Home Notícias Como os Anonymous estão a fazer frente a um cartel Mexicano

Se alguma vez pensaram em utilizadores anónimos da Internet como covardes atrás de um teclado, é tempo de mudarem de opinião. De acordo com algumas noticias, os Anonymous México estão a fazer frente a uma das mais perigosas organizações de crime organizado do mundo, o cartel Mexicano Loz Zetas. Não só o grupos “hacktivista” ameaçou revelar nomes, como também começou a cumprir as ameaças.

Como tudo começou?

A campanha dos Anonymous contra o cartel parece ser uma resposta ao alegado rapto de um dos membros do grupo na cidade de Veracruz, se este vídeo publicado no Youtube à várias semanas for verdadeiro. No vídeo, é mostrado um homem usando a famosa máscara do Guy Fawkes, a tecer ameaças explícitas ao cartel: se o refém não for libertado, a voz diz que o grupo Anonymous irá anunciar nomes e envergonhar publicamente polícias, oficiais, taxistas e jornalistas que achar que estão ligados com o cartel.

Tomando ações online

Apesar da autenticidade do vídeo em si ser questionável, uma ação recente parece confirmar que o grupo Anonymous do México está de facto em guerra com o cartel. De facto, uma das tácitas preferidas dos Anonymous é alterar a pagina principal de websites, e foi exatamente isso que aconteceu ao website de um político mexicano suspeito de ligações ao cartel, de acordo com os media locais. Este é o aspeto da pagina:

"Es Zeta", traduzindo "É Zeta"

Uma ação corajosa e perigosa

Como podem imaginar, fazer um frente-a-frente a um cartel é tão arrojado como arriscado. Veracruz, em particular, vê-se rodeada de violência relacionada com a droga no decorrer dos últimos meses, espalhando o pânico pela população.

Numa visão mais geral, o México é um dos países mais perigosos no mundo para jornalistas e bloggers. Como mencionado neste post “Como a política de nome do Facebook silenciou um blogger nas Honduras”, os narcotraficantes começaram a fazer cada vez alvos de bloggers e utilizadores do Twitter que usavam a Internet para denunciar crimes.

Se se confirmar que um membro dos Anonymous realmente foi raptado pelos Los Zetas, isto poderá ter sido uma reação do cartel no seguimento dos posts contra a organização. Se os Anonymous decidirem ir em frente com as ameaças e revelarem nomes, o cartel ira sem dúvida tentar retaliações outra vez. Por outras palavras, é bom que os “hacktivistas” tenham certeza que são anónimos como afirmam ser.

Fonte: thenextweb

0 Comentários a este artigo

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Outros Artigos