo que os testes levados a cabo são extremos, este Hyper 412S da Cooler Master possui um valor final para o consumidor muito reduzido e, numa altura como estas, pode mesmo acabar por vender bastantes unidades, tendo em conta que já está preparado para a nova plataforma, 2011. A fan de 120mm que acompanha o 412 S é também bastante silenciosa no máximo da sua capacidade, aumentando assim mais algum valora este produto que, a meu ver, não dá qualquer desculpa para que se tenha um dissipador stock!

Despeço-me agradecendo à Cooler Master por nos ter cedido este 412S para a análise que acabaram de ler.

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos